Mudei meu voto para presidente

Agora que a Copa do Mundo acabou para nós e Dunga já está fora da seleção, as atenções da mídia estarão voltadas para as eleições presidenciais.

Não é minha intenção fazer apologia de qualquer candidato, em especial nesta eleição em que temos 3 boas alternativas para o Planalto, mas como sempre, desejo estimular o debate, mesmo não sendo a política o tema principal deste Blog.

Devo confessar que gostei muito do governo Lula. Como empresário, profissional, pai de família e eleitor, afirmo com tranquilidade que vivemos 8 anos de avanços no país.

Não consigo recordar um outro período semelhante, em que o Brasil tenha avançado tanto, em tantas áreas, e beneficiado tantas pessoas, de todas as classes sociais.

Não pretendo relacionar os pontos positivos, e tampouco os negativos, do governo que termina em 2010. Isso é tarefa para a imprensa e os cientistas políticos.

Mas vou declarar meu voto, desde já: votarei no Serra.

E minhas razões são simples:

– Não acho que Dilma repita o feito de Lula, nem interna e nem externamente.

– Serra, assim como Lula, está se preparando há mais tempo para ser presidente.

– Acredito na alternância do poder para o aprimoramento do processo democrático.

– O PSDB é a bola da vez e poderá melhorar tudo o que o PT fez de bom.

Apesar de todos esses motivos, até a semana passada eu ainda cogitava as eventuais vantagens da continuidade do governo Lula.

Por incrível que pareça, a cartada decisiva para conquistar o meu voto, foi a comparação entre os 2 candidatos a vice-presidente, das chapas com mais chances de vencer: Michel Temer e Índio da Costa.

O Serra conseguiu, para vice na chapa, um político jovem (39 anos), sem vícios (primeiro mandato de deputado federal), com a ficha limpa (além de relator do projeto Ficha Limpa, que virou lei), especialista em administração (2 vezes secretário de administração da prefeitura do Rio), antenado (domina novas tecnologias, redes sociais, twitter, blogs etc.), inovador em gestão pública (economizou milhões com redução de processos na prefeitura do Rio) e visão de longo prazo (criador do INIRIO – Instituto de Novas Ideias para o Rio).

A sociedade tem reclamado da necessidade de renovação na política brasileira, como forma de aprimorar as práticas da representatividade, de dar sangue novo à democracia e de excluir os velhos e viciados atores do cenário político nacional.

Apesar do vice do Serra representar a resposta a este anseio da sociedade, logo vem alguém dizer que Índio é um político “desconhecido e inexperiente”…!!!

Ora, a Dilma não foi eleita nem a síndico do prédio e é candidata a presidente, não à vice-presidente…

Por isso, para facilitar a minha escolha, comparei as 3 chapas:

Chapa 1 – Serra e Índio
Presidente: O Serra tem larga experiência política e em cargos executivos (dispensa apresentações ou maiores análises).
Vice: Índio da Costa tem boa experiência política e administrativa (venceu 4 eleições e ocupou cargos executivos).

Chapa 2 – Dilma e Temer
Presidente: A Dilma tem inegável experiência administrativa, mas nenhuma experiência política (nunca foi eleita a nada).
Vice: Michel Temer é um político muito, muito experiente, que sintetiza o conceito de velha raposa da política nacional.

Chapa 3 – Marina e Guilherme
Presidente: A Marina tem grande experiência política e administrativa, com uma bela história de vida e forte apelo junto ao eleitorado.
Vice: Guilherme Leal tem capacidade administrativa (na iniciativa privada) e pretende copiar a dobradinha de José Alencar com Lula.

Não tenho mais dúvida: a visão do Serra em escolher o Índio da Costa, entre as alternativas apresentadas, convenceu-me definitivamente que ele (Serra) é o mais preparado para um cargo em que terá que fazer as mais difíceis escolhas.

Vou com Serra.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

52 thoughts on “Mudei meu voto para presidente

  1. Acrescento que quando foi secretário de administração da Prefeitura do Rio, Índio da Costa reduziu níveis hierárquicos, otimizou processos, valorizou servidores e diminuiu a improdutividade, gerando economia de milhões de reais que financiaram projetos de melhoria de infraestrutura para a população da cidade.

    Ele trouxe conceitos modernos da gestão privada para a pública, fazendo com que processos que levavam semanas passassem a levar horas.

    Como relator do Projeto Ficha Limpa, contribuiu de maneira fundamental para a aprovação da lei que é o passo inicial para o resgate moral do Congresso Nacional e do Poder Executivo.

    Sem dúvida, foi uma excelente escolha para integrar a chapa do Serra.

  2. diga- me com quem andas que te direis quem és……acho que esta frase que nossos avós diziam é a grande máxima a ser usada como referência no momento das nossas escolhas políticas, profissionais, pessoais e etc….num país com zero de fidelidade partidária ou de ideais, isto fica mais importante ainda…..confesso também que achei o governo lula surpreendemente positivo, trouxe crescimento real ao nosso país e expectativas para médio e longo prazo e achei isto tudo apesar de não ter votado no lula em nenhuma das eleições….e isto fez com que considerasse a possibilidade de votar na sra Dilma, no entanto eu pensava em quanto da nossa maior riqueza ( a natureza ) seria dilapidada sem critério e ai pensava na sra Marina, mas infelizmente acho que ela não vai conseguir ter estofo para combater os predadores….a escolha de Indio da Costa vem para trazer ao primeiro escalão do poder alguem da minha geração, com formação, com ideais, com visão e principalmente fôlego para nadar contra a correnteza quando necessário….acho que foi uma escolha que serviu para decidir o voto de muitos ….este já é o ruído que corre entre os meus amigos, todos que fazem parte desta geração que sonham com um país onde a riqueza gerada pelo trabalho traga igualdade social, a politica de ação faça a diferença e a mentalidade paternalista de palanque seja substituida pelo planejamento.

  3. Perfeito Luís! Muito boa a análise!

    Tudo bem que temos a história do ‘time que está ganhando não se mexe’ mas…. Neste tipo de ‘jogo’ acredito que é sempre válida a mudança!

    A Seleção de 4 em 4 anos também muda oras…!

    Grande abraço.
    Marcelo

  4. Leia a revista exame e analise o que serra pensa do Dolar,ele deseja um dolar muito valorizado.O PSDB deixou o governo com o dolar 4,00, seria o fim das agencias de turismo….pense nisso.

  5. Como sabemos, uma gestão pública não reflete seus atos na mesma gestão atuante, por isso sabemos muito bem que muito resultado bom no nosso país hoje, é reflexo de uma política bem estruturada em gestão anterior, mas é nítido a habilidosa forma de conduzir os resultados positivos e a capacidade que comprovaram em dar continuidade ao que estava dando bons resultados. O Flávio tem boa memória, mas o dolar hoje está no patamar que está, pelos mesmos reflexos positivos de ações anteriores que hoje colhemos com tanto prazer. Parabenizo a análise do Luís Vabo, pela precisão, visão ampla e distante que demonstrou em poucas palavras, aonde percebemos total equilíbrio e discernimento. Muito bom !

  6. Caro amigo Luís,
    não por acaso, mas quase sempre concordo com você, seus procedimentos e suas ideias, mas desta feita, permita-me discordar, em parte: não mudei meu voto – votarei no Serra. E, aí sim, por todos os motivos por você destacados.
    Um cordial abraço do
    Adalcy

  7. Carla,

    Interessante sua visão de que as pessoas da sua geração estão sendo motivadas a participar mais do processo político, pelo fato do candidato a VP do Serra ser um político jovem e idealista.

    Prova de que ainda vale a pena acreditar na política.

    []’s

    Luís Vabo

  8. Pois é, Marcelo,

    Neste caso, mais do que nunca, a alternância faz parte do aprimoramento do processo.

    Como não sou filiado a partidos, analiso sem paixão partidária.

    O PT fez um bom trabalho, eu diria um ótimo trabalho, nesses 8 anos.

    É hora de passar o bastão para quem poderá melhorar o que está indo bem.

    []’s

    Luís Vabo

  9. Flávio,

    Sou também agente de viagens e, francamente, não acho que o dolar vá acabar com nossa atividade.

    De qualquer forma, penso que minha análise não pode se prender a uma opinião de um órgão de imprensa, sobre o que o Serra pensa sobre o dolar.

    São muitas as variáveis, muitos os órgãos de imprensa, variadíssimas as opiniões, mas o fato é: Serra está mais preparado para o cargo.

    []’s

    Luís Vabo

  10. Fábio,

    Também entendo e respeito a preocupação do Flávio Mazzochi, pois são os detalhes e as percepções, itens em geral subjetivos, que acabam por definir o voto do eleitor.

    E agradeço a generosidade de seus comentários.

    []’s

    Luís Vabo

  11. Boa noite:

    Em primeiro lugar não votei e munca votarei no PT, ainda mais agora com essa candidata que nos oferecem.
    Em relação ao dolar em 2002, ele foi a valores altos pelo temor do mercado a canditadura Lula, e não por ações do governo anterior, antes de noticiar esse tipo de fato as pessoas deveriam ler.
    Segundo, o governo atual só teve esse desempenho por não ter alterado a politica economica implantada pelo governo anterior, e não por alguma atitude positiva, e mais, se tivessem aproveitado o momento economico mundial até 2008, teriamos crescido muito mais.
    O PT aumentou demais a maquina publica, masi de 200.000 cargos de confiança, enquanto os EUA tem pouco mais de 5000.
    São muitos outros fatos que não caberiam num unico post, mas repito…nunca votaria no PT….

    Edu

  12. Querido amigo Adalcy,

    Eu bem que votaria na continuidade do governo atual. Mas percebi que votar na Dilma não significará necessariamente a manutenção dos acertos deste governo.

    Para mim, a indicação de um vice descomprometido com o “status quo”, foi o fiel da balança numa eleição que será defícil de ser decidida, para qualquer um dos lados.

    []’s

    Luís Vabo

  13. Eduardo,

    Respeito sua opinião, mas permaneço com a minha: os 8 anos de governo Lula ficarão marcados para a história, pela evolução da sociedade brasileira como um todo e não há como negar isso.

    Caberá a Serra fazer o mesmo (ou fazer melhor) e também se inserir na história.

    Por eu acreditar nisso, Serra terá o meu voto.

    []’s

    Luís Vabo

  14. Amauri,

    A volta da CPMF seria um caos para toda a economia, não somente para o turismo e, por isso, acredito que a Dilma não conseguiria aprovar seu retorno.

    Mas deixo claro que meu voto no Serra se deve à totalidade de suas propostas e pelos motivos expostos no “post” inicial.

    []’s

    Luís Vabo

  15. Prezado Vabo,
    Sou simpático à máxima “Nunca se envergonhe de mudar de opinião, porque só se envergonha de mudar de opinião aquele que se envegonha de fazer uso do raciocínio”.
    Por isso, tenho profundo respeito pelas mudanças de opinião.
    Ainda não me defini pelo meu voto, mas, certamente, será em prol do Serra.
    Entretanto, acho também que o governo Lula estaria fadado ao insucesso se não desse continuidade à política econômica implantada no país pelo governo FHC. Abraços.

    1. Rubens,

      A mudança, seja de opinião, de estratégia ou ainda, de lugar, deve ser feita sempre que necessário e, de preferência, o mais rápido possível, tão logo a necessidade se apresente.

      Foi este o caso: senti necessidade de mudar meu voto, apesar de reconhecer as virtudes do governo atual.

      []’s

      Luís Vabo

  16. Luis, bom dia!

    Inegável o crescimento brasileiro nos últimos 8 anos; mas também é fato que deveu-se à uma estabilização econômica plantada ainda enquanto FH era Ministro da Fazenda e perpetrada em seu governo.

    Os momentos eram outros; sair de uma hiperinflação e colocar o País nos trilhos, não é algo que se faça de uma hora para outra; mas analisando o Governo atual, este vem-se beneficiando de coisas antigas que, por seu prazo de execução obviamente descambariam no momento atual de fausto e glória.

    Ou acham que o pré-sal é recente? Será que se descobre e se desenvolve tecnologia de ponta em apenas 8 anos? E o biodiesel, que já vinha sendo testado há pelo menos 10 anos?

    Mesmo que os programas assistencialistas não sejam as melhores saídas, o famoso Bolsa Família foi criado pelo PSBD no Comunidade Solidária, da saudosa Ruth Cardoso, como Bolsa Escola. Hoje é usado de forma indiscriminada e DU-VI DO que se exija a presença nas salas de aulas, como dantes.

    No Nordeste foi e é usado como passaporte para a felicidade eleitoral do PT (vide campanha Lula x Alkimin). Ajuda, claro e óbvio, às famílias mais carentes, porém substituiu a cesta básica dada em troca de votos e instituiu a oficializacão da compra de votos dos mais necessitados com a ameaça de seu desaparecimento, caso Dilma não venha a se eleger.

    A maior virtude do Governo Lula foi ter afastado de si os mais xiitas do partido (vide Heloísa e companheiros), mantendo as orientações econômicas anteriores, do Plano Real e pasmem: o PROER, programa defenestrado pelo PT (Mercadante/Lula/Dirceu e outros), foi o que salvou nossos bancos da bancarrota na crise financeira internacional de 2008.

    Ou seja, finalizando finalmente (rs), não mudei meu voto. Sempre foi e sempre será subindo a Serra.

    Bye!

    1. Rosmário,

      O argumento de que um governo é bom devido ao legado do governo anterior é bastante usado, mas nem sempre verdadeiro, pois existem governos bons que não são sucedidos por bons governos…

      Desculpe a franqueza e a falta de paixão partidária, mas penso que neste caso, o bom governo de FHC foi sucedido por um governo melhor.

      Da mesma forma, acredito que Serra conseguirá fazer melhor do que o governo atual e, por isso, terá o meu voto para presidente.

      Mas não afirmo que o terá sempre, pois dependerá dos resultados que trouxer.

      []’s

      Luís Vabo

  17. Luis Vabo,

    Como dizia meu saudoso pai, discutir politica e futebol são coisas muito complicadas. Eu particularmente não concordo com seu entusiasmo em relação ao governo Lula, pois acho que teve mais sorte do que competencia. Estou convicto que o melhor nome para sucessão presidencial é o Serra pela experiencia e preparo adquirido entre prefeitura, governo e ministerio.

    Paulo Machado

    1. Amigo Paulo,

      Não manifesto entusiasmo pelo governo Lula, mas sim pelos resultados que trouxe ao país.

      Como busco analisar de forma independente e sem qualquer visão partidária, olho apenas os resultados e, neste caso, são inquestionáveis.

      Mas compartilho sua opinião sobre a chapa Serra / Índio e estou seguro que farão um governo melhor ainda.

      []’s

      Luís Vabo

  18. Fernando,

    A política é um tema que inflama o povo a dar suas opiniões principalmente em ano de eleições, o que contrubiu para fazermos uma pesquisa e analisarmos os pontos positivos e negativos.

    Concordo com o suas observações e parabenizo Sr.José Serra pela escolha jovem de Índio da Costa como vice de sua chapa.

    Um eleitorado inteiro está depositando neles a ânsia dos brasileiros em mudanças…Somos técnicos de política e sempre estamos escalando nosso time para que seja vitorioso. A cada eleição aprendemos que renovar é preciso.

    O Brasil é um país jovem, que anseia por mudanças e mais uma vez estamos depositando na força jovem esta grande virada.

    Abs,

  19. Boa tarde:

    Falar de primeira dama nesse governo….é uma vergonha, nunca antes da história desse país timemos uma primeira dama tão representativa……..da classe dos postes, alias perdoem-me, os postes servem para segurar os fios que conduzem eletricidade.
    Ela é o retrato do abuso nefasto do poder politico, gastou e gasta um valor no cartão corporativo que fariam inveja às maiores empresas do mundo.
    Enfim, melhor nem falar do filho do presidente, esse teve uma sorte, conforme justificou Lula em reportagem a rede Globo, com uma fortuna avaliada em mais de 70 milhões de reais acumulados em pouco mais de 5 anos….

    Eduardo

  20. Luis,

    Parabéns pela mudança de voto, mais vale tarde que nunca. Concordo com todos os seus argumentos para votar em Serra e no PSDB. Só não tenho tanta certeza de que o Lula foi tão bom para o BRasil. Afinal o PT aparelhou e destruiu a burocracia estatal (burocracia no sentido estrito da palavras, aquela burocracia que faz o estado funcionar), elevou o escambo a política nacional, fez da roubalheira uma forma de governo, subornou os miseráveis mantendo-os dependentes do suborno chamado de “programas sociais”, deu vexame atrás de vexame na política externa aliando-se a ditadores e países insignificantes por pura demagogia, enfim, o que fez de acertado foi seguir a política do governo FHC (PSDB) esse sim, que colocou o país no rumo certo. No mais, Lula contou com sorte, carismo e bosn ventos no cenário mundial. Não sei o que o fez mudar, mas seja bem-vindo ao Brasil viável e com futuro. Chega de PeTralhas!

  21. Prezado Rui,

    Entendo seu ponto de vista, embora eu não concorde com algumas de suas afirmativas.

    Como disse, não pretendia (como não pretendo) enumerar os pontos positivos ou negativos do atual governo, mas estou certo que ambas as listas seriam longas.

    Sobre a última frase de seu comentário, onde você informa que “não sabe o que me fez mudar”, peço que releia o artigo (ou “post”), pois ali relato, de forma simples, os motivos que me fizeram mudar para o Serra.

    Pela repercussão, ao menos estimulamos o debate…

    []’s

    Luís Vabo

  22. Gosto do governo Lula, porém não concordei com algumas alianças (sim, o ditador), porém da forma como vejo, muitos falam nos roubos e casos absurdos do governo PT (os que vieram a tona e os que não vieram), mas o que me faz pensar é, JÁ NÃO EXISTIA ISTO ANTES?

    Muitas coisas vieram a tona, digamos de passagem, por ser um partidoantes de esquerda, hoje já nem sabemos mais se pode ser classificado como coluna do meio.

    Bandalheira no país é algo histórico, mas denuncias como houveram no governo PT foram recorde eu acho. Por que só neste curto período houve crescimento desta demanda? Será que nos próximos governos, se não for PT haverá sequencia nestas denuncias em massa, ou vai voltar a ficar por debaixo do pano, como sempre foi feito?

