UM OLHO NO PEIXE (OU MELHOR, NO GALO) E OUTRO NA DILMA…

Conheci o carnaval do Recife no ano passado e me apaixonei. Para um carioca admitir que há carnavais tão bons quanto o do Rio não é fácil, pois o grau de exigência é grande. Mas o de Recife é colorido, diverso, divertido, democrático e cabe quase tudo…quase, pois axé não entra. E isso é bom, pois quem quer axé tem local para isso (vejam os posts de Gabriel Guirão sobre o carnaval de Salvador).
O carnaval de Recife (e este ano vou conhecer também o de Bezerros e seus famosos papa-angus) é uma maratona de prazer para todos os sentidos. A estreia ontem foi morna, com Caetano Veloso, mas hoje o Galo da Madrugada, o bloco de um, dois, três, n milhões de foliões, mostrou que o carnaval começa mesmo, como diz a música, com o Galo.
Este ano troquei de lado no Galo. No ano passado, assisti do camarote da Prefeitura. Este ano, do outro lado da praça, no do Governo do Estado. O Galo ia vindo muito bem e animado, quando, de repente, tumulto no camarote. Só podia ser ela, a superministra Dilma Rousseff, que ontem já estivera na abertura do carnaval (veja no Portal PANROTAS). Ou seja, enquanto os trios passavam, e sobre eles nomes como Elba Ramalho, Toni Garrido, Antonio Nóbrega, Alceu Valença, Lenine, Nena Queiroga, entre outros, eu também disputava espaço com os fotógrafos e suas lentes poderosas, para tirar fotos da Dilma, do ministro Barretto (que amanhã aparece no carnaval do Rio e segunda no de Salvador) e outras autoridades. Eu e minha Canon compacta… Os fotógrafos até que foram gentis. No máximo pediam para eu abaixar a mão de vez em quando.
Dilma foi muito festejada, mas muitos ainda não a reconhecem. Inclusive os cantores dos trios, que falavam dos olhos azuis do governador Eduardo Campos, da simpatia do prefeito João Costa e acabavam pulando aquela senhora animada ali no meio. Sorridente e esforçada, Dilma talvez esteja exagerando em querer agradar, pois tudo que dão para ela experimentar ela coloca na cabeça. Não sei se está àvontade e também não sei se candidato (ou pré-candidato) tem de fazer tudo para agradar… Lembro de Serra e FHC comendo com o povão, Marta pulando as poças de água… Dilma foi muito direta e transparente na entrevista coletiva ontem, passa o sentimento de que comanda e sabe o que faz… Mas a mudança, inclusive do visual, foi muito brusca. Mas, pelo visto, para melhor. Todos querem tirar fotos com a presidenta…
Amanhã vamos a Bezerros e acredito que Dilma já não estará no Recife. Minha humilde lente estará 100% voltada para a festa do papa-angu…

[photopress:Carnaval_Recife_21fev09_041.jpg,full,pp_image]
Às vezes o que se consegue é isso: o governador e Dilma Rousseff de costas, assistindo ao Galo… Quem quiser conferir os olhos azuis de Eduardo Campos e o new look da ministra Dilma acesse o Plantão de Notícias do Portal PANROTAS

[photopress:Carnaval_Recife_21fev09_008.jpg,full,pp_image]
Eu no camarote do Governo de Pernambuco…Ainda consegui um adereço de última hora, customizado ali mesmo…

Artur Luiz Andrade

Um comentário para “UM OLHO NO PEIXE (OU MELHOR, NO GALO) E OUTRO NA DILMA…”

  1. Marcos Estevao Vajas Hernandez disse:

    Meu caro redator-chefe: divirta-se, mas mantenha a proa; e volte, para encontrar a casa…comandar ‘seus’ pupilos!

Deixe um comentário