Extra 12 milhões de viajantes

Esse foi o número de viajantes pelo mundo nos quatro primeiros meses desse ano.

O cenário econômico mundial tem trazido diferentes comportamentos de viagens internacionais nas economias chamadas “maduras” e nas “emergentes”, tendo estas últimas resultados mais positivos. De janeiro a abril de 2013, cerca de 298 milhões de pessoas realizaram viagens internacionais, e nos próximos meses de maio até agosto ( alta temporada no hemisfério norte ), mais 435 milhões de pessoas devem sair em viagens. Nesse período, o crescimento médio foi de 4,3% no planeta, segundo informações da OMT – Organização Mundial de Turismo.

As regiões que mais cresceram foram a Ásia/Pacifico (+6%), a Europa (+5%) e o Oriente Médio (+5%). Mesmo com um cenário de crise, a Europa continua sendo a região que recebe o maior número de visitantes no mundo, o que mostra a importância da indústria de viagens e turismo para a economia regional. A sub-região da América do Sul manteve o mesmo número de viagens de 2012.

Não temos dados disponíveis para conhecer mais de perto o volume de viagens dos brasileiros para o exterior ou dos estrangeiros para o Brasil, mas pelo comportamento de gastos e as informações disponíveis no mercado, estima-se que as viagens dos brasileiros ao exterior diminuíram em relação ao ano passado, e as viagens dos estrangeiros ao Brasil permanecem nos mesmos níveis do ano anterior.

Ano passado, segundo o IPK World Travel Monitor, o número de viagens no mundo cresceu 4% e os gastos 7%.Para todo o ano de 2013, as projeções da OMT trazem um crescimento entre 3 e 4%, e o IPK World Travel Monitor fala em 3% de aumento das viagens no mundo.

Postagens relacionadas

Published by

Jeanine Pires

Professora e empresária, tem 19 anos de experiência em turismo e eventos. Diretora da Pires & Associados e da MATCHER Travel Business.Suas principais atividades são a realização de Planos de Marketing de Destinos Turísticos e palestras no Brasil e no exterior. Presidiu a EMBRATUR de 2006 a 2010, onde também foi Diretora de Turismo de Negócios e Eventos. Liderou o trabalho de promoção do Brasil como destino turístico no exterior, os programas de captação de eventos internacionais e a agenda de promoção do Brasil de 2003 a 2010. Participou da elaboração do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil em 2005 e também coordenou sua versão para 2020. Nos Convention & Visitors Bureaux de Maceió e Recife como diretora executiva, desenvolveu os programas de marketing de lazer e eventos para aquelas cidades entre 1997 a 2002. Esse blog reflete opiniões pessoais e não tem qualquer vínculo institucional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *