Alto mar

Um cruzeiro representa mais do que transporte entre os destinos propostos no seu roteiro. Além de transportar, hospedar, entreter e alimentar, o cruzeiro apresenta um raro contato com o mar.

Entre um show, um jantar exclusivo ou um tour terrestre, nos dias de navegação a experiência e a vista do mar são indescritíveis. Às vezes podem ser observados golfinhos, baleias, ou solitárias gaivotas que voam acompanhando o navio.

Difícil descrever ou capturar em uma foto, mas quem já navegou sabe que tanto a saída quanto a chegada do navio não devem ser perdidas.

Mas, os momentos de abstração e contemplação durante a navegação, seja dia ou noite, são inesquecíveis e únicos.

Vejam a foto e continuem Navegando…

Um comentário para “Alto mar”

  1. Tiago Alves disse:

    Assino embaixo Ricardo ! Só mudaria uma palavra em todo o texto.
    Em “…o cruzeiro apresenta um raro contato com o mar.” alteraria para “…o cruzeiro representa um raro contato com o mar”.

    Acredito que seja muito mais que um “passeio luxuoso, regado de regalias” em que o mar não passa de um deserto flutuante que guia o grande hotel sobre as águas.

    Na era da informação, onde há Ipads, Iphones, Wi-fi, e todos os “i” (leia-se “ai”) existentes, prezo pela simplicidade, o contato físico, a pureza. Não há tecnologia que proporcione a sensação de está sentado na areia a beira mar, ou de simplesmente apreciar o quebrar das ondas, a brisa praieira.

    Trabalho na área de tecnologia e, por mais que nos desenvolvemos tecnologicamente, acho que o ser humano, por mais que tente, não vai encontrar algo que se aproxime da sensação em está diretamente conectado com a natureza. E é exatamente isso que um cruzeiro proporciona. Não é somente luxo, é liberdade. A linda foto retrata isso.

    Ricardo, aproveitando o ensejo, e, perdoe-me a liberdade, gostaria de tirar algumas dúvidas com relação ao mercado de trabalho tecnológico envolvendo cruzeiros.

    Há oficiais de bares e restaurantes, de governança, oficiais médicos, enfim… há algum oficial responsável por todo o serviço tecnológico do navio?
    Há apenas esse oficial ou existe outras pessoas com funções relacionadas aos serviços de tecnologia do navio?

    Pelo que sei, há um IS Manager, e que esse oficial é terceirizado. Isso procede? Se realmente é terceirizado, há empresas aqui no Brasil que prestam esse tipo de serviço para cruzeiros?

    Questiono isso pois tenho um enorme interesse em seguir essa carreira. Mesclar meu conhecimento em tecnologia com a área hoteleira seria magnífico. Estou iniciando atualmente uma pós-graduação referente a gestão hoteleira, pensando nesse caminho. Assim que finalizar a atual especialização em gestão de tecnologia da informação e comunicação (T.I.C), irei iniciá-la.

    Atualmente estou redigindo a monografia que irá contemplar o serviço de tecnologia da informação aplicado ao setor hoteleiro (tem sido um tema difícil de redigir!). Encontro pouco material (bibliografia, etc) sobre o assunto. Pretendo visitar alguns hotéis, e se possível a área de tecnologia (CPD, etc) para fazer um levantamento das tecnologias e práticas adotadas. Li alguns livros relacionados ao setor hoteleiro procurando aprimorar-me no assunto – inclusive li o seu “Cruzeiros Marítimos – 2ª edição”, muito bom. Espero conseguir o que almejo pois realmente me fascinei pela área hoteleira, onde tudo tem que ser, no mínimo, excelente, em ordem.

    Sou filho militar de mecânico de avião, acho que puxei dele esse fascínio pelo “detalhe” (algo que percebo está diariamente presente na hotelaria) rsrs

    Bom, perdoe-me a “enxurrada” de informações rsrs
    E, se me permite, deixo um sugestão para um futuro artigo aqui no blog (quem sabe?) – A tecnologia aplicada ao setor de cruzeiros.

    Abraço !

Deixe um comentário