Crescimento do turismo em 2012

Em 2012, de janeiro a abril, as chegadas internacionais no mundo cresceram 5%, mesmo com as incertezas dos principais mercados emissores do planeta. Esses dados da OMT também indicam que o período de maio a agosto será de resultados positivos para a indústria de viagens e turismo.

O maior crescimento foi na região da Ásia/ Pacífico e África, com aumento de 8%, com destaque para a recuperação do Japão ( cresceu 40% nos primeiros cinco meses de 2012 ). A região das Américas, cresceu 6% e a Europa +4%.

Entre maio e agosto, os especialistas da OMT fazem projeções de 415 milhões de viagens, esse é o período de alta temporada de verão do hemisfério norte. Nesse período ocorrem cerca de 41% das viagens anuais realizadas no mundo. Durante todo o ano, o aumento das viagens internacionais deve ficar entre 3 e 4% superior a 2011, o que significa que, mesmo com um crescimento mais moderado, mais de 1 bilhão de pessoas devem viajar este ano.

No Brasil, as perspectivas para os meses de julho a dezembro indicam também um pequeno decréscimo na intenção de viajar, conforme dados da Sondagem do Ministério do Turismo. Nesse período, cerca de 28% dos brasileiros manifestaram interesse em viajar, menos do que no segundo semestre do ano passado, quando cerca de 36% das pessoas tinham intenção de viajar. A preferência está nas viagens nacionais e para a região nordeste, enquanto o desejo de viajar para o exterior caiu de 29,5% para 23.9% dos entrevistados.

 

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *