Time de ouro!

medalha de ouro

Time de ouro

A Olimpíada passou, mas o time de voluntários da ALAGEV segue dando um show! Estou falando dos 167 participantes de comitês, muito engajados e que dedicam algumas horas do seu tempo para o desenvolvimento do mercado de viagens e eventos corporativos. Parabéns!

Eu sei que estive ausente do Blog, mas desde que assumi a Presidência foram muitas mudanças, inclusive na equipe. Estou trabalhando ativamente com o Novo Conselho na revitalização da ALAGEV e seus comitês, o objetivo é trabalhar de forma integrada, criar valor para o associado, gerar indicadores, entre outras ações.

Atualmente na ALAGEV temos 9 comitês de trabalho, que se reúnem mensalmente para discutir melhores práticas, falar de tendências, fazer benchmarking e desenvolver guidelines que ficam disponíveis na biblioteca virtual da associação. Esses comitês estão separados por segmentos, como: CE30 – comitês de gestores de viagens, CEV – comitê de gestores de eventos, CA – comitê de aviação, CH – comitê de hotelaria, CAC – comitê de agências corporativas, CTI – comitê de tecnologia e temos alguns comitês mistos, devido a características do negócio como é o caso do CLE – comitê de logística de eventos, o CIN – comitê de incentivos e o CIV comitê da indústria de viagens, esse último é o comitê que temos na Argentina.

Como parte dessa revitalização, criamos a figura de padrinhos e madrinhas de comitês, que são conselheiros da ALAGEV que participam de forma mais ativa das reuniões mensais e asseguram que comitês e conselho estejam alinhados.

Nossa estratégia para esse segundo semestre foi selecionar em conjunto com os coordenadores 3 temas comuns entre os comitês. O primeiro tema que está sendo debatido é: transparência nas relações e negociações.

A ideia é discutir como funcionam as relações desse mercado: cliente x fornecedor, cliente x TMC, TMC x fornecedores, gestor x viajante e gestor x empresa. Falar sobre o papel de cada um nessas relações, forma de trabalho, principais gargalos, como são feitas as negociações, compliance, verba de marketing, o impacto da falta de transparência nessas relações, etc.

Incrível ver a participação dos integrantes dos comitês durante as reuniões de trabalho.

Os outros dois temas são: Tecnologia – uso e impacto e O papel da agência – hoje e futuro, mas isso vou deixar para outro post.

Além dos temas, os comitês estão desenvolvendo algumas pesquisas, que prometem dados interessantes como: critérios do cliente para tomada de decisão em eventos, % da forma de utilização do OBT (online/off-line), % de usuários do OBT(viajante/solicitante), % de tarifa acordo utilizada, canais de compra mais utilizados para reservas de hotéis e muito mais.

Também teremos novidades em breve, estamos desenvolvendo um App para a ALAGEV, o objetivo é promover a comunicação e a interação entre os associados, gerar conteúdo, compartilhar dados de pesquisa e divulgar ações da associação.

Estamos a todo vapor!

 

 

 

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Patricia Thomas

Tem vasta experiência profissional em gestão de viagens corporativas, atuando como consultora e palestrante em eventos nacionais e internacionais. É sócia-diretora da Academia de Viagens, Conselheira do CEVEC da Fecomercio/SP e Fundadora da ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), onde é atual Presidente.

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