SUSTENTABILIDADE

O tema foi discutido no Forum Panrotas e nesta 5ª feira no encontro do Skäl.
Prá quem acha que esse assunto é coisa para “eco-chato” ou somente para grandes empresas, vale recordar alguns pontos.

ESCOPO
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Seu enfoque basicamente está em áreas:

Questão SOCIAL
Questão ENERGETICA
Questão AMBIENTAL

Segundo Michael Porter, “normalmente as companhias têm uma estratégia económica e um estratégia de responsabilidade social, e o que elas devem ter é uma estratégia só”. Uma consciência sustentável, por parte das organizações, pode significar uma vantagem competitiva, se for encarada integrar uma estratégia única da organização, tal como defende Porter, e não como algo que concorre, à parte, com “a” estratégia da organização, apenas como parte da política de imagem ou de comunicação.¹

Durante o encontro RIO + 20, a se realizar no final deste ano, teremos uma oportunidade única de ver os assuntos pertinentes ao Turismo sendo discutidos. O Instituto Humanitare, que fará a interface entre a sociedade civil e a ONU deu uma oportunidade ímpar ao mercado de Turismo ao deixar aberta ao Skäl representar os anseios e disposições do setor.

A pergunta reside apenas num ponto:

Será que teremos tempo e conseguiremos deixar os egos de lado e marcar uma presença que seja de relevância? Será um desafio para nossos presidentes Walter Teixeira e Ana Carolina Medeiros.

Boa sorte e espero que tenhamos uma representatividade melhor que a do Ministro do Turismo durante o 10º Forum Panrotas.

Abraços,

Referência:
¹ http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade

4 comentários para “SUSTENTABILIDADE”

  1. walter teixeira disse:

    Caro Gustavo, sempre antenado e sempre rapido. Talvez esta ultima seja uma de suas principais caracteristicas. O desafio do tempo é grande, mas vamos trabalhar com a experiencia de consultores especializados e com a opiniao dos quase 500 socios do SKAL brasileiros e 20 mil internacionais. Como eles sao hoteleiros, transportadores, agentes de viagens, operadores turisticos, etc, certamente teremos boas opinioes para que possamos filtrar aquilo que realmente é estratégico no engajamento de todo o setor do turismo nesta causa.
    E como voce é um dos sócios e tambem é “rapido no gatilho, acho que temos boas chances. Seja bem vindo à causa.

  2. Gustavo disse:

    Mestre,

    Vc sabe que pode sempre contar comigo.
    Mas para tornarmos esta oportunidade em algo de extrema relevância é preciso mobilizar os setores. Quem sabe vc nao consegue colocar as associações independentes (ABAV,FOHB,ABGEV,ABRACORP, AVIESP etc) para sentarem e produzirem um documento único para o Rio+20.

    Grande abraço

  3. Aliás, os presidentes das associações indepedentes e as lideranças empresariais dos diferentes elos que compõem a cadeia de valor da indústria de viagens e turismo, alinhadas com o desenvolvimento sustentável, terão a oportunidade de participar do 42º Congresso Nacional do SKAL Internacional do Brasil, de 30 de maio a 3 de junho, em São Luís do Maranhão. Durante os cinco dias do evento, todos poderão debater sobre “O Turismo na era do capital natural” e os desafios que devem ser enfrentados.

  4. Eduardo Oereira dos Santos Martins disse:

    Muito boa a inicitativa. Deixpo aqui a dica de um site que se preocupa com a sustentabilidade em todos os âmbitos de suas produções:http://www.estilopack.com.br/

Deixe um comentário