Gastos internacionais: China e Rússia lideram crescimento

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), entre os países que mais gastam em turismo internacional no primeiro semestre de 2012 estão a China (+30%), a Rússia (+15%), os Estados Unidos (+9%), a Alemanha (+6%) e o Canadá (+6%).

O Japão, que em 2011 teve uma redução de 11,2% em gastos internacionais, por causa do tsunami e da crise nuclear de Fukushima, também elevou seus gastos no exterior nos seis primeiros meses deste ano, registrando um crescimento de 8%. Os dados, segundo a OMT, confirmam a recuperação deste mercado, que é de extrema importância para muitos destinos, principalmente na Europa.

Já nos mercados emissores do Reino Unido, Austrália, Itália e França, o incremento dos gastos com turismo foi lento em 2012.  Em 2011 o Reino Unido, junto com o Japão, teve uma queda de -2% nos gastos em viagens ao exterior, e o fato, segundo a OMT, foi consequência do enfraquecimento da economia e da libra esterlina.

Também em 2011, os países BRIC registraram um incremento substancial nos gastos internacionais. O Brasil, por exemplo, teve um aumento de 30%, o que fez com que o país avançasse seis pontos no ranking mundial e assumisse a 12ª posição. A Índia foi o mercado emissor que mais cresceu entre os 50 países com mais gastos em turismo, com um aumento de 33%. O país avançou duas posições no ranking, ocupando agora o 22º lugar.

Tais dados reforçam a importância das promoções em outros destinos. O potencial dos mercados emissores deve estar no foco das ações de marketing de países como Brasil, que vem ocupando lugar de destaque na lista de viagens de turistas das mais distintas nacionalidades.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

One thought on “Gastos internacionais: China e Rússia lideram crescimento

  1. Choose a new 3cx phone system 6 download telephone number.
    This system reduces mobile phone expenses as much as thirty to fifty
    per cent which more than pays for the cost of international calls, as an alternative.
    Innovative VOIP solutionsThe unique voip internet phone service
    or voip telephone service provides innovative solutions for
    both official and residential purposes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *