O Brasil que descobre Portugal

Ainda nessa semana, o Banco Central divulgou o expressivo  aumento de gastos de brasileiros no exterior no último mês de julho (período em que o valor da despesa cambial cresceu 38% em relação a julho de 2016) e, simultaneamente a este dado, dos países mais procurados pelos brasileiros, temos sido fortes contribuidores da receita do turismo de Portugal.

De acordo com dados do Banco de Portugal, os brasileiros deixaram por lá 58% a mais no primeiro semestre de 2017, sendo os brasileiros a nacionalidade com o maior aumento de gasto em terras lusitanas. Turistas brasileiros gastaram, de janeiro a junho de 2017, mais de  € 270 milhões em Portugal, engordando a receita do país, que já ultrapassa a marca dos € 1 bilhão.

O Brasil é um dos principais emissores de turistas de Portugal (o quinto maior) e o número de brasileiros no país europeu tem aumento cada vez mais. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal, o número de dormidas de turistas brasileiros nos hotéis portugueses no primeiro semestre deste ano foi para 951 mil, com um crescimento de 55,4% em comparação com a primeira metade do ano passado.

O número de turistas brasileiros no país também é crescente: aumentou em 60% neste primeiro semestre. Se o ritmo de crescimento permanecer o Brasil irá superar os 624 mil viajantes do ano de 2016.

O aumento crescente pela procura de brasileiros por destinos portugueses, além da facilidade do idioma, é também fruto da manutenção de um importante relacionamento comercial entre os dois países, que é ratificado na indústria de viagens e turismo com criação de vôos diretos e parcerias de serviços do setor.

Published by

Jeanine Pires

Apaixonada pela indústria de viagens e turismo, há 31 anos atua como líder do setor no Brasil e no exterior. Já Presidiu e foi Diretora da EMBRATUR entre 2003 e 2010; é Diretora da Pires Inteligência em Destinos e, no final de 2022, entrou para a CVC Corp como Diretora de Alianças e Relações Governamentais. Jeanine foi Co-fundadora da startup ONER Travel em 2020 e já atuou como Presidente do Conselho da Fecomércio São Paulo e da WTM Latin America. Com formação e especialidade em marketing de destinos e economia do turismo, Jeanine faz palestras, cursos e consultorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *