Modelos inteligentes e sustentáveis em turismo

Amigos, cheguei hoje a Luzern, na Suiça, onde participo do World Tourism Forum Lucerne 2011. O tema do evento que vai até sexta é “Sustentabilidade em Turismo: desafios, caminhos e modelos inteligentes de negócios”.

Lideranças empresariais, entidades mundiais e estudiosos participam de diversos painéis que estarei compartilhando com vocês a partir de amanhã. Vamos começar com os desafios do setor no planeta, como ter retorno financeiro e manter a preocupação ambiental?

Lembrando que sustentabilidade tem suas dimensões ambiental, social, cultural, econômica; ou seja, trata-se de entender o turismo como uma atividade que deve ser rentável para aqueles que nele investem e trabalham, para as comunidades locais e com preservação e valorização da cultural material e imaterial dos destinos. O primeiro painel será com o novo Presidente do WTTC – World Travel & Tourism Council David Scowsill.

Convido-os a acompanhar e mais, a me enviar pequenos exemplos de práticas sustentáveis em empresas e destinos brasileiros para que eu possa compartilhar no painel que participo na sexta.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on “Modelos inteligentes e sustentáveis em turismo

  1. A Minha Admiravel Sra. Jeanine,

    A distancia e desconfianca bloqueiam ajuda-la nessa exposicao, embora acompanhe, mesmo timidamente, praticas tais.

    Com tantos a rodea-la com tantas ideias, resta-me torcer para que sua missao supere as previsoes.

    Nosso Brasil precisaria muito mais, em todas as frentes, razao pela qual lhe admiro desde desafios menores.

    Bencaos do Senhor e meu respeitoso abraco,

    Marcos Estevao Vajas Hernandez
    Manchester-UK, + 44 79 7973.3380

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *