OMT e o turismo mundial

A OMT acaba de divulgar o Barômetro de Abril/2015 com dados revisados e consolidados sobre o turismo mundial em 2014.

Gastos dos turistas que viajaram o mundo cresceram 3,7% em relação a 2013; já as chegadas cresceram 4,4%, chegando a 1,135 milhão de pessoas. Os dados mostram a importância do turismo para a economia mundial, afirmando que 6% das exportações de produtos e serviços são do setor.

China, EUA e Espanha são os países que mais ganham com o turismo internacional; e o Reino Unido subiu duas posições no ranking pelos efeitos dos Jogos Olímpicos de 2012. Já os emergentes apresentam comportamento bastante atípico em relação ao que vinha ocorrendo nos últimos anos. A China segue sendo aquele que mais gasta, aumentando em 28% de 2013 para 2014 seu volume; a Rússia apresentou uma diminuição de 6% em seus gastos e o Brasil cresceu somente 2%.

A América do Sul, no cenário mundial, tem 2,5% do volume de visitantes que circulam pelo planeta, com um crescimento de 5,2% em 2014 sobretudo pela realização da Copa do Mundo FIFA que trouxe muitos estrangeiros ao Brasil; já os gastos dos estrangeiros que vieram ao nosso continente cresceram 6%, chegando a quase 26 bilhões de dólares. Desse valor, o Brasil recebeu US$ 7 bilhões com os gastos dos estrangeiros, um aumento de 3% em relação a 2013.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *