Incrível como tem chinês na China

Escrevo esse post de Pequin.  Incrível como tem chinês na China.

O leitor pode achar óbvio. Afinal sempre tem muito argentino na Argentina, francês na Franca, e noruegueses na Noruega.  Abre parênteses: O falecido cronista da Folha, Otto Lara Rezende, chegou a seguinte conclusão quando esteve na Noruega:

“Não existe mulher bonita em pais desenvolvido. A beleza tem que ser uma exceção. A partir do momento em que todos são bonitos, ninguém é bonito. Uma norueguesa é sempre igual a outra norueguesa. Quando olhava para todos os lados e não via nenhuma mulher feia comecei a sofrer de um absoluto tedio visual”.

Mas a parte mais interessante da crônica do Otto é a descrição da ordem, disciplina e organização dos Noruegueses. Diz ele:  “Foi quando compreendi porque o escandinavo se mata. Ao apertar a mão de um Noruegues tinha vontade de perguntar-lhe: – “Quando é o suicídio?”

Isso me faz entender porque o brasileiro nao se suicida cada vez que utiliza um aeroporto brasileiro…

Mas antes que eu seja inundado de comentários de noruegueses irritados deixem-me voltar para os chineses.

Incrível como tem chinês na China. Para cada chinês que vejo aqui existem outros cinco em volta. E olha que a China possui 9 milhões de quilômetros quadrados.

Tudo aqui é superlativo.

- Quase 2 bilhões de viagens domésticas em 2010. Cada ano elas crescem 10%. Ou seja, 200 milhões.

- O único GDS do Pais, Travelsky, de propriedade do governo emitiu 217 milhões de bilhetes e os hotéis receberam 700 milhões de noites em 2010.

- As reservas on line representam quase 20% ou seja 400 milhões. E segundo a consultoria iResearch elas devem atingir um volume de 2.3 bilhões de dólares em 2013.

- No ano de 2011 haverão 105 milhões de turistas internacionais chineses.

- E como se não bastasse o jornal ingles “The Next Web” prevê:  em 5 anos o mandarim vai  ultrapassar o inglês como língua oficial da internet . Dos 2 bilhões de internautas conectados diariamente, 537 milhões se expressam em inglês e 444 milhões em mandarim.

As oportunidades são enormes:

Todo mercado aguarda a desregulamentação das viagens internacionais (controladas e baseadas em acordos bilaterais chamados ADS) e a quebra do monopólio da Travelsky.

Os desafios também são enormes:

- Poucos chineses falam inglês;

-  automação das reservas ainda é precária (Na  outra vez que estive aqui visitei  call center da Ctrip, a maior OTA da China com 53% de market share. Nunca vi tanta gente atendendo telefone junto. Mil pessoas distribuídas em um galpão que parecia uma fabrica de tecidos).

- Apesar de 750 milhões de celulares a miríade de marcas de smartphones dificulta o desenvolvimento de uma plataforma única de aplicativos móveis.

- A desregulamentação e integração com o mundo ocidental ainda são um enigma. Nomes conhecidos como Google, Expedia, e-bay, Trip Advisor e Facebook aqui se chamam Baidu, Taobao, eLong, Qunar, Kuxun e  Daodao. Uma cópia fiel de seus irmãos ocidentais.

Para terminar uma pequena descrição do turista chines:

São jovens. Extremamente simpáticos e expansivos, viajam em mini grupos, amam fotografar,  conhecer pontos turísticos, beber chá e bebidas quentes. São sensíveis a preço, adoram fazer compras e ostentar marcas de luxo.

No proximo post vou escrever sobre a geração ”Cool a la China Stylepara aqueles que ainda pensam que todo chines é igual…

Tags: ,

7 comentários para “Incrível como tem chinês na China”

  1. Luís Vabo disse:

    Grande PS,

    Seus posts sempre oportunos !

    Os chineses fazem hoje o que os japoneses fizeram após a 2a. guerra e os coreanos iniciaram no final do século passado (anos 80/90): copiam o que há de melhor, sem a menor cerimônia ou preocupação com patentes, licenças ou direitos internacionais.

    Inovação para a China hoje é produzir cada vez mais a um custo cada vez menor, mesmo que usando a ideia, o estilo, o design e a tecnologia que outros desenvolveram.

    E o pior é que, assim como o Japão virou referência de qualidade em itens como eletrônicos, carros e outros, a Coréia está indo rapidamente pelo mesmo caminho, não será surpresa se a China alcançar este patamar de qualidade em prazo menor ainda (20 ou 30 anos).

    Quem ousa imaginar o impacto na economia mundial quando a China inundar o mundo com produtos de melhor qualidade, com design e tecnologia realmente inovadores, a um custo competitivo?

    []‘s

    Luís Vabo

  2. Walter Soares disse:

    Caro PS,

    Não só na China, fora dela também tem muito Chines, aliás veja as etiquetas de suas roupas, mesmo de grife, eletrodomesticos, eletronicos, com certeza voce ira encontrar um Chines na sua vida. Até na mercearia perto da minha casa eu já entro cumprimentando o dono NI HAO.

  3. Paulo Salvador disse:

    Meus caros Luis e Walter.
    Voces tem razao. Apenas uma pequena correcao nos 20 ou 30 anos do Vabo em relacao a alcancar niveis extremamente competitivos tambem na tecnologia e qualidade dos produtos. Todas as grandes marcas de luxo ja fabricam seus produtos na China para consumidores chineses. Sem falar dos avioes: a grande ameaca da Boeing, Airbus, Bombardier e Embraer vem daqui.

  4. Luís Vabo disse:

    PS,

    Quando digo daqui a 20/30 anos, me refiro à China fabricar seus próprios produtos (não os de marca ocidental como já fazem), inspirados, criados, desenvolvidos e fabricados na China, por chineses, com patentes próprias e, o mais importante, com qualidade a ponto de serem copiados.

    Penso que isso acontecerá neste curtíssimo prazo.

    []‘s

    Luís Vabo

  5. [...] This post was mentioned on Twitter by GutoRocha, Paulo Salvador. Paulo Salvador said: Ayme in Paris. Sem Twitter ha 1 semana. Na China eh proibido. Btw saibam pq tem tanto chines na China: leiam http://bit.ly/ej9Q6y [...]

  6. Camilla disse:

    Oi Paulo,

    Como brasileira trabalhando em hotelaria em Beijing ha alguns meses, concordo com tudo o que voce escreveu… um mercado que nao para de crescer mas que ainda tem muitos desafios pela frente!

    Um grande abraco,

    Camilla

  7. Olá Pulo.

    Que a china será a mior potência economica do mundo, todo mundo já sabe , vamos apenas torcer para ninguem ensinar esses caras como se joga Futebol..rsrs pois se tiver algum bom de bola encontraremos mais uns 200 iguaizinhos

    Abç

    @andrebarbedo

Deixe um comentário