    Eu realmente não sei pra quem votar. Gosto do Lula, mas não vejo força ou propostas na Dilma. Votei no Serra uma vez, mas agradeci por ele nao ter ganho. Como prefeito fiquei decepcionada e governador idem. Hoje realmente não tenho este intusiasmo por renovação, uma vez que os canditados são velhos conhecidos.

  23. Oi, Sheila,

    Uma boa dica para sua decisão é estabelecer as características mais importantes numa pessoa que deseja a sua companhia.

    Honestidade, inteligência e transparência são itens certos na sua lista.

    Sinceridade, coerência e bom senso certamente.

    Modernidade, visão de futuro e ficha limpa fazem grande diferença para mim e isso decidiu o meu voto.

    []’s

    Luís Vabo

  24. Decepcionante o seu artigo! Votar no Serra é um retrocesso total ao Brasil. Veja quem esta dando apoio ao Serra. São todas as “raposas velhas” da politica. Membros da burgesia brasileira que não aceitam que a sociedade brasileira mudou. Pessoas que se recusam a largar o poder. Até parece as Capitanias Heriditárias. Até quando? O Governo Lula é sinal desta nova realidade que sera mantida com certeza pela Dilma. Para nos empresários (donos) de agências de turismo os 8 anos do Governo Lula foram os melhores possíveis. Nunca um Governo tratou de maneira tão séria a Industria do Turismo. Aonde o Lula esta hoje? Na África vendendo o Brasil e deversificando os nossos parceiros comerciais. O PSDB nunca fará algo similar. O Brasil só será realmente um país igualitário o dia que a nossa burgesia entender e aceitar que o nosso país é de todos e não de poucos. Que a Dilma vença as eleições.

  25. Frederico, conforme post acima, informei que concordo em partes com o governo Lula muitos erros houve, mas também tivemos muitos acertos e avanços.

    Para um homem que não estudou e é chacota nacional, caricaturado para alguns como “analfabeto”, ele fez mais do que muitos Doutores e Mestres “ae”. Ninguém pode negar que a forma que o Rio de Janeiro foi vendido para recebermos as Olimpíadas foi impar, que a vibração do presidente no momento do anuncio, emocionou a muitos.

    Pegando um gancho para o nosso turismo: Um fato CRIMINOSO, foi a cortesia OFERECIDA EM NOME DO BRASIL ao Sr. Berlusconi (perdoem se estiver escrito errado) em sua passagem pelo país, com a apresentação de um “dançarina” fazendo coreografias com musicas brasileiras no POSTE em um grande hotel. Isto é a venda da imagem distorcida do país que idiotas insistem em fazer. O pior é que saiu nos jornais e o MTUR ou a EMBRATUR não lançou nenhuma nota repudiando o uso da imagem e nome do Brasil indevidamente em presentinhos como este.

    Se fosse o Lula, meu voto já estava certo, quanto a Dilma, não acredito que ela mereça este voto, já o Serra, este não verá meu voto nunca mais.

    Muito foi dito que o atual governo deu andamento em projetos já existentes, mas porque ele fez isso e os outros não? Porque o PROUNI só cresceu no governo Lula, se era um programa em andamento há mais de 2 anos?

    A condução de massa se dá principalmente na falta de estudo e informação aos mais pobres. E o Serra só tem a seu favor, ter sido um bom ministro da Saúde. Outro fato é que seu pupilo Kassab, mente de forma irritante Liguem para o Samu e pergunte onde ficam as UPAS… Para prestarem os atendimentos de urgência? Piada!

  26. Prezado Frederico,

    Agradeço seu comentário.

    Embora eu concorde com alguns pontos de seu acalorado comentário, em especial aqueles que se referem à atitude do atual presidente, sua postura, carisma e resultados alcançados, não compartilho com você a mesma “crença inabalável” no PT e muito menos no fato de que a Dilma, por estar ungida pelo Lula, teria o mesmo êxito num eventual mandato.

    Bem ao contrário, penso que ela não teria, caso eleita, o mesmo sucesso que o Serra, como presidente da república.

    Ou seja, no item mais importante (em quem votaremos), eu discordo frontalmente de sua opinião, mas respeito-a e defendo com todas as forças o seu direito de manifestá-la.

    []’s

    Luís Vabo

  27. Luis,
    Não posso dizer que o Lula fez um governo ruim, já que a capacidade maior deste governo foi de não mexer no que funciona, e claro que foram feitas coisas boas e coisas novas.

