Eventos esportivos – fornecedores prontos?

By Aline Bueno – gerente geral da ABGEV e responsável pela delegação ao GBTA Convention 2011

Em uma das sessões que participei na GBTA Convention, cujo tema foi “eventos esportivos corporativos”, foi abordado o tratamento dado pelas entidades esportivas aos eventos como Baseball, Basketball, Soccer, etc e qual a importância destes eventos para a indústria do Turismo.

Observei que independente da modalidade, alguns pontos importantes foram destacados a todos os esportes, como:
– Antecedência das competições e a necessidade de se planejar
– A importância de ter um TMC dedicado ou no mínimo, especializado em eventos esportivos corporativos
– Ter um programa de parcerias de hotel que compreenda as necessidades destes viajantes

Em relação aos hotéis, os itens que mais tiveram ênfase foram:
– Segurança
– Alimentação especial
– Confidencialidade (de hospedar os grupos)
– Salas de eventos para reuniões e/ou coletivas de imprensa
– Localização (próximo aos locais das competições/aeroportos)

Além destes pontos, nos modelos apresentados, vi modalidades que trabalham com uma só TMC, outras que trabalham com um pool e ainda que tenham esta estrutura “in house” e isso depende de qual é o envolvimento da TMC nos eventos.

E para os nossos eventos esportivos corporativos, nossos fornecedores estão prontos? Temos empresas especializadas ou com alguma experiência?
Aguardo as respostas!

Aline Bueno

Postagens relacionadas

Published by

4 thoughts on “Eventos esportivos – fornecedores prontos?

  1. Oi Aline, bacana este tema, até pela agenda de grandes eventos esportivos que já estão confirmados para os próximos anos. Com toda certeza, assim como os farmaceuticos, automotivos, financeiros….os esportivos tem uma “pegada” característica, e os fornecedores em geral que pretendem abocanhar de alguma maneira este filão precisam entender como funciona este segmento investindo em treinamentos, capacitações….para literalmente fazer um GOL e ganhar medalhas de seus clientes!!!! Quem se preparar com certeza fará a diferença!

  2. Oi John,

    A sessão foi muito legal, eles deram vários exemplos de como cuidam deste público bastante extigente e algumas dicas de como fazer a gestão das parcerias, calendários, etc..

    A ABGEV/ALAGEV terá novidades em breve sobre os eventos esportivos corporativos!

    Um beijo!

  3. Acho muito interessante esse tema, mas acredito que em grandes cidades brasileiras é uma atividade em potencial, precisa se consolidar. Vejo que é necessário experiência mas também, é claro, empresas que tenham uma visão ampla e precisa sobre essa nova atividade, pelo menos “nova” ou pouco explorada no Brasil.

    Foi tema em uma das aulas da faculdade, sobre segmentações do turismo, em que ao falarmos do mercado corporativo, vimos que cidades como São Paulo, que é o maior centro financeiro e também com a maior demanda do trade, sofre para manter os executivos por um período maior na cidade. Pensamos que como a cidade e o país tem maior identidade com o futebol, seria de bom grado explorar tal setor, fazendo com que o mercado corporativo pudesse, de repente assistir a um jogo, ir ao centro de treinamento de um clube, e claro bater uma bolinha.

    É evidente que tal negócio já explorado em algumas cidades, como Chicago e Nova Iorque, onde esportes como o Baseball, Basketball atraem o olhar e o desejo do corporativo de ver uma partida de NBA ou ir ao New Yankee Stadium e ter a oportunidade de jogar baseball no local.

    Oi Aline, claro que não se lembra de mim, mas participei do Programa Jovens Universitários na Academia de Viagens neste ano.

    Beijos e sucesso.

    1. Oi Lucas,

      Me lembro de você sim!
      Quando falamos de mega eventos esportivos, os desafios são inúmeros.. e como qualquer evento, temos uma única chance de acertar e ser vitrine..

      O que temos a fazer (como ABGEV) é promover conversas entre os players do mercado, os responsáveis e os clientes corporativos, que precisam se preparar para estes acontecimentos..

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *