Navegando em todos os mares

Em março de 2010 escrevi meu primeiro post para o Navegando aqui no Portal PANROTAS. De lá até meu último texto, em abril deste ano, foram mais de 200 publicações nas quais pude mostrar um pouco do meu amor pelos navios e, como executivo do setor, também alguns avanços e, principalmente, os desafios desse mercado.

 

Após alguns meses sem escrever, hoje me despeço oficialmente deste canal atenciosamente oferecido pelo PANROTAS para que eu pudesse falar sobre algumas das minhas experiências e as alegrias em alto mar ou em terra firme, sempre olhando o horizonte.

 

Aproveito para dar boas-vindas à Estela Farina, que começa a escrever sobre o universo dos cruzeiros marítimos. Ao PANROTAS e toda equipe meus mais sinceros agradecimentos pela oportunidade de assinar esse blog que me trouxe tantas reflexões e debates interessantes nesses quatro anos de existência.

 

A todos aqueles que leram esse blog e, principalmente, a cada um dos mais de 2.000 leitores mensais e as 492 pessoas que comentaram os posts durante esses quatro anos, é com imensa satisfação que conto em primeira mão para vocês uma grande novidade.

 

Os textos escritos para o Navegando estão prontos para virar um livro. Além de deixar um registro de tudo o que foi redigido nesses anos, ainda teremos a oportunidade de fazer o bem, uma vez que toda a renda obtida com as vendas dos exemplares será destinada à caridade. A edição será limitada e única. Para reservar seu exemplar mande um email para cruzeirosmaritimos@hotmail.com e reserve já.

 

Mais uma vez obrigado ao PANROTAS e especialmente ao Artur pelo apoio nesses 4 anos de blogueiro.

 

Para os leitores do Navegando em breve teremos outras novidades, só que essa notícia é o Artur que vai dar…

 

Ricardo Amaral, Royal Caribbean

 



Estreando como blogueira PANROTAS

Fiquei  bem feliz com o convite para escrever sobre  cruzeiros aqui neste espaço do PANROTAS. É uma oportunidade para compartilhar com vocês deste universo que faz parte de minha rotina já há 23 anos e que continua a me encantar. Trabalhando com cruzeiros, percebi que o que não falta são novidades. Tanto nos cruzeiros marítimos como fluviais.

Se há alguns anos eram poucas agências especializadas e várias não tinham sequer interesse em conhecer as características desse tipo de  viagem, hoje vemos mais e mais agencias investindo na capacitação de seus profissionais e dedicando investimentos para aumentar o seu negocio com cruzeiros.

Da mesma forma, vamos observando também o amadurecimento do cruzeirista. Do iniciante, talvez em águas brasileiras, até aqueles que já podem dar aulas sobre os melhores roteiros.

Assim, é   cada vez mais a importante a presença do consultor de viagens, na identificação e sugestão do cruzeiro certo para o cliente certo.

O agente preparado fortalece o seu papel ao identificar as necessidades e interesses do cliente e cabe a nós especialistas, darmos todas as informações e dicas sobre nossos produtos, adequando a necessidade de seus clientes às características de cada cruzeiro.  E há  de tudo, para todos: viagem com família, single, casal, comemoração, ou mesmo conciliando interesses especiais  e é  o agente  que tem o indispensável  papel de aconselhar o que há de melhor para cada experiência. Temas, nichos, destinos, temporadas. Vamos falar de tudo isso nos próximos posts, que serão próximos.

 

Escrevam, sugiram, questionem. Vou adorar conversar com vocês.

 

 Estela Farina

21 comentários para “Navegando em todos os mares”

  1. Fernando disse:

    Estela, estarei te acompanhando (ou seria navegando??) em sua nova jornada….
    Felicidades desde o Rio de Janeiro!

  2. Aos dois grandes amigos,

    Ricardo Amaral : parabens pelos 04 anos de blogueiro, pela iniciativa da edição do livro e pela sua brilhante carreira na area de cruzeiros. Li. com muita atenção, a grande maioria de seus comentários.

    Estela Farina : desejo muita sorte e sucesso e posso afirmar que serei um leitor assíduo de seus posts nos quais voce, certamente, colocará toda sua enorme experiência.

    Enorme abraço aos amigos.

    Cacá.
    Carlos Eduardo Jacomino.

  3. Francisco Ancona disse:

    Sai um craque, entra outra. Parabéns Panrotas, o segmento de cruzeiros agradece pelo critério e qualidade dos blogueiros. Navegação obrigatória pra todos nós, que estamos a bordo. Estela, esperando seus posts…

  4. Carolina Príncipe disse:

    Estela, será um prazer ler seus posts com as novidades do setor marítimo (que eu amo!), aqui no Panrotas!
    Seja muito bem vinda!!
    Beijos,
    Carol Príncipe.

  5. Andre Lima disse:

    Oi Estela! O Panrotas não podia ter escolhido alguém melhor pra dar continuidade ao Navegando. Sucesso aqui e nas vendas, vou te ler sempre!

  6. Telma Brito disse:

    Estela, que boa notícia! Sucesso, minha amiga! Tenho certeza que o Ricardo deixou uma grande contribuição para o mercado e que você também trará informações e experiências únicas para todos nós. Abraços!

  7. Que boa notícia, será um prazer acompanhar seus posts e as novidades. Tenho certeza que será um sucesso.

  8. Katia Ennes/Amarras Turismo disse:

    Estela, lhe desejo muitas felicidades nessa nova empreitada que sei será campeã, esperando aprender e debater bastante, com esse assunto que também é minha paixão. Mão na massa que há uma contadora de estórias incríveis, doida para nos abrilhantar com textos não só informativos, mas que nos façam sonhar. Beijos minha linda! Adorei a novidade!

  9. Bem vinda Estela….adorei a novidade!!!!Sucesso!!!!bjs

  10. Osmar Souza disse:

    Estela

    Embarquei neste navio e vamos navegar juntos

    Parabens

    Osmar

Deixe um comentário