Eventos, mais que impacto econômico

Falamos muito dos impactos econômicos da realização de congressos e eventos. Gasto médio superior ao visitante a lazer, melhoria da imagem do destino, primeira viagem ao destino, geração de oportunidades de trabalho e tantos outros benefícios.
Vale explorar com mais ênfase um outro aspecto, que normalmente falamos de forma tangencial: sua contribuição para a educação, pesquisa e formação profissional.
Quando recebemos pesquisadores, médicos, especialistas em diversas áreas do conhecimento, estamos tendo a oportunidade de trazer o que há de melhor e mais avançado para profissionais e pesquisadores brasileiros. O Brasil está entre os 15 países do mundo que mais cresce na produção acadêmica, e a realização de eventos pode estar ligada de forma importante para colaborar com o acesso e proximidade das diversas áreas de conhecimento à pesquisa e estudos avançados do planeta.
Como a realização dos eventos está cada vez maior e mais espalhada pelo território nacional, também estamos levando a oportunidade de conhecimento para outras universidades, áreas profissionais e especialidades médicas, por exemplo.
Pois é, mais um ponto da abordar sobre as oportunidades dos eventos num país onde se fala muito em qualificação e formação de talentos.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

2 thoughts on “Eventos, mais que impacto econômico

  1. Jeanine,

    Muito bem lembrado. Nas palestras que faço Brasil afora e nos meus pleitos junto aos governos ou entidades, quando destaco as vantagens do setor de eventos, jamais esqueço de mencionar duas que são frequentemente esquecidas; o fato de que os eventos geram mídia espontânea para o destino, e que transferem tecnologia (é assim que me refiro ao fato dos eventos disseminarem conhecimentos de última geração para as instituições que os recebem). No começo as pessoas tinham dificuldades em perceber esse, digamos, valor agregado, mas depois, com alguns exemplos simples, a idéia foi-se incorporando gradualmente até ser plenamente aceita. Se um congresso sobre tratamento da AIDS aqui em Aracaju, por exemplo, trouxer palestrantes de fora, gente especializada no assunto (como costuma acontecer) significa dizer que os médicos locais estarão tendo contato com o que a ciência e a tecnologia produzem de mais moderno na área, ou seja, estarão incorporando novos conhecimentos e novas tecnologias. É isso que chamo de transferência de tecnologia e conhecimento.

    Parabéns por ter tocado em assunto tão atual, o que só reforça a importância desse segmento que tanto defendemos e gostamos.

    Forte abraço.

    1. Caro Rui,
      Pois é como você disse, o tema é atual, e às vezes passamos por ele de forma superficial. Trata-se de algo importante a agregar quando falarmos dos benefícios dos eventos para a economia e o desenvolvimento do setor de viagens e turismo.
      Abs
      jeanine

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *