Ética e Responsabilidade Social

Temos ouvido e falado muito sobre esses temas ultimamente, talvez mais sobre ética. Às vezes parece que a responsabilidade social está longe de nosso cotidiano.

E a idéia aqui é fazer uma reflexão sobre nossas empresas. Os códigos de ética das empresas estão cada vez mais sendo ampliados. Não se trata somente de estabelecer valores gerais, dizer quais as regras para que as pessoas se comportem no ambiente de trabalho, como os clientes devem ser tratados ou quais as regras da empresa para receber presentes. Trata-se de muito mais, de falar da abrangência desse código, de aplicá-lo não somente a funcionários, diretores, conselhos ou clientes, mas a fornecedores e à sociedade.

Também é importante anotar que os impactos gerados pela atuação da empresa, que variam de acordo com seu tipo de atividade, seu tamanho e diversos fatores devem ser conhecidos, divulgados e tratados de forma adequada. Existem diversos métodos para que as empresas tratem desse tema. Impactos ambientais, sociais, tratamento de dejetos, uso de água, de energia, enfim, muito do que fazemos no dia-a-dia tem impacto sobre nossas contas e sobre o planeta. A responsabilidade  é de cada um e de todos.

Aqui também podemos mencionar que qualquer empresa, de qualquer tamanho pode e deve ter seu Código de Ética ou sua Política de Responsabilidade Social, o nome não importa, mas a existência das regras, o conhecimento delas por parte de todos os envolvidos e a divulgação de resultados obtidos com ações práticas do cotidiano da empresa.

Mãos à obra.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *