Novidades diretamente do ACTE San Francisco

Estava pronta para ir a Convenção do ACTE (Association of Corporate Travel Executives), em SFO/USA, quando por questões particulares precisei cancelar minha ida, porém tinha vários correspondentes lá representando a ABGEV, que trouxeram muitas novidades e atualidades.

A primeira, nossa gerente geral DA ALAGEV – Aline Bueno que me enviou este post:

PODE DESENHAR?
Tive a oportunidade de participar do ACTE Conference de San Francisco, a conferência global da Association of Corporate Travel Executives com quase 20 brasileiros. Foi uma experiência muito positiva, agregadora e muitas idéias novas que poderei aplicar no meu dia a dia. Dentre as sessões que assisti, gostei muito da que se chamava “Visualizing business strategy”, com TOM WUJEC.
Entre os vários conceitos interessantes do palestrante, destaco um chamado de Business Visualization, que diz que é através da ilustração (desenhos) que percebemos os processos e engajamos as pessoas nos propósitos e objetivos. Tom disse que 85% de tudo que o nosso cérebro percebe é através da visão e que as imagens traduzem de forma muito mais efetiva o que se deseja transmitir.
Ele contou que por inúmeras vezes, pediu para alguns profissionais desenharem como se faz uma torrada e independente do nível de detalhe ou raciocínio, todos os voluntários traduziram o processo como conceito de NODES + LINKS = MODELS. Tom disse que tudo por ser visualizado através de ações linkadas (que seguem uma ordem ou fluxo), que terão como resultado um modelo para aquela aplicação. Em geral, estes diagramas devem ter no mínimo 5 e no máximo 13 ações, para que tenha consistência no raciocínio com objetividade.
O mais interessante é que podemos aplicar este conceito em diversos processos no nosso dia a dia, seja com um procedimento interno ou mesmo com a condução de um novo projeto.
Tom compartilhou o fluxo abaixo, quando falamos de business visualization, em que você visualiza a informação e imagina sobre o assunto, na sequência, expressa esta solução e como resultado reflete a aplicação dessa visualização na prática, propondo melhorias em processos, tendo novas idéias, etc..

Para finalizar, Tom disse que é importante que as empresas desenvolvam uma visão estratégica, porém simples e de fácil visualização e sugere os seguintes passos:
1. Veja o negócio como um sistema
2. Desenvolva e use as ferramentas de visualização (como dinâmicas com brainstorming, esquemas com post its, etc..)
3. Crie um ambiente para esta visualização
4. Coloque tudo que o está ilustrado na prática
Acho que de agora em diante, itens como canetas coloridas, papel e idéias farão parte do meu material de trabalho e reuniões diárias!
ADOREI!

4 comentários para “Novidades diretamente do ACTE San Francisco”

  1. Realmente a palestra do Tom Wujec foi um dos pontos altos do encontro. muito legal quando um profissional, que nao vem do meio de viagens, consegue refletir sobre coisas tao simples e tao importantees para nosso negocio.

    Mas o ACTE SFO teve tambem muitas sessoes educacionais importantes para os 20 brasileiros presentes, sessoes que nos fizeram refletir sobre o modo administrar viagens e ver as tendencias que vem por ai…

    Neste 2o semestre, um grupo de brasileiros promete ir avante, na evento do ACTE em Roma…

  2. Luís Vabo disse:

    Aline,

    Muito bom termos 20 brasileiros na primeiríssima delegação da ABGEV ao ACTE, o que mostra que há potencial para as próximas conferências.

    Estaremos juntos no ACTE Rome.

    []‘s

    Luís Vabo

  3. vivianne disse:

    Oi Luis,

    Que bom que você irá conosco!bjos,

Deixe um comentário