Os Metabuscadores Brasileiros

O Tnooz fez uma matéria excelente falando dos metabuscadores brasileiros e da entrada de players como Kayak e Skyscanner no Brasil. Mas eles não mencionaram alguns dados que acho importante olharmos.

Temos dois players nacionais, o Mundi e o novo Voopter, que foi finalista nas startups do Fórum Panrotas em 2014. Qual a diferença deles pra Decolar, Submarino, etc? Comparam o preço das OTAs e muitas vezes levam direto para as cias aéreas. O Mundi foi fundado em 2008 e é interessante fazermos uma comparação rápida com o Voopter, que completou apenas dois anos recentemente.

No Similarweb é possível ver o crescimento dos dois. O Voopter já registra 1 milhão de usuários únicos por mês, contra 1.6 milhões estimados do Mundi. Sendo que o gráfico de crescimento dos dois é bem diferente.

Crescimento estimado de visitas mensais do Mundi

mundi

Crescimento real de visitar mensais do Voopter

voopter

O Voopter levantou mais uma rodada de investimentos do Global Founders, fundo da Alemanha, e está subindo com tudo. O Mundi, segundo o Tnooz, fez break-even. Mas conforme o gráfico, parece estagnado, com grande parte do seu tráfego dependente de uma única fonte. Pelos dados e pelo cenário aparente, acredito que o Voopter vai dominar o mercado rapidamente.

Ainda sobre os metabuscadores brasileiros, em relação a comparação de preços de OTAs locais, elas mostram valores bem mais baixos que os preços finais para ficar em cima nas pesquisas e no final revelam seus markups e taxas. A pergunta é, se os metabuscadores direcionarem somente para cias aéreas, qual seria a importância da OTA? Parcelamento no internacional? Sendo que um metabuscador normalmente não utiliza GDS, tirando um custo operacional alto. Aliás, acho muito feio fazer essa maquiagem de preços, que às vezes aparece abaixo até da própria cia aérea.

Mercado de metabuscadores promete briga acirrada neste ano…

Postagens relacionadas

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *