O Agente de Viagens reage…
Chega de ser vítima… Também sou agente de viagens e estou literalmente cansado dessa “lenga-lenga” de que o corte de comissões acabará com o agente de viagens…
Acho que todo mundo está cheio desse assunto, mas o que mais me incomoda é nos colocarem na posição de vítima… de coitadinho…
Como empresário, recuso-me a aceitar que o sucesso ou o futuro de meu negócio seja dependente de decisões de outras empresas, maiores ou menores que a minha, ou mesmo que dependa de proteção de agências reguladoras governamentais.
Essa estória de que o mercado de turismo no Brasil é o mais instável também não resiste a uma análise mais próxima de alguns outros mercados, também profundamente impactados pela internet que, apesar disso, subsistem, em alguns casos mais fortes do que antes. Veja 5 casos próximos do nosso dia-a-dia:
1 – Mercado Fonográfico
Os artistas de qualquer gênero musical estão profissionalmente mais dependentes de shows do que de vender cópias de suas músicas como no passado. As gravadoras demoraram, mas entenderam o recado de seu mercado consumidor e a internet já lidera a estratégia de divulgação e, em alguns casos, de distribuição da criação artística musical.
2 – Mercado Financeiro
Os bancos que investem em internet banking sobrevivem, o atendimento de balcão (caixas) está em obsolescência e as corretoras online continuam ganhando mercado. Muita gente hoje evita ir ao banco.
3 – Mercado de Seguros
Ou as corretoras de seguro oferecem cotações e contratação de seguros online ou as seguradoras o farão (como algumas já fazem). É muito mais fácil comparar cotações e contratar um seguro online, embora muitos ainda prefiram a consultoria pessoal de um corretor, e pagam por isso.
4 – Mercado de Imóveis
Há quem ainda procure imóveis nos classificados dos jornais impