They have a Royal opportunity !

É claro que você sabe que nesta sexta vai haver um casamento real com uma previsão de 2 bilhões de pessoas assistindo! E que muitas matérias estão sendo vistas há algum tempo na mídia mundial sobre o casamento, a realeza, as histórias, o Reino Unido…

Diz um estudo que a cada 10 segundos é postada uma matéria sobre o assunto.

Bem, e como o turismo do Reino Unido está transformando o casamento numa oportunidade de promoção e visita a Londres? Com muita criatividade e novidades.

Além da visibilidade de mídia (que antecede quase 1 ano dos Jogos Londres 2012 !), muitas opções de viagem e curiosidades sobre o casamento da década.

Tour temático à pé, prêmios, recepções e festas para celebrar o “Royal Wedding”, exposições de arte inspiradas na família real, festas na rua. Pacotes especiais, peças de teatro e uma extensa agenda de eventos fazem a oportunidade real do turismo britânico.

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Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

19 thoughts on “They have a Royal opportunity !

  1. Pois é… Eles estão certos. Mas não entendo esse frisson no Brasil. Até capa da Veja!!! Por aqui podemos agendar o casamento da Sasha pra 2015… O nascimento do filho da Sandy para 2013… Quem sabe a presidenta não casa de novo? Mas para o turismo, essas notícias não renderiam muito, né? O jeito é reverenciar os britânicos… E tentarmos sermos mais criativos para gerar notícias. Atraso de obra de aeroporto já está no nível “enervante”

  2. O CASAMENTO REAL ACONTECE Y E UMA REALIDADE.
    AQUI NO BRASIL AINDA SON HAMOS COM A COPA E AS OLIMPIADAS
    QUE ESPERO SEJA UN EXITO.
    MAIS POR ENQUANTO ESTA TODO NOS PAPEIS.

    MAIS QUE FALAR E FAZER E MAIS QUE PROMETER E REALIZAR

    1. Abraham, precisamos ter objetivos claros em termos de Copa e Jogos Olímpicos sobre o que queremos para a imagem do Brasil. No Plano Aquarela 2020 deixamos de forma objetiva as etapas e metas da promoção internacional. E ainda existem outros setores importantes a se juntar a uma estratégia unificada de país!

  3. Morei em Londres 10 meses, chegando ao Brasil em fevereiro. O que vi por lá foram “Londoners” insatisfeitíssimos com a rainha e seu governo. Todo esse sensacionalismo pelo casamento é meio capa, mais feito pelos outros países e imprensa que pela própria população. Porém, como a rainha ganha dinheiro até com uma agulha ou alfinete, é claro que não ía deixar de explorar mais um casamento real de alguma forma que pudesse trazê-la mais riqueza. No dia-a-dia normal, QUASE TUDO em Londres é vendido com a bandeira e característica do país e da cidade, imagina só agora! Exploração total em busca de um só retorno: money!!
    Apesar de eu não concordar com muitas coisas que ocorrem em London, para quem morou lá sei bem o que vi e vivi, levanto o chapéu para como se faz fluir o turismo na Inglaterra.

    1. MIlena, obrigada pelo comentário. Na verdade, o que vemos é o mundo falando do Reino Unido e muitas oportunidades de turismo sendo aproveitadas!

      1. Oi Jeanine, obrigada a você. Comentei sobre outras situações, pois aproveito alguns momentos para abrir o que vi e vivi em Londres.
        Parabéns pelo seu trabalho de sempre.
        Abraços

  4. Organizacao. E a organizacao britanica com relacao a exposicao de seus principios/produtos e imbativel, eu devo admitir.
    Todos por aqui estao orgulhosos (embora nao admitam) e ansiosos para que aconteca um boom – mesmo que momentaneo – na economia e nessa hora o TURISMO e a bola da vez – nao so o turismo externo mas o interno tambem.

    Sinceramente, acho que depois da crise que o Reino Unido passou (esta passando com as mudancas economicas geridas pelo atual governo inclusive com o corte de verbas para o VisitBritain!) nao ha momento melhor para exibir o pais para o mundo e atrair mais a atencao para as Olimpiadas de 2012.

    Dessa vez acredito que o uso da bandeira temum gostinho muito especial.

    God Save the Queen!

    1. Cláudia, isso é verdade, depois da crise (ou enquanto ainda existe crise), muitas oportunidades podem ser aproveitadas, sejam políticas ou econômicas

      1. E claro Jeanine que nos temos os dois lados da moeda, mas no caso do Reino Unido, o turismo sempre foi forte…. e a partir do dia 29 de Abril ate as Olimpiadas ficara mais ainda! Isso sem contarmos o turismo de negocios por aqui! Abs e sempre admirei o seu trabalho no Turismo brasileiro.

  5. Concordo com a Cláudia e admiro e muito a maneira como o Reino Unido está lidando com este grande acontecimento por causa do qual os olhos do mundo estão voltados a eles; é um acontecimento que causa frisson sim, mesmo no Brasil, até pelo charme da ocasião… tenho certeza de que na sexta muitos vão ligar suas televisões as 5:00hs para acompanhar tudo desde o inicio e os que não puderem fazer isso ficarão grudados na internet, tenho certeza; não concordo com a Milena quando diz que o sensacionalismo é capa, até porque os britânicos sabem que lucrarão bastante com o acontecimento inclusive algum após – lembremo-nos de que os olhos do mundo estão voltados a Londres e ao Reino Unido numa época em que a maioria estão planejando suas férias na Europa… boa sacada ñão?

    1. É verdade, excelente sacada e inteligentíssimo por parte do governo britânico, mas não deixa de ser, aos meus olhos (isto é uma opnião minha, longe de mim discordar de quem pensa diferente), muito feio para nós que supervalorizamos tudo que é de fora sem darmos a devida importância ao nosso país.
      Nos últimos meses vi exatamente a falta de satisfação dos londrinos para com o governo. A capa é verdade, pois é a rainha quem quer mostrar o glamour e ganhar vantagens com isso, a população não. Eles nem se importam com tanto glamour. A maioria dos comerciantes que ganham com o turismo não são ingleses e sim os imigrantes que encontramos as pencas.
      Nestes 10 meses que estive por lá, houveram protestos e greves entre outros acontecimentos por parte da população para contra o governo. Houveram 5 greves de metrô, fato não visto por lá há anos e algo que nunca imaginei ocorrer, o que acarretou na maior aglomeração de pessoas andando nas ruas (nunca pensei em ver coisa igual em Londres, era um formigueiro), paradas de ônibus completamentes LOTADAS, consequentemente, ônibus e também os trens lotados.
      Como disse, concordo com certas idéias do governo britânico na exploração do turismo, mas há uma questão que não consigo achar correta: o ar de superioridade que foi adquerido pelos monarcas e supervalorizado pela imprensa aos paises com reis e rainhas, castelos, parlamentos e monarquias constitucionais.
      Para que a TV falar sobre isto todos os dias? Para que transmissão ao vivo? Por um acaso isto aconteceria lá fora se fosse no Brasil ou qualquer outro país presidencialista? Com certeza não. Infelizmente virou algo como uma rotina, sempre que na Inglaterra ocorre algo no mundo “real”, os holofotes se voltam para eles no mundo inteiro. Assistia jornais todos os dias em Londres e somente uma vez vi falando sobre o Brasil. As pessoas que convivi em escola, trabalho e dia a dia não sabem um “A” sobre a presidência do Brasil, eles nem sequer sabem sobre Jean Charles de Menezes, assassinado erroneamente pela polícia britânica na estação de Stockwell.
      O governo britânico só pensa em dinheiro, dinheiro e dinheiro, por isto explora tudo para conseguir arrecadar mais uma libra em seus cofres. Por maior dificuldade que tenha passado nos últimos tempos, não se percebe nada disto por lá, eles exploram tudo e ganham milhões o ano inteiro com o turismo.
      Os souveniers do casamento com a face do casal são breguíssimos, muito feio.
      Boa sacada, sim, apenas por parte deles em conseguir captar mais turistas e ganhar com tudo isto. Bobos somos nós que supervalorizamos outros mundos e esquecemos do nosso lugar.

      1. Olá Milena

        Entendo sua postura e infelizmente esta questão sobre o Brasil não ser conhecido lá fora acontece em praticamente todos os destinos e não somente na Inglaterra – e eu acho que a culpa é nossa que não sabemos nos promover e quando o fazamos é de forma negativa na grande maioria das vezes (por ex filmes que sempre exploram a violência, as misérias, a prostituição,etc…);
        Eu sei que no dia a dia a população local nem dá tanta importância assim à monarquia mas num evento como este isto muda porque querendo ou não o país deles está em evidência e isto infla o orgulho nacional (mais ou menos como acontece com nosso carnaval – mesmo que a gente nãoligue tanto assim temos o orgulho no peito de fa-zermos uma fetsa tão grandiosa e com tanta repercussão mundial e quem se lembra nestes dias das enchentes/fome/pobreza/ônibus lotados/etc…?)
        Neste aspecto temos muito o que aprender não somente com o Reino Unido mas com tantos outros países que aproveitam qualquer oportunidade que tenham para se promover de maneira positiva…
        Abraços

        1. Querida Jeanine, nao poderia deixar de comentar essa matéria, porque acho que esse é um ponto que sempre levantei durante o tempo que trabalhei para o Brasil. Concordo com a Milena acima quando diz que supervalorizamos outros mundos e esquecemos nosso lugar e quando a Teresa diz que a culpa é nossa. E é verdade, nao só os britanicos, mas muitos outros, tem amor a sua bandeira, coisa que nem sempre temos, a nao ser como ela dissse em ocasioes como o Carnaval, e mesmo assim nao sao todos…acho que falta para o brasileiro conhecer o potencial que o nosso pais tem e aprender a trabalhar em prol de um unico objetivo, aprender a trabalhar em conjunto e nao cada um só vendo o seu lado. Acho que se posso tirar uma licao de estar fora do Brasil é essa. Aprendi a ver o real potencial que nos temos, nao só em termos naturais que é enorme, mas também do nosso povo…podemos ser muito mais, é so querer, arregarcar as mangas e trabalhar e nao ficar so reclamando, esperando tudo acontecer…faco minha parte mesmo que pequena, defendendo nossa bandeira aqui fora, como muitos outros brasileiros que estao no exterior e sao verdadeiros embaixadores do Brasil…abracos,

    2. O retorno financeiro e de imagem é enorme, é exatamente sobre aproveitar essa oportunidade que mencionei no post como exemplo para o setor de viagens e turismo

  6. Milena,

    Acredito que estamos aqui para discutirmos o que esse evento trara de bom (e de ruim) para Londres, do ponto de vista do Turismo. Eu acredito que os comerciantes, shoppings, restaurantes, transportes em geral, etc etc sairao ganhando neste final de semana. Quem estiver no comando desses servicos (e nao me interessa se sao imigrantes ou ingleses – alias voce deveria ter aprendido com os ingleses a ser um pouco mais tolerante com a diversidade cultural na cidade) sera peca fundamental do evento. E isso tambem sera um rapido treino para as Olimpiadas (que durara 01 mes).
    Com relacao a realeza britanica voce nao precisa ser tao radical: eles nao colonizaram o BR.
    Com relacao a crise passada no Reino Unido, o baque foi forte para o ingles, acredite em mim.
    Com relacao a falta de conhecimento por parte dos britanicos para com os assuntos brasileiros e sobre o Brasil: nao fique brava se eles sao um pouco ignorantes, arrogantes e nao pensam em adquirir conhecimento – eu sei de mais “causos do governo britanico” do que os meus colegas de trabalho …ingleses. E mostrar a eles que nos nao somos apenas um rostinho bonito e uma pele bronzeada…nos lemos Metro de manha e o The Guardian na hora do almoco.
    Nao se esqueca que temos dois eventos marcantes em 2014 e 2016 e estou pedindo aos ceus que a BBC ou a ITV nao comecem a “queimar o nosso filme” quando descobrirem que, aparentemente, estamos atrasados com os preparativos.
    Por fim, o Brasil melhorou muito com relacao a supervalorizacao do que vem de fora…mas ainda falta trabalhar o “amor proprio” – que nao e so em epoca de Copa do Mundo. O nosso pais e um pais lindo e que eu espero que possa mostrar toda a nossa competencia quando os holofotes estiverem direcionados a nos.

    Abracos,

    1. Oi Cláudia, não consigo deixar de falar sobre outras situações na Inglaterra em qualquer comentário sobre o lugar. Falamos sobre o Turismo, é verdade, mas ele puxa outras questões. Disse o que disse por experiência, vivência como imigrante, estudando e trabalhando numa terra que visa somente o dinheiro, enquanto isso o mundo supervaloriza o país. Não existe nada demais por lá, pelo contrário, não troco o Brasil por nada nesse mundo, mesmo com toda dificuldade, o nosso país é o país pra se viver.
      O baque foi grande mesmo, não é a toa que eles estão reclamando pelos cortes do governo em suas vidas, pois a rainha sempre foi uma mãe para eles e continua sendo, mas os londrinos querem mais, sempre mais.
      Mas enfim, é isso aí, que o Brasil também possa ser inteligente e aproveitar várias oportunidades para divulgar sua imagem positiva e ganhar dinheiro. Espero também, junto com você, que o mundo não comece a focar o Brasil nos pontos negativos em relação aos próximos grandes eventos. Espero que dê tudo certo. Não concordei desde o início destes ocorrerem aqui devido a falta de estrutura do país em todos os sentidos, mas se o governo acreditou que sim, quem somos nós para impedir. Olho grande demais!
      O Brasil é MARAVILHOSO, mas ainda tem muito para mudar.
      Abraços

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