Orlando é brasileira. Alguma novidade?

Ainda falando das surpresas que não espero de Orlando, já que conheço muito bem a cidade, onde estive semana passada para o WEC – World Education Congress, da MPI… Mas essa não é exatamente uma surpresa, ainda mais em julho.

Há brasileiros para todos os lados, mais ainda que o A-NORMAL. Só que dessa vez acho que vão bater todos os recordes de brasileiros na cidade… Aonde você vai escuta o português antes do inglês.

Fui no avião entre Miami e Orlando no meio de um monte de adolescentes brasileiros. Vim no respectivo voo de volta cercada por eles. Foi divertido. Porque o voo da American entre as duas cidades é de apenas 50 minutos…

CVC, MMT Gapnet (SP), New It Club, Nice Via Ápia (RJ), Tia Eliane (MG), Lagetur (SC)… Camisetas criativas, diferenciadas, sempre chamando a atenção. Só se vê isso. Mas não há apenas grupos de adolescentes. Há muitos casais, famílias.

E se você vai a um shopping ou ponto de compras, como uma Target ou CVS 24 horas, sai de baixo. Só se escuta português e os brasileiros estão por todos os lados, inclusive atrás dos balcões, atendendo outros brasileiros.

E mais: os shoppings estão cheios de outdoors e banners em português, de olho nos brasileiros. Não sei por que ainda me surpreendo com isso.

Mas é que nunca tinha visto cedilha em campanha de shopping norte-americano. Ainda mais da bandeira mais americana de todos os cartões de crédito, a American Express, promovendo seu Global Travel Card.

Outra coisa: como os shoppings lá entendem de fato a importância do turista e trabalham lado a lado com o trade. Ainda estamos tão longe disso por aqui…

As fotos foram feitas com meu blackberry, então não estão tão boas. As campanhas estão por todos os lados. Essas vi no Florida Mall (assim como a do Amex) e na Best Buy, loja de eletrônicos com ótimos preços, como a maioria já deve saber.

A garotada já tá pedindo licença em português e os americanos já estão entendendo…he he. Me lembrem de avisar a quem quer fazer intercâmbio para aprender inglês a não ir para Miami e Orlando.

FABIOLA BEMFEITO

Viagem a convite da MPI e Alatur, voando American Airlines

Deixe um comentário