20 ANOS ESTA NOITE

Eu ia escrever um post-livro, mas o tempo, como sabemos, voa. Voa tanto que lá se vão 20 anos de turismo. Há exatos 20 anos comecei a beber dessa cachaça (e olha que eu não bebo hein), no PANROTAS do Rio. E cá estou agora. São muitas histórias, pessoas, eventos, amigos, lembranças e um dia eu vou contando aos poucos. Peguei rapidamente algumas fotos que achei por acaso em uma caixa, para marcar a data. 13 de maio, meus 20 anos de turismo e PANROTAS. Dia de N. S. de Fátima. Da Libertação dos Escravos. Dos Pretos Velhos… Cinco anos do casamento de Marianna e Ricardo (beijo para os dois, pois sou um dos padrinhos e são grandes amigos)… Ou seja, há muitos motivos para comemorar… Com as fotos, pelos menos, vocês vão se divertir… Prometo procurar mais.

Eu repórter na Redação do Rio (vejam que há 20 anos já usávamos laptop…) e na foto tirada ontem, em pleno fechamento (momento estressante, por isso, deem um desconto).

Eu e Fabíola Bemfeito, que começou no PANROTAS Rio três meses depois de mim. Passou pela Abav, Disney (na época dessa foto), Transbrasil e SP Turis, mas também vai fazer seus 20 anos de turismo e PANROTAS em breve. E de mim, claro – da qual nunca desgrudou (ainda bem).

Com Pedro Mattos, então Transbrasil e hoje Grupo Águia. Amigo de 20 anos também. Saudade da barba preta…

A aviação no Rio ainda era mais forte que em São Paulo e tinha uma turma muito boa na época. Aqui, eu com Beatriz Solla, da United, que tinha uma equipe muito boa. Saudades dos amigos da aviação do Rio hein… Muitos ainda mantendo contato.

Já em São Paulo, com o Emerson (Remi), começando na fotografia… Já fomos mais magros, já tivemos mais cabelos, mas sabíamos menos…

Já em Sampa, barba ainda negra, com a Júlia, da American, uma das grandes amigas que me receberam bem na cidade…

Glauce e Maysa formaram uma ótima dupla no Rio, quando me mudei para SP…

Aqui com dois argentinos muy amigos: o patrão e mestre Guillermo Alcorta (das broncas e sermões aos elogios e à liberdade e confiança, sempre aprendendo com ele) e o saudoso Alfredo Rodriguez.

Com meu ex-chefe e irmão mais velho (sei que não parece ser mais velho, mas é), Luiz Sales, com quem aprendi (quase) tudo sobre jornalismo de turismo. Sua filha, Alice, hoje já tem 16 anos…

Com Nina Marciano… um menino…

Com Valéria e Teresa, do Armação…Desde então, amo Porto de Galinhas. E as duas

Enfim, foram algumas poucas fotos que achei na correria entre fazer a mala para Salvador (onde estou agora com os amigos da Rextur), fechar o Jornal PANROTAS (que entra no ar hoje à tarde) e coordenar um monte de coisas. Prometo procurar mais flashes antigos e organizar melhor as ideias sobre esses 20 anos… Quanta coisa mudou.

Obrigado a todos vocês que me acompanham e acompanharam desde então.

Axé!!!