    Poderia dizer que Lula deu “sorte” e FHC “deu azar” em seus momentos de governo, mas prefiro dizer que nestes quatro mandatos tivemos sorte em ter os dois:
    – Em época de crise, tivemos um presidente sério que era respeitado pelo que dizia e fazia. Não havia espaço para populismo, frases mal-faladas ou apologia a ideologias. E nada disso foi feito. O Brasil mudou, entramos no século XX e paramos de mendigar para ter um telefone, uma internet, o direito de trocar um bem defeituoso etc.

    – No céu de brigadeiro comparativo que se seguiu para nós, flertamos com o incerto e o desejo de milhões de mudar. Demostrou-se não só aos temerosos mas ao mundo que o Brasil é o que é independente de seu governo, não por causa dele. E que a gente “se vira” e faz acontecer, principalmente se pararem de atrapalhar.

    Mas a tentativa de transformação de um governo em um partido, a busca incessante de calar a imprensa (que por pior que se comporte as vezes, melhor com ela que sem ela), os escândalos sucessivos demonstrando um padrão claro, os apoios a governantes internacionais no mínimo duvidosos, não me deixam dúvidas: Não vou votar no PT. E portanto não vou votar na Dilma. Ela não me convenceu de que mudará isso, e não leva o carisma do chefe atual

    E quanto ao Serra, acompanho ele como um homem trabalhador e sério, apesar de sisudo. Não me é simpático em comparação com outros (gosto mais do Alckmin). Mas com Índio da Costa, acho que temos uma opção não só viável como excelente. Já ia votar no Serra, agora vou votar no Serra e no Índio. Índio da Serra. Índio dá samba.

    Abraços,

    Tadeu

  28. Meu Irmão, estou discordando de você, no sentido de trocar meu voto, na realidade sempre foi meu pensamento votar no Serra, não acredito na Dilma.
    Com a colocação do Indio da Costa como VP de Serra, esse fato só veio fortalecer ainda mais a minha opinião e meu voto.

  29. Tadeu,

    Seu comentário difere de meu post inicial apenas como texto, pois conceitualmente, pensamos da mesma forma.

    É exatamente por termos cabeças que pensam igual e cabeças que pensam diferente, que o debate vale a pena.

    []’s

    Luís Vabo

  30. Tadeu,

    Falou e disse. É isso mesmo. Mesmo que a democracia defenda que devemos respeitar todas as opiniões, há que tomar cuidado para que a prórpia democracia não se transforme no maior obstáculo aos seus resultados, enfim…, resumindo, acho que o Frederico deveria ler seu post e passar a refletir mais e melhor (sem ofensa). Não vale ler apenas as manchetes de jornal, é preciso perdermos a preguiça de raciocinar, precisamos juntar os fatos, analisar, ouvir e deixar de acreditar que ideologias vão mudar o mundo. No século XXI usar o termo “burguesia” naquele contexto já dá uma idéia da’contaminação ideológica de algumas pessoas, afe! Por isso, apesar de simpatizante do PT na sua fundação, e de ter lutado (armado) para derrubar uma ditadura ibérica, prefiro hoje achar que precisamos despersonificar a política. Vamos votar em programas e esquecer as pessoas. Políticos devem ser funcionários públicos trabalhando para nós, e não artistas a ser admirados. Por fim, lembrem-se: Europa e Estados Unidos são o que são porque sabem punir os faltosos. Já o Brasil é o que é por elegê-los e reelegê-los. A frase não é minha, mas ilustra bem a necessidade de mudança de paradigmas.

    Um abraço e se não votarem no Serra, votem no liberalismo e na democracia, ou seja, votem no que Serra representa. Ele é só um funcionário público, o Brasil é mais importante que ele e o partido, mas PT é aparelhamento político, é ideologizar o Estado, em suma retrocesso disfarçado de progresso. E depois, quase todo o petista radical adoraria ser “burguês”. Como não conseguem, vingam-se no país disseminando seu ódio pela liberdade e fingindo que respeitam a democracia, enquanto apenas a toleram por falta de alternativa viável.

    Bom voto a todos.

  31. Rui,

    Penso que o radicalismo (leia-se certeza cega e absoluta) é prejudicial, independentemente do lado que o exerce.

    Respeito o PT pela sua história e por suas conquistas.

    Admiro o PSDB pela sua proposta e coerência.

    São os 2 principais partidos políticos brasileiros e, apesar de algumas flagrantes diferenças, suas ideologias mais convergem do que divergem.

    Estão no poder há 16 anos e, provavelmente, estarão no poder nos próximos 8 anos, um ou outro.

    Este fato, por si só, explica o surpreendente renascimento do Brasil como nação.

    E isso é o que importa.

    []’s

    Luís Vabo

  32. Caro Luís.

    O seu comentário foi de uma precisão cirúrgica. Sem invalidar o que o nosso Rei Sol Lula, 1º e Único, fez de positivo para o País, destaca a experiência e a ficha limpa (não obstante os aloprados do PT) do Serra. O candidato do PSDB, além da experiência em vários cargos municipais, estaduais e federais, é um um candidato preparado há muito tempo para a Presidência.
    A candidata “Poste Rousseff” não tem a menor idéia do que pensa, lê, assina e faz. Uma das últimas desta Sra. foi botar o boné do MST na cabeça – como o seu líder e patrão fez há alguns anos – e, ao mesmo tempo, discordar dos métodos deste retrógrado e violento movimento de oportunistas. Sem contar que na 2a. feira passada trocou o programa de governo que tinha enviado ao TSE por outro, mais “light”;
    Parabéns, Luíz!

  33. Rui e Luis,

    A democracia é assim. Respeitamos as opiniões divergentes de cada pessoa. Não vou tirar os meritos da pessoa do Serra, até porque não sou de nem moro em São Paulo. Não posso avaliar o governo dele. O problema são os apoios e as alianças. O DEM é o disfarçe total do antigo PFL. As pessoas mais retrogadas que no fundo não desejam o progresso verdadeiro, justo e igualitario do Brasil estão lá. Veja que faz parte dos quadros do partido. Me digas como quem tu andas que direi que tu es. Entendo que o Luis mora no Rio de Janeiro. Morei na sua cidade por um ano e gosto muito desta. Possui uma energia muito positiva e é sem dúvida uma das cidades mais lindas do Mundo. Mas infelizmente é uma cidade abandonada pelo poder público e tomada em muitos aspectos pelo poder paralelo. Quem administra a cidade é o DEM. O prefeito atual já foi governador e assim vai trocando de cargo a cada eleição. E depois o filho entra na politica para a familia se manter no poder. É um vicio sem fim pelo poder. É isto que eu quis dizer. Para o DEM e PSDB o Brasil parece as capitanias heridatárias do tempo em que eramos colonia. Não sou petista, não sou filhado a nenhum partido politico e nas eleições voto em diversos partidos. Não sigo uma ideologia especifica e já votei no PSDB. Por isto neste momento tão favorável ao Brasil precisamos de manter o sucesso do Governo do Presidente Lula. È um grande estadista reconhecido e elogiado em todo Mundo. Ísto deixa o FHC revoltado chegando ao ponto de recentemente em um programa de TV querer imitar o Lula. Porque o intelectual do FHC não teve o mesmo destaque que o Lula esta tendo. Inveja doi! Hoje o Brasil é o que é graças ao aparalhamento do estado que o governo atual promove. Abrimos Embaixadas em diversos países antes inexistentes, novos mercados e parceiros comerciais apareceram, aumentamos e diversificamos as exportações. Veja quando era a nossa parceria comercial com os Países Árabes e com a África no Governo FHC e agora. E nos, empresários do turismo ganhamos com isto. E esta nova dinamica comercial trouxe a Emirates, Qatar entre outras empresas aéreas para o Brasil. Além de uma Embratur muito mais eficiente e dinamica (veja o excelente trabalho realizado pela Jeanine Pires e sua equipe). Queremos mudanças e sangue novo na politica sim. O candidato a vice do Serra tem sim seus meritos (novo e passado honesto e limpo). Mas a realidade é que vice não manda. O Brasil não se pode dar ao luxo de jogar ralo adentro todas as conquistas do Governo Lula. Principalmente no campo social. O lema Brasil – País de todos tem que ser colocado ainda mais na pratica. Só assim viveremos melhor neste país. E isto serve para as classes A e B. Principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo aonde tem que viver em condominios fechados, não pode abrir a janela do carro além de serem blindados, etc. O Brasil só caminhará ainda mais na direção certa quando reconhecermos que nos todos Brasileiros somos iguais. E que todos merecemos vencer na vida. Não pode existir o que era o tempo do Feudalismo com o senhor e os proletarios. E este Brasil igualitario esta começando com o Governo do Lula. Por isto que acho que a Dilma deve ganhar para dar continuidade a esta obra. Com o PSDB e o DEM tudo irá para o ralo a dentro. Retrocesso total!

  34. Luís,

    Espero que sua análise esteja correta, embora não concorde com ela.
    Vou de Dilma mesmo, votar no Serra é um risco de estagnar e piorar a imagem do Brasil.
    Digo, por que a experiência de mais de 40 anos de vida pública do Serra, não significa que ele tenha aprendido a fazer o trabalho como deve ser feito. Serra é um candidato honesto e isso é bom para a democracia, mas sem brilho sem criatividade de planos de longo prazo. Uma pena que ele só pense no País até o fim de sua candidatura.

    Vamos torcer pelo melhor para o país.

    Abraço

  35. Vinicius,

    Respeito seu voto e acho uma aposta bem razoável acreditar que a Dilma, por estar apoiada pelo Lula, vá repetir o seu feito.

    Como eu acredito nas pessoas mais do que nos partidos, penso que ela não repetirá o sucesso do atual presidente, pelo fato de que não há outro Lula…

    Por isso, vou de Serra.

    []’s

    Luís Vabo

  36. Senhores,
    Como dito por Voltaire,

    Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

    Essa expressão vem ser a máxima dessa discussão, pois independente do posicionamento de todos os que aqui expressaram sua opinião, acreditamos serem todos de “Bons Costumes” e sendo assim todos tem razão e o direito de defender sua oinião e também podemos verificar que na opinião de cada manifestante, existe o desejo maior de que o próximo candidato eleito, venha fazer o melhor para o Brasil.

    Apesar de infelizmente nem todos estarem certos, podemos considerar, inclusive pela forma antagonica das opiniões, todos estão com a razão, pelo fato de terem opiniões e de defender seu ponto de vista por um bem comum.

    Com isso, podemos inclusive acrescentar a bela discussão colocada pelo Luís Vabo, que nos proporcionou mais uma vez a exposição de pensamentos de pessoas de bem.

    Abraços
    Sylvio Vabo

  37. Frederico,

    Como você mesmo disse, democracia é assim, temos que respeitar a opinião dos outros, mas isso nao significa aceitá-las. Não concordo com uma linha do que você diz sobre Lula e o PT e acho que você anda lendo os veículos errados, mas enfim. Tudo está bem quando acaba bem. No mais, adoraria ter este debate, com todo respeito, em outro local e ao vivo. Por ora vamos poupar os leitores de nossas divergências, mas agradeço sua contribuição e respeito seu ponto de vista.

    Um abraço e fiquem todos bem.

  38. Analise repleta de clichês utilizados pela grande imprensa que não quer a continuação deste governo progressista

    Ainda bem que teremos a continuação do Governo Lula com a eleição de Dilma. O nosso segmento de atuação foi um dos mais beneficiados pelas políticas governamentais implantadas. Basta dois exemplos: Copa e Olimpíada.

    Esta na hora dos empresários deste segmento acabarem com o preconceito e assumirem o que deu certo e votar com coerência: votar com o bolso (que esta cheio)

  39. Para finalizar: O Brasil escolheu, nos últimos anos, o caminho que nos levará ao progresso com bem-estar. É improvável que agora a população resolva dar marcha-a-ré de volta aos sombrios tempos do desemprego e miséria.

  40. Acredito que o poder e alcance de um presidente eh superestimado, tanto nos debates privados quanto pela midia em geral. As discussoes acima praticamente nao tocam no ponto fundamental da renovacao parlamentar, do fortalecimento das correntes eticas no Senado Federal e da capacidade de aglutinacao que um partido precisa ter, nao somente para se aliar na hora do voto, mas para disribuir comandantes entre as inumeras e importantes pastas do governo. A figura presidencial eh de suma importancia pela lideranca e “luz” que norteia todos os setores da sociedade, mas nos esquecemos que o conjunto da obra pode ser terrivel, mesmo que tenhamos um lider com capacidade e vontade inegaveis. Espero que venca o Serra, torco por isso, mas tenho consciencia que, caso ele ganhe, sera um dos governos mais dificeis de nosso periodo democratico, pois sera acompanhado de um congresso fisiologico, aliancas duvidosas e, fundamentalmente, de um Estado super-aparelhado por militantes e obreiros da oposicao em quase todos os escaloes, ou seja, sera uma grande bomba a ser desarmada com extrema cautela, paciencia e a mesma sorte que o atual presidente contou.

  41. Sidney,

    De certa forma, penso que este tema foi abordado em alguns comentários acima, tanto pelos que desejam o desarme deste aparelhamento do Estado, quanto pelos que o temem.

    Basta ler as entrelinhas…

    []’s

    Luís Vabo

  42. Eras olha eu tenho 16 anos , e o meu voto vai COM CERTEZA para SERRA
    aii que eu fico imaginando , o que seria das pessoas mas carentes sem o GENÉRICO que foi ELE que inventou ? , ahh eu sou é 45 , DILMA?
    mas nunca , porque ela não é povão , o SERRA não ele caminha nas ruas , compra cafezinho , a DILMA ? , so anda em carro , kkkkkk
    Meu voto é 45 é Serra para presidente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *