UM OLHO NO PEIXE (OU MELHOR, NO GALO) E OUTRO NA DILMA…

Conheci o carnaval do Recife no ano passado e me apaixonei. Para um carioca admitir que há carnavais tão bons quanto o do Rio não é fácil, pois o grau de exigência é grande. Mas o de Recife é colorido, diverso, divertido, democrático e cabe quase tudo…quase, pois axé não entra. E isso é bom, pois quem quer axé tem local para isso (vejam os posts de Gabriel Guirão sobre o carnaval de Salvador).
O carnaval de Recife (e este ano vou conhecer também o de Bezerros e seus famosos papa-angus) é uma maratona de prazer para todos os sentidos. A estreia ontem foi morna, com Caetano Veloso, mas hoje o Galo da Madrugada, o bloco de um, dois, três, n milhões de foliões, mostrou que o carnaval começa mesmo, como diz a música, com o Galo.
Este ano troquei de lado no Galo. No ano passado, assisti do camarote da Prefeitura. Este ano, do outro lado da praça, no do Governo do Estado. O Galo ia vindo muito bem e animado, quando, de repente, tumulto no camarote. Só podia ser ela, a superministra Dilma Rousseff, que ontem já estivera na abertura do carnaval (veja no Portal PANROTAS). Ou seja, enquanto os trios passavam, e sobre eles nomes como Elba Ramalho, Toni Garrido, Antonio Nóbrega, Alceu Valença, Lenine, Nena Queiroga, entre outros, eu também disputava espaço com os fotógrafos e suas lentes poderosas, para tirar fotos da Dilma, do ministro Barretto (que amanhã aparece no carnaval do Rio e segunda no de Salvador) e outras autoridades. Eu e minha Canon compacta… Os fotógrafos até que foram gentis. No máximo pediam para eu abaixar a mão de vez em quando.
Dilma foi muito festejada, mas muitos ainda não a reconhecem. Inclusive os cantores dos trios, que falavam dos olhos azuis do governador Eduardo Campos, da simpatia do prefeito João Costa e acabavam pulando aquela senhora animada ali no meio. Sorridente e esforçada, Dilma talvez esteja exagerando em querer agradar, pois tudo que dão para ela experimentar ela coloca na cabeça. Não sei se está àvontade e também não sei se candidato (ou pré-candidato) tem de fazer tudo para agradar… Lembro de Serra e FHC comendo com o povão, Marta pulando as poças de água… Dilma foi muito direta e transparente na entrevista coletiva ontem, passa o sentimento de que comanda e sabe o que faz… Mas a mudança, inclusive do visual, foi muito brusca. Mas, pelo visto, para melhor. Todos querem tirar fotos com a presidenta…
Amanhã vamos a Bezerros e acredito que Dilma já não estará no Recife. Minha humilde lente estará 100% voltada para a festa do papa-angu…

[photopress:Carnaval_Recife_21fev09_041.jpg,full,pp_image]
Às vezes o que se consegue é isso: o governador e Dilma Rousseff de costas, assistindo ao Galo… Quem quiser conferir os olhos azuis de Eduardo Campos e o new look da ministra Dilma acesse o Plantão de Notícias do Portal PANROTAS

[photopress:Carnaval_Recife_21fev09_008.jpg,full,pp_image]
Eu no camarote do Governo de Pernambuco…Ainda consegui um adereço de última hora, customizado ali mesmo…

Artur Luiz Andrade

Postagens relacionadas

Published by

One thought on “UM OLHO NO PEIXE (OU MELHOR, NO GALO) E OUTRO NA DILMA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *