20 ANOS ESTA NOITE

Eu ia escrever um post-livro, mas o tempo, como sabemos, voa. Voa tanto que lá se vão 20 anos de turismo. Há exatos 20 anos comecei a beber dessa cachaça (e olha que eu não bebo hein), no PANROTAS do Rio. E cá estou agora. São muitas histórias, pessoas, eventos, amigos, lembranças e um dia eu vou contando aos poucos. Peguei rapidamente algumas fotos que achei por acaso em uma caixa, para marcar a data. 13 de maio, meus 20 anos de turismo e PANROTAS. Dia de N. S. de Fátima. Da Libertação dos Escravos. Dos Pretos Velhos… Cinco anos do casamento de Marianna e Ricardo (beijo para os dois, pois sou um dos padrinhos e são grandes amigos)… Ou seja, há muitos motivos para comemorar… Com as fotos, pelos menos, vocês vão se divertir… Prometo procurar mais.

Eu repórter na Redação do Rio (vejam que há 20 anos já usávamos laptop…) e na foto tirada ontem, em pleno fechamento (momento estressante, por isso, deem um desconto).

Eu e Fabíola Bemfeito, que começou no PANROTAS Rio três meses depois de mim. Passou pela Abav, Disney (na época dessa foto), Transbrasil e SP Turis, mas também vai fazer seus 20 anos de turismo e PANROTAS em breve. E de mim, claro – da qual nunca desgrudou (ainda bem).

Com Pedro Mattos, então Transbrasil e hoje Grupo Águia. Amigo de 20 anos também. Saudade da barba preta…

A aviação no Rio ainda era mais forte que em São Paulo e tinha uma turma muito boa na época. Aqui, eu com Beatriz Solla, da United, que tinha uma equipe muito boa. Saudades dos amigos da aviação do Rio hein… Muitos ainda mantendo contato.

Já em São Paulo, com o Emerson (Remi), começando na fotografia… Já fomos mais magros, já tivemos mais cabelos, mas sabíamos menos…

Já em Sampa, barba ainda negra, com a Júlia, da American, uma das grandes amigas que me receberam bem na cidade…

Glauce e Maysa formaram uma ótima dupla no Rio, quando me mudei para SP…

Aqui com dois argentinos muy amigos: o patrão e mestre Guillermo Alcorta (das broncas e sermões aos elogios e à liberdade e confiança, sempre aprendendo com ele) e o saudoso Alfredo Rodriguez.

Com meu ex-chefe e irmão mais velho (sei que não parece ser mais velho, mas é), Luiz Sales, com quem aprendi (quase) tudo sobre jornalismo de turismo. Sua filha, Alice, hoje já tem 16 anos…

Com Nina Marciano… um menino…

Com Valéria e Teresa, do Armação…Desde então, amo Porto de Galinhas. E as duas

Enfim, foram algumas poucas fotos que achei na correria entre fazer a mala para Salvador (onde estou agora com os amigos da Rextur), fechar o Jornal PANROTAS (que entra no ar hoje à tarde) e coordenar um monte de coisas. Prometo procurar mais flashes antigos e organizar melhor as ideias sobre esses 20 anos… Quanta coisa mudou.

Obrigado a todos vocês que me acompanham e acompanharam desde então.

Axé!!!

Postagens relacionadas

Published by

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade é carioca, taurino, jornalista e nasceu em 1969. É editor-chefe da PANROTAS Editora e mora em São Paulo desde 1998

105 thoughts on “20 ANOS ESTA NOITE

  1. Olá Artur!
    Deixo aqui registrado meus votos de mais sucesso ainda para os próximos 20 anos, dos quais espero que eu possa estreitar ainda mais os laços.
    Um forte abraço!
    Léo

    1. Grande Leo, te conheço pouco, mas já gostei né
      Vamos sim, com certeza. O Twitter nos aproximou e agora a verdinha mais ainda hehehe
      Abraços e obrigado
      Artur

  2. Parabéns Artur,

    fiquei pensando que daqui há um mês completo três anos.

    Mas é incrível como as pessoas do turismo ficam no turismo, não saem mais. Podem até perambular por outras áreas, mas acabam voltando.

    Aproveite a festa.

    Abs

  3. Artur, que você continue sendo este profissional e amigo encantador!
    Você faz pensar.
    Você ensina a ouvir.
    Você faz crescer.
    Você faz a diferença!
    Ter você por perto é um presentão.
    PARABÉNS amigo, gurú, conselheiro

      1. Pedi ao Nando Reis para ajudar aqui rsrs
        “Nao sei se o mundo e bom
        Mas ele esta melhor
        Desde que você chegou
        E explicou:
        O mundo pra mim.”

        beijos inspirador inspirado:)

  4. Gente, que delícia esse post… Ainda bem que não preciso dizer que fiquei com saudades de você porque estamos aqui juntos há 20 anos (20 anos menos três meses para mim). Mesmo que não consecutivos de minha parte, mas sempre perto de você…rs.

    Em 1º de agosto é a minha vez, vamos fazer uma festa pra comemorar isso, já que de aniversário, juntos, nunca conseguimos fazer he he.

    1. Nossa, vou te dizer que até eu, que só vivo esse setor há quase sete anos (mas conheço a maioria da galera das fotos), fiquei emocionadinha! Arrasou no post, Artur!
      Comemoro meu aniver amanhã e ainda ei de unir esses três maravilhosos e vitaminados taurinos (vc, Fabiola e eu) numa festa só… Quem sabe no ano que vem, que faço TRINTÃO!
      Parabéns, querido.

  5. Artur,

    Que saudades dos nossos tempos de Panrotas Rio. Você e a Fafá formavam um ótima dupla. Trabalhávamos muito, mas também nos divertíamos bastante. Lembra do Pan Veneno? Hilário!!! O tempo passou muito rápido, mas você que já era esse tremendo profissional que é hoje. Tudo bem que hoje tem uma barba ligeiramente branca, mas isso só lhe deu ainda mais charme. Sucesso sempre e parabéns pelos vinte anos. Por favor, não desista da idéia de escrever um livro. Tenho certeza que todo mundo vai adorar. beijos enormes. Darlene

    1. Fala Darling…tb não achei nossas fotos daquela época. Muito bom aquele período. E os que vieram depois também… Obrigado pela parceria desde então, pelo carinho… Beijos

    1. Valeu, João. E continue ajudando no diálogo e no conteúdo das matérias… é esse feedback e colaboração que fazem com que eu pareça inteligente hehe
      Abração
      Artur

  6. Artur,

    Entre tantos tapas e beijos com a indústria só posso dizer uma coisa:
    – Você é um dos poucos JORNALISTAS (em caixa alta mesmo) que trabalha com isenção e uma ironia inteligente que tão poucos têm.

    Com certeza você está no nível do Boechat, o carioca-argentino, que assim como você veio prá São Paulo nos prover de informação e, por que não, FORMÃÇÃO com humor (às vezes ácido) e dureza prá defender a notícia doa a quem doer…

    Queremos você atuante por aqui nos próximos 50 anos. Depois disso não vamos mais te aturar! 🙂

    Abraços

    1. Fala Gustavinho, Gustavão, meu cantor predileto…hehe e um dos melhores blogueiros e executivos do setor… Também tenho uma foto ótima sua daquelas épocas…falta saber onde a coloquei…
      Obrigado pela simpatia, profissionalismo e amizade
      Grande abraço
      Artur

  7. Olá Artur,

    Não quero ficar de fora dessa data tão marcante. Sei que já tivemos nossas diferenças, nossos “arranca-rabos”, mas enfim, acho que isso faz parte do jogo quando ambos defendemos nossas idéias com convicção. Uma coisa é certa: apesar disso você sempre me tratou com todo o profissionalismo que lhe é peculiar e sempre respeitou as diferenças. Isso é fundamental num jornalista e não é muito comum encontrar. Estou no turismo há quase 35 anos e entre erros e acertos continuo bebendo essa “cachaça” até cair. Profissionais como você tornam a “ressaca” muito mais suportável.

    Parabéns e que venham mais 20.

    Abraço

    1. Obrigado Rui. Arranca rabos fazem parte e com o tempo eles sse transformam e nos transformam. Sempre aprendemos com eles. Continuemos apostando no turismo e questionando os discursos prontos
      Abração
      Artur

  8. Nada disso, Fabíola! Vamos comemorar esse aniversário de vcs dois juntos, mesmo com atraso! E claro que os 20 anos de turismo, também. Parabéns, Artur! Excelente a foto com Remi! Beijo,

    1. Fala Bebeú… não achei uma foto nossa na caixinha vermelha de fotos que estava lá em casa. que horrore. Mas vc sabe que ela tem lugar certo nessas memórias. Você para mim é a parceira perfeita para trabalhar, uma grande amiga e não entendo como ainda não casou… hehehehe beijos e continuemos por mais algumas décadas. Obrigado por tudo.
      Artur

      1. hehehehe… Comentariozinho típico seu esse do casamento, hein? Ok que seu temperamento não é dos mais fáceis, mas trabalhar contigo sempre será um prazer – apesar, ou principalmente, pelas discordâncias! E ser sua amiga, uma diversão! Nos vemos segunda! Já combinei com Fabíola, nada de furos! Beijo,

        1. Ah, e vc não encontrou fotos porque, em cada “despedida” minha do Panrotas, levava algumas delas comigo… hehehe…

  9. Bela lembrança da época em que o Rio era o berço de grandes empresas e celeiro de grandes profissionais,,,esta época está voltando…

    Um abraço.

  10. Oi Artur,

    ADOREI, Parabéns por este post e Parabéns pela dedicação, pelas polemicas, pelas matérias e por ser isento sempre e até com voce mesmo, colocando fotos que demosntram que se passaram 20 anos até prá vc………………rsrsrsrsrs!
    Beijos e fique mais muitos anos conosco, pois estás me devendo almoço, café, etc……………..rsrsrsrs
    Bom finde (eu to aqui no Rio cobrindo o evento de Surf, quer se juntar a mim?)

    1. i know, i know…tô superendividado com você, mas como boa taurina sabe que um dia a d[ivida é paga ou perdoada hehehe obrigado pelos bons momentos, pelos debates, pelas notícias e pelos risos.
      beijos e enjoy our Rio

  11. Grande Artur,

    Não poderia deixar de dar os parabéns, afinal, eu era bem pequeno quando você começou a noticiar o turismo, área esta que ocupa importante espaço na minha vida, com muita alegria, é claro!

    Como disse Guillermo Alcorta, que venham mais 20 anos e que eu possa estar sempre por perto e quem sabe, fazer parte da sua galeria de fotos!

    Abraços!

    Tony

    1. Antonio, Antonio
      pior que nossa foto tá ótima né… Mas não estava na caixinha à mão. Obrigado pelas palavras e por sempre dialogar, profissionalmente, e sobre outros temas. Vc aprendeu que não me sinto dono da verdade, mas se eu falo alguma verdade minha e ninguém questiona… Continuemos dialogando. E que vc continue feliz com you know what. Abração

    1. Valzitcha…muitas das boas lembranças desses 20 anos têm participação sua, claro. Muito bom ser seu “parente”via família PANROTAS
      beijos e obrigado

  12. Artur,

    É bom saber que hoje faço parte do seu time. Muitos anos mais de trabalho com ética, profissionalismo, coragem e humor. Parabéns!

    1. Valeu, Alê… Gosto muito de conviver com sua pureza (acreditem!!!), vontade, seriedade e humildade em aprender sempre. Muito bom tê-lo em nossa família PANROTAS
      Abraços

  13. Caro Artur,

    Para este tema a confidencialidade libera…

    Repetindo o postado no site, ‘que o Senhor Te abencoe e Te guarde’ todos os dias de sua vida.

    Meu abraco desde MAN e congratulations!,

    Marcos Estevao Vajas Hernandez
    Manchester-UK, + 44 79 7973.3380

  14. Artur,

    Você tambem é um incentivador de muitos jovens começando, ou ja com média experiência no trade.

    Aprendemos muito com você.

    Parabéns.

    Tiago

    1. Tiago, bom saber disso. E sempre que eu exagerar ou me equivocar, vale discordar, pois é na troca que aprendemos, como eu aprendi muito e com muitos nesses anos.
      Abraços
      Obrigado
      Artur

    1. Magrinho não digo…mas menos fofinho…hehe Pois é…te conheci na Rio Branco hein… Agora tu tá na Barra mas já ralou no centro… Gente que faz. Beijão e obrigado pelo carinho de tantos anos… Mesmo com o Vabo no meu pé. Mas Vabo Jr. puxou a mãe hehe beijos

  15. Caro Artur !!!!

    Parabens pelos 20 anos e bela trajetoria tb. Deu saudades de ver sua foto com a saudosa Bia da UA/Rio. Boas epocas aquelas e de muitos amigos na aviacao tb.

    Muita LUZ e mais 20 anos de sucesso pra ti.

    Abcao do Alexandre

  16. Artur

    Artur,

    Pelos 20 anos no Panrotas, você merece mesmo parabéns…

    Guillermo, Marianna, Helô, Fabíola, “Gilberto”, Isabel, Marluce, Alex, e demais amigos,

    Pelos 20 anos “aturando” o Artur, o Panrotas merece um troféu…!!!

    []’s

    Luís Vabo

  17. Querido Artur

    Parabens pelos 20 anos no PANROTAS
    Voce merece todo este sucesso e reconhecimento

    Grande beijo

  18. Caro Arthur, que bom que ainda esta em tempo de lhe desejar meus sinceros Parabéns!!!! Muito mais saúde e sucesso para as próximas décadas, nos contando e informando muito sobre esse mundo enorme! Abraços

  19. Artur,

    Ver você e tanta outras pessoas com quem também compartilhei o longo caminho nesta nossa área de turismo de tantos encantos foi muito bom. Me levou a “navegar” em águas passadas e , verdadeiramente, me emocionou muito…

    Mas o melhor de tudo foi, de forma privilegiada, assistir o que profissionais do seu porte são capazes de produzir e como o mercado retribuiu, estimulou e apreciou toda esta sua imensa competência !

    Desejo que o sucesso e a estrada continuem fluindo em direção ao infinito (com a Fabíola por perto, claro…risos !)

    Abs e parabéns pela bela caminhada !

    Carlos Arthur Costa

    1. Obrigado, Carlos… Você é um dos que estiveram lá no começo da minha carreira. Outros tempos… Obrigado e continuemos navegando nas águas turísticas
      Abs
      Artur

  20. Parabéns Artur! Lendo a retrospectiva de sua carreira, relembrei da minha própria história no turismo. Temos a mesma idade e em Janeiro completarei também 20 anos de turismo, o que me fez testemunha ocular de sua brilhante trajetória a frente do Panrotas. Admiro muito seu trabalho e lhe desejo muito sucesso: O melhor ainda está por vir! Abs, Mauricio Alexandre

    1. Pois é, hein Maurice… O tempo voa mas acho que aproveitamos. Também te acompanho há um tempão e é bom te ver de volta aos parques, nadando de braçada
      Obrigado e grande abraço
      Artur

  21. Parabéns Artur pelo grande trabalho durante esses 20 anos

    Parabéns tambem você passou o numero de comentarios do Luis Vabo

    abraço

    EDMAR

    1. Obrigado, Edmar. Nosso trabalho é muito ajudado por líderes e empresários éticos e inovadores como você, e que colaboram e entendem o papel da imprensa.
      Sobre passar os comentários do Vabo…hehe…e olha que nem usei os artifícios dele…
      Abraços e obrigado
      Artur

  22. Artur querido, nem sabia que ia ser agora os vinte!!!

    Que sejam muitos mais, cheios de energia (olha a sa[ude…). Darci manda um abraço também e diz que sucesso é sempre o resultado do talento e de trabalho com dedicação. O que tu tens de sobra !

    Adoro ser sua colega, adoro ouvir tuas risadas (se a Fabíola está perto só se ouve a dela..) sobre os “clássicos do jornalismo”. Beijos !

    1. Oi Helozinha…como está a viagem? E o hotel de 350 euros a noite? Espero que bem. Também estou adorando ser seu colega, pois já era seu fã da hotelaria, né?
      Abraços no Darci e obrigado pelo carinho
      Divirta-se
      Bjs
      Artur

  23. Caro Artur,
    20 anos de um trabalho inteligente, dedicado, verdadeiro e honesto.
    Você é um profissional brilhante e por isso virou referencia no nosso mercado.
    Que possamos todos os seus amigos e leitores, poder continuar desfrutando da sua companhia por mais muitos anos.
    Parabéns, sucesso e saúde sempre. Você merece.
    Grande abraço.
    Marcelo

  24. Artur,

    Parabens pelos 20 anos de Panrotas / Poucos profissionais conseguem por tantos anos manter-se relevante como voce.
    Obrigado por ter a coragem de nao limitar-se a reportar os fatos, porem, mais importante contribuir com sua opiniao e bom humor.

    Saude, Sucesso e Prosperidade.

    Carbone

  25. Querido Artur,

    Parabéns pelos competentes 20 anos de Panrotas ! Que venham muitos mais….admiro muito seu trabalho e voce ! beijo grande
    Dani

  26. OLHA EU SÓ NAO direi que amei o blog de paixao, pq nao vi nenhuma foto minha
    magoa profunda, ja que habito estas plagas panrotianas ha cerca de 12/13 anos, creio….

    mas lembro bem q vc me levou para esta casa….

    paarabens querido… vc faz a diferença com textos instigantes, capas incríveis e aquele humor ma ra vi lho so.;;;;;;; que so quem te conhece um pouco, se diverte…kkkk
    bjussssssssss millllllllllllllllll

    1. Veroca, querida… faltou muita foto… essas peguei na corrida fazendo mala… e eu não sou nada organizado com fotos.
      obrigado pelo carinho, é verdade que trabalhamos muito, mas sempre nos divertimos muito… é isso que nos ajuda. A história do Ari Toledo e suas aventuras em Noronha jamais esquecerei hehe
      beijos e obrigado
      Artur

  27. Arthur, parabéns pela belíssima trajetória de carreira, este brilhante exemplo somente me faz acreditar que ainda é possivel traçar carreira em uma determinada organização desde que esta seja séria e idônea.
    Mas fica a minha satisfação em escrever para alguém que também competentemente posta matérias de alto conteúdo informativo. Lhe desejo felicidades muita saúde, paz em Cristo e o dobro do sucesso ja conquistado.
    Abraços
    Henrique Simões

    1. Obrigado Henrique. Buscar cada vez mais conteúdos interessantes, importantes e com vários ângulos é nosso dever; E que bom que tenho ajuda de tantos amigos e leitores.
      Grande abraço
      Artur

    1. Obrigado, Ricardo.
      É um aniversário múltiplo… De PANROTAS, turismo, grandes amigos. Tá sendo ótimo falar por aqui com todos eles, como você.
      Obrigado pela amizade e parceria nesses anos. Estamos juntos
      Abraços
      Artur

  28. Amigo Artur
    Parabéns pelos primeiros 20 anos, eles costumam ser os mais difíceis. Sua credibilidade é fruto de muito trabalho honesto, sério e a grande recompensa são os amigos que você vem colhendo nesse mercado.
    Costumo dizer que experiência, confiança e liderança se adquirem e não se impõem, Parabéns e que venham muitos outros anos recheados de sucesso e reconhecimento.
    Um abraço
    Goia

    1. O senhor não deveria estar na piscina a essa hora? Obrigado pelas palavras e pela amizade. Claro que os frutos da carreira são importantíssimos e trabalhamos para isso, para somar, mas nesses 20 anos o que de mais tenho orgulho são os amigos verdadeiros que tive sorte e honra de conquistar. Como você e sua querida família, que estão no meu coração. Outro dia estava pensando que a letra G me persegue… Meus três grandes gurus no turismo são Guillermo (Alcorta), Guilherme (Paulus) e o “seu” Goiaci… É o 3G do turismo brasileiro. Grande abraço e que continuemos assim por muitos anos…
      Artur

  29. Querido

    Parabens!

    Eu tiro o chapeu pra vc. Profissional, amigo, comprometido e tem carater e carisma.

    Li que quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre e liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.

    E vc, vem provando isso em todos esses anos.

    Que Deus te proteja SEMPRE

    bjs

    1. Oi querida… obrigado pelo carinho de sempre. Também te admiro muito, além de te adorar por tudo o que vc é. Já disse que tem que ter uma estátua sua em Porto.
      Obrigado por ser sempre amiga, presente, profissional e guerreira
      Beijão
      Artur

  30. Parabéns meu querido, que venham mais 50 anos para que o turismo continue a ter voz inteligente, ousada, visionaria, consciente e astuta. Um enorme abraço.
    Lúcia

    1. Lucia, querida, 20 anos passam bem mais rapidamente com amigos queridos como você. Divertida, inteligente, profissional e sempre ao nosso lado.
      Tô indo almoçar com a chefe…hehe
      beijão grande
      obrigado
      Artur

  31. Artur,
    Time flyes…usando frases populares…vinho quando envelhecido é melhor…20 anos e, de imediato, vem a recordação de irmos juntos visitar o Alfredo Rodriguez, parceiro importante da Panrotas e amigo do boss…e sair dessa reunião convencida de que você seria o máximo para o Panrotas, tinha mostrado ainda que desambientado com o Trade sua desenvoltura com a arte de entrevistar e que era fera no jornalismo. Parabéns!
    Tracy

    1. Tracy… olha que eu lembro dessa reunião… E de como aprendi com vc naquele início de PANROTAS. Nossas idas ao Cervantes e ao Jobi. Nossos happy hours. Nosso bom humor. E o profissionalismo.
      Obrigado por tudo, grande beijo
      saudades
      Artur

  32. Caro Artur,

    Se não me identificar como Regina Bianchi da Alitalia talvez você tenha, depois de tanto tempo, dificuldade em saber de quem se trata.
    Me lembro exatamente de quando você começou no Panrotas.. e se passaram 20 anos, uma vida! Ver as fotos deste início no Rio … Glauce, Maysa, Fabiola, Luis Salles, Remi, me emocionam muito, não só pelo tempo passado mas também por tantas recordações, tantas Abavs, eventos, etc. Beijo grande Artur! Que 20 anos sejam só o começo. Pergunto sempre por você ao Alexandre.

    1. Regina….que saudades. Ah tem que falar Regina Bianchi da Alitalia mesmo…era da confraria. Bons tempos, nos divertimos e aprendemos muito. E estamos melhores, né? Que bom que você me achou. O Luca eu sigo no Twitter e falo sempre (o meu é @arturla). Vou procurar uma foto nossa, pois essas peguei no susto hehe beijão. adorei

  33. Não me lembro e não tenho essa foto. Obrigada por estar neste seleto grupo. Você, um menino e eu…. uma menininha… A emoção foi tanta de deitar em seu ombro que até fechei os olhos…. rs – bjs

    1. Olha que eu acho que foi nas Bahamas hein… Vc ainda com seu lado repórter.. hoje uma empresária da comunicação.
      Já fomos meninos, mas hoje estamos mandando bem, não?
      Beijos e obrigado
      Artur

    1. hahahaha Viveca, a Viperina é um clássico… Adorei. Obrigado e beijos… Ah os seus cabelos continuam lindos…esse loiro natural é um must…mais beijos Martursalém de 4.2

  34. Prezado Artur,
    Parabéns pelos 20 anos de casa, e o que ainda pode-se dizer depois destes merecidos posts de dezenas de amigos? Missão difícil… mas fica também meu desejo de que você continue nos brindando com sua inteligência, sagacidade e personalidade por ao menos outros 20 e tantos anos… Sucesso e saúde sempre!
    Jeff
    +++

  35. Artur, parabéns!!! Me lembro do dia que a Darlene te entrevistou na Panrotas do RJ e comentou comigo que tinha gostado muito de você e ia te contratar. Depois nos conhecemos pessoalmente, fomos juntos a muitos shows, jantares, festas e viagens. 20 anos se passaram eu tb vim para São Paulo, continuamos amigos e cumpadres. Só tenho uma reclamação a fazer: precisamos nos ver mais! Felicidades e mais 20 anos de turismo! Bjs.

    1. Pois é hein Dona Vânia…quantas histórias…heheh boas lembranças. Jamais esquecerei você e Darlene no estacionamento do Sheraton se arrumando pro pagode hehe Hoje mãe de gêmeos, mas Lara e Miguel hão de se orgulhar… sim, precisamos nos ver mais, mas Sampa não é Rio né… nada é logo ali…
      beijão e obrigado pelas palavras

  36. Passando rápido por aqui, não pude deixar de curtir estas fotos que docemente você dividiu conosco Artur.

    Parabéns, muitos e muitos anos de turismo e Panrotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *