Expresso Lusitânia: Madri – Lisboa de trem

Embarcar na estação Chanmartin, em Madri, dormir com o balanço do trem e acordar na estação de Santa Apolônia, já em Lisboa: este é o Expresso Lusitânia, a ligação ferroviária entre as duas capitais da península ibérica.

[photopress:IMGP6754.JPG,full,pp_image]
Trenhotel, da Renfe, na plataforma da estação Chanmartin

O Trenhotel é o nome deste trem da Renfe, a operadora ferroviária espanhola, que faz o percurso noturno que liga Madri a Lisboa. Tem capacidade para pouco mais de 230 passageiros e chega a 220 km/h em linhas férreas preparadas para tal velocidade. O Trenhotel do Expresso Lusitânia conta com um vagão restaurante onde é servido o jantar, logo após o embarque e o café da manhã, pouco antes do desembarque.

[photopress:IMGP6726.JPG,full,pp_image]
No vagão restaurante são servidos o jantar e o café-da-manhã

Tem ainda vagões da classe turística, convencionais com poltronas e outros com cabines – com e sem banheiro individuais – cada uma com duas poltronas que são convertidas em camas beliche enquanto os passageiros estão jantando.
[photopress:IMGP6745.JPG,full,aligncenter]
[photopress:IMGP6757.JPG,full,aligncenter]
As duas versões da cabine – poltronas e cama simples

[photopress:IMGP6758.JPG,full,aligncenter]
O banheiro individual de uma das cabines: até chuveiro tem

O embarque na Espanha é feito através da estação de Chanmartin, ao norte de Madri e facilmente acessível através do eficiente metrô da cidade. Passageiros viajando nas cabines podem fazer uso da sala VIP da Renfe enquanto aguardam a hora do embarque – 22h25.

[photopress:IMGP6729.JPG,full,pp_image]
Cabine na versão beliche

Atualmente a chegada em Lisboa pode ser feita tanto na belíssima Estação do Oriente, na área moderna da cidade, a Expo98, quanto pela estação de Santa Apolônia, ambas com ligação com o metrô lisboeta e onde desembarcamos, esta segunda sendo próxima ao centro da cidade mas que deverá ser desativada nos próximos anos pois passará a atender apenas os embarques/desembarques de navios de cruzeiro do Cais da Apolônia.
[photopress:IMGP6760.JPG,full,aligncenter]
Estação do Oriente, do arquiteto Santiago Calatrava, é a chegada em Lisboa

Chegamos na capital portuguesa às 7h50 locais – 8h50 no horário espanhol, cerca de dez horas depois do embarque e o bilhete na cabine com banheiro individual (com chuveiro), incluindo reserva, jantar e café da manhã custa pouco menos que 140€. Esta é uma opção interessante de viajar entre as cidades e aproveitar a experiência de dormir a bordo – o balanço do trem me lembrou o de um berço, o que me fez dormir como uma criança.
[photopress:P1080383.JPG,full,aligncenter]
Nosso desembarque foi na Estação de Sta. Apolônia de Lisboa

Jaime K. Scatena
Engenheiro e Fotógrafo, viaja a convite do Turismo de Portugal e Espanha, CET, RailEurope e TAM, com proteção GTA.

14 comentários para “Expresso Lusitânia: Madri – Lisboa de trem”

  1. Adelia Almeida disse:

    Olá amigos! Gostaria de saber se tem trem de Santiago para Lisboa, quanto custa e quantas horas de viagem até o destino.

    Obrigada
    Adelia

    • JOSE BLANCO disse:

      Olá, Adelia.
      Em Santiago de Compostela, voce pode pegar o trem para Vigo e em seguida para o Porto. Do Porto, voce pega para Lisboa. Nao estou certo de poder fazer tudo num dia só, pois pernoitei no Porto.
      Abracos,

      JOSE BLANCO

  2. olá amigos, gostaria de saber se tem trem de Lisboa para Madri todo dia, quanto custa com banheiro e cabine para quantas pessoas (maximo e mínimo) e se tem individual e qual o valor.

  3. we bought two ticketes, doble familiar cama preference in Trenhotel from Madri to Lisboa.Inthese tickets already included reserve?

  4. We had bought 02 camas preference, doble familiar.Can you answer us if these billetes had already included reserve?these beds are good and on the floor?
    THANK YOU very much

  5. Beatriz Galbiatti disse:

    Gostaria de saber se existe o trajeto inverso: trem noturno de lisboa para Madrid, obrigada

  6. Katiely disse:

    OLÁ,

    Gostaria de saber qual operadora no Brasil comercializa esse trem.

    Att,

    Katiely

  7. Rodrigo disse:

    Olá
    Será que êh tranquilo para sair de Lisboa em um dia a noite, indo para madrid, e voltar já no outro dia a noite? E com uma criança de 2 anos?

  8. rita disse:

    ola

    Gostaria de saber como ir de sevilha para lisboa de trem ou de onibus.

    Poderia passar ( ou dormir em Évora) ou outro trajeto existente, e, qual otempo gasto para o deslocamento
    Att.
    Rita

  9. Felipe disse:

    Jaime,

    Você comprou as passagens para o Lusitânia no Guichê da CP/RENFE ou comprou do Brasil, pela internet? Estou tendo um pouco de dificuldade com a segunda opção.

    Abraços,

    Felipe

  10. Raiele disse:

    Olá, gostaria de saber se o trem que sai de Lisboa para Madrid, só tem a noite? tem um outro horário de dia? e quanto custa para três adultos?

  11. Raiele disse:

    Gostaria de saber també, se só tem esse trêm ou sem tem algum outro? Obrigada

Deixe um comentário