UM FUTURO QUE VALE CADA CENTAVO

Vamos fazer uma rápida viagem no tempo? Até ontem, para realizar uma viagem aérea precisávamos de um bilhete físico, para fazer check-in em um hotel tínhamos que preencher uma série de formulários e para solicitar um atendimento médico no exterior precisávamos fazer uma ligação internacional e falar com um atendente.

Tão rápido como sair de um parágrafo e chegar em outro, os avanços tecnológicos mudaram, e seguem mudando, a maneira como viajamos pelo mundo. Hoje todas as companhias aéreas oferecem check-in on-line e, desde que esteja com a franquia correta de bagagem, permitem que você embarque diretamente sem passar pelo balcão de atendimento. Algumas empresas vão além e oferecem ainda mais inovações. A LATAM oferece aplicativos de entretenimento a bordo. A AZUL oferece TV ao vivo em seus aviões. E mais recentemente a GOL anunciou serviços de WIFI em seus voos.

No setor hoteleiro os avanços tecnológicos também estão trazendo muito mais conforto aos viajantes. Redes como ACCOR já oferecem check-in on-line 24 horas antes da entrada, deixando a chave disponível na recepção e agilizando a entrada de seus clientes. Mas as novidades também não param por aí. Redes como STARWOOD e HILTON já começam a permitir que seus hóspedes abram as portas dos quartos com seus aparelhos celulares.

E as companhias de seguro viagem, o que estão fazendo? Como as empresas de assistência ao viajante podem facilitar a vida de seus clientes durante uma emergência no exterior?

A resposta começa a vir através do novo serviço de autoatendimento lançado pela ASSIST CARD, que permite que seus viajantes solicitem a visita de um médico no hotel apenas digitando no celular a sua localização e os seus sintomas. Assim como companhias aéreas e hotéis, este novo serviço de assistência, que na primeira fase está disponível para turistas em Miami, Orlando e Madri, mostra como a tecnologia pode ser usada para trazer mais conforto e praticidade, permitindo ao viajante acessar serviços sem precisar falar com um atendente e sem precisar gastar com roaming internacional ou telefonia local.

Mas se nos parágrafos anteriores vimos o passado e o presente, como deverá ser o futuro? No vídeo abaixo trago um pequeno insight do que ainda está por vir, especialmente no que se refere aos avanços que vem sendo testados no campo médico. Exemplos como estes mostram que a escolha por uma determinada empresa nem sempre será influenciada pelo preço, mas sim pelas opções de conforto e segurança que ela nos oferece. Pagar um pouco a mais pode valer cada centavo.

 

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Alexandre Camargo

Alexandre Camargo é country manager da Assist Card Brasil. Com 25 anos de experiência no segmento de turismo, já atuou em empresas como Varig, Nordeste, Copa Airlines, Trend e HotelDO. Pós graduado em Administração e Marketing também é autor do livro O ano em que só nós tivemos lucro.

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