Seatrade Miami

Participei, nesta segunda-feira (12.03), da 28º edição do Seatrade Miami 2012, na Florida, EUA – ao qual fui convidado a fazer uma apresentação, para mostrar o mercado brasileiro. Mas, além disso, tive a oportunidade de participar de uma sessão do conselho da CLIA (Cruise Lines International Association) com todos os CEO’s das empresas de cruzeiro e fiquei impressionado ao ver que o trabalho que fazemos na Abremar não é diferente do que é feito na CLIA.

Aprendemos sem que nos ensinassem. Usamos o bom senso e o conhecimento do mercado para fazer um trabalho altamente profissional, que tem sido reconhecido de forma positiva mundialmente. Fiquei feliz em saber que estamos alinhados. Tive muito orgulho de representar o Brasil e a ABREMAR nessa reunião.

Mas, fiquei ainda mais orgulhoso pelo retorno que tive da minha apresentação, pela manhã. Quantas pessoas me pararam, logo após o término, para perguntar ou parabenizar! Uma delas disse “Congratulations! You served your country well and the local cruise industry on your presentation” (Parabéns! Em sua apresentação, você serviu bem seu País e a indústria de cruzeiros local). Fico feliz em saber que a apresentação funcionou.

Vamos falar mais e falar bem do Brasil. Sabemos das dificuldades e dos desafios, mas somos brasileiros e podemos usar nossa criatividade de forma positiva e nossa vocação hospitaleira para fazer o turismo crescer cada vez mais…

6 comentários para “Seatrade Miami”

  1. Denise Paiato disse:

    Ricardo, pode ter certeza que nós agentes de viagens BRASILEIiROS, mais do que qualquer outra nacionalidade, temos muito orgulho de ter um profissional com o seu conheçimento representando nosso país. A certeza de que estamos no caminho no segmento marítimo nós dá mais incentivo para continuarmos em um mercado em que os fornecedores aéreos e terrestres cada vez mais fazem questão de exterminar o agente de viagens.

    Um abraço

  2. Denise Paiato disse:

    Corrigindo a frase:

    A certeza de que estamos no caminho certo no segmento marítimo…

  3. Belo trabalho de divulgação do Brasil como “cruise destination”!!!
    Agora só falta convencer a Embratur e as demais esferas de promoção a fazer o mesmo… Nem um único segundo dedicado ao segmento no último vídeo promocional do nosso país, erro repetido no canal Visit Brasil do Youtube…
    Os destinos brasileiros de cruzeiros, por seu turno, também não se vendem ao exterior como tal, sequer fazendo uso da lingua inglesa em seus releases na internet, ficando visíveis apenas nos sites das cruise lines que aqui operam, nem sempre adequadamente descritos.

  4. Ricardo Amaral disse:

    Obrigado pelo gentil comentário e por ajudar com seu trabalho a industria de cruzeiros crescer no Brasil.

  5. Ricardo Amaral disse:

    Não vi os vídeos mas certamente nesse caso cometem um erro de foco mercadológico em relação a outros destinos que a cada dia aumentam sua divulgação buscando mais navios e turistas.

  6. Ou seja, a Embratur sequer chamou a Abremar para colaborar com informações e imagens em foto e vídeo…

Deixe um comentário