Uma semana de arrepiar

Primeiro recebo um e-mail da PlayStation Network informando a amável clientela que os sistemas foram invadidos por hackers e os dados dos 77 milhões de usuários de  jogos on line e sistemas de entretenimento foram roubados. O meu filho Lorenzo de 12 anos é um deles.

Como se não bastasse o mesmo informe revela que os numeros do cartão de credito de mais de 2 milhões de contas foram também surrupiados.  A PlayStation Network esta fora do ar desde o dia 20 de abril.  Trata-se da maior quebra de privacidade da história da internet.

Ainda na semana passada:  a Amazon teve problemas com seu serviço de “cloud computing” afetando o funcionamento de centenas de sites como Quora e Foursquare.  Para quem não sabe, cloud computing é o serviço de terceirização da armazenagem de dados. A Amazon é um dos maiores armazéns virtuais da internet.

Para terminar o Steve Jobs teve que sair do anonimato de sua doença para se explicar sobre a denuncia de que a Apple estaria  armazenando e comercializando informações sobre a localização e deslocamento dos usuários do iPhone.

Esses três episódios confirmam o que já havia alertado em posts anteriores: nunca fomos tão vulneráveis . Vivemos a euforia do consumidor livre e soberano das redes sociais. Mas na medida em que essa liberdade e soberania estão armazenados nos servidores da  Facebook ou Apple esse consumidor na verdade é um refém.

Os leitores podem afirmar que a saída para esse dilema é o livre arbítrio.  Mas as empresas e os governos tem sua parcela de responsabilidade.

As empresas, alem de investir continuamente em seus sistemas de segurança, necessitam aprimorar seus sistemas de comunicação.

Tanto a Sony quanto a Amazon ocultaram durante dias a existência de problemas.  O aparecimento do Steve Jobs demonstra que a Apple também não soube administrar sozinha a acusação.

Quanto aos governos, cabe a eles criar mecanismos de regulação e de punição para essas derrapagens e negligencias.

2 comentários para “Uma semana de arrepiar”

  1. Luis Otavio disse:

    Oi Paulo,
    Isso vai deixar os clientes(e os ainda não clientes) mais
    desconfiados dessas empresas que reúnem dados, hábitos e evidências.Algumas empresas tem, até mesmo, os detalhes mais obscuros. Não é raro os camelôs da Santa Efigênia(SP) oferecerem listagens diversas de consumidores.
    No caso dos serviços da Amazon(Cloud Computing) ainda prefiro ficar um bom tempo com meu confiável HD externo :-)

  2. Marcos Estevao Vajas Hernandez disse:

    Caro Paulo,

    E o preco que se paga para usurfruir a maquina…

    Bencaos do Senhor e meu respeitoso abraco,

    Marcos Estevao Vajas Hernandez
    Manchester-UK, + 44 79 7973.3380

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