Janela ou corredor? Meio nem pensar…

Para aqueles que viajam muito, as preferências ou manias vão tentando adaptar uma viagem confortável e menos cansativa.

Tem aqueles que amam janela, olhar a paisagem, a visão do alto. Já alguns odeiam; é preciso pedir que as pessoas levantem ou ainda, dá uma sensação de claustrofobia.

Corredor, eu adoro! Saio na hora que preciso, me sinto mais “livre”. Nossa! E aquela pessoa que passa no corredor e bate na sua perna, puxa sua poltrona. Sim! Tem aqueles que ficam em pé no corredor, conversando e se apoiando na sua poltrona! Delícia pra embalar o sono ou pra trabalhar!

Bem, no meio, ainda não encontrei que gostasse ou odiasse. Vc conhece o motivo de alguém preferir o meio?

Eu mesma, AMO a primeira cadeira. Faço qualquer negócio pela janela na fileira 1! Se não der certo, corredor!

E vc? Qual sua mania no avião?

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

20 thoughts on “Janela ou corredor? Meio nem pensar…

  1. Corredor, sempre!
    Por um motivo simples: com o passar dos anos, a poltrona me ficou estreita, menos pela determinação das empresas aéreas em otimizar seus resultados às custas do conforto dos pax, mas devido ao acúmulo de massa corporal acumulado com a idade, um problema que não lhe acontecerá, minha querida e formosa amiga.

  2. Amiga,

    Como viajante contumaz tenho uma estratégia simples: em voos com menos de 4 horas procuro viajar na janela pois gosto de apreciar o tapete de nuvens em voo e os preparativos de embarque em solo. Nos voos com maior duração, sem dúvida o corredor, para poder levantar sem incomodar ninguém. Nos dois casos, claro, preferencialmente na saída de emergência, pois há mais espaço e maior mobilidade. Além disso, em caso de pouso na água, já estarei ao lado da porta…eheheheheh. Nunca viajei no meio (graças a Deus e ao cuidado em reservar a poltrona com antecedência), mas não tenho preferência pela dianteira ou traseira do avião. No meio é que está a virtude! rssss…um abraço.

  3. Eu gosto da janela, não só pra olhar a paisagem lá fora, mas para me reencostar e tirar um chocilo. Quando a viagem é longa então….é necessário ter um apoio para tentar se acomodar.

  4. Gosto da janela mais ou menos no fundo, mas não as 3 últimas fileiras.
    Janela por uma questão de gosto pessoal.
    No fundo porque, em geral, as poltronas do meio vão sendo ocupadas da frente para trás, e se o avião não estiver lotadasso, provavelmente não haverá ninguém ocupando a poltrona ao lado.
    E não as 3 últimas fileiras pq os bins (bagageiros) sempre têm coisas da tripulação, quando não revistas, equipamentos de socorro, etc. E como quase sempre não despacho bagagem e levo tudo a bordo, preciso de espaço no bin.

  5. Jeanine,
    Saiu na frente a Azul que com seus jatos da Embraer, acabaram com este assento do meio, horrível mesmo…
    Produto bom, avião novinho e uma proposta diferente… Muito bom vender Azul, o cliente volta encantado…
    Já experimentou? Fica a dica…

    1. Bem lembrado Soraia!
      Antes de fundar a Azul, em palestra no Fórum Panrotas David Neeleman brincou com a platéia, ao lançar a pergunta “Quem gosta de viajar na poltrona do meio?”
      Diante do esperado silêncio, questionou as empresas aéreas nacionais sobre a preferência recair sobre fabricantes estrangeiros, enquanto sua Jet Blue adotava maciçamente jatos da brasileira Embraer.
      – Por que então oferecer uma poltrona que ninguém quer?, concluiu para gargalhada geral.

  6. Lamentável, a sequência de casos de corrupção ocorrendo e a ex-presidente da Embratur falando de que tipo de cadeira gosta. Só no Brasil mesmo.

    1. Caro Pedro.
      Agradeço por sua opinião. Todos do turismo querem respostas das autoridades.
      Nosso país tem liberdade de expressão e por isso, além de respeitar todos os comentários em meus posts também te convido a observar a data que ele foi publicado. Anterior aos fatos que queremos amplamente esclarecidos
      Jeanine

  7. Jeanine,

    Há tempos só me sento no corredor. Passei por uma situação embaraçosa uma vez em que estava sentada na janela com dois senhores ao meu lado. Quando pedi licença para ir ao toalete, eles disseram: pode passar… e não se levantaram! Achei de extrema indelicadeza, pois passar por eles naquele espaço inexistente, imagine…
    Fiquei sentada imaginando como seria maravilhoso que todos seguissem um manual de boas maneiras no avião… Deste dia em diante somente me sento no corredor.

    1. É mesmo Vanessa, é meio desagradável quando temos que passar sem que as pessoas levantem. Ou quando querem passar sem que tenhamos tempo de levantar. Essas boas maneiras são uma forma de conviver melhor, respeitar e até ajudar pessoas que precisam de apoio. Considero bastante importante.
      Abs
      Jeanine

    1. Obrigada Matheus, pela lembrança. O termo poltrona é mais adequado mesmo.
      E sim, sou profissional de turismo. E não, não sou outra coisa.

      Agradeço sua gentil contribuição em me ajudar com uma palavra mais adequada.
      Jeanine

  8. Fascinating blog site by an elegant templates, it may perhaps be much better if pretty much all the existing subject material on your blog site is designed distinctive with exciting subjects that will give you more visitors to your internet site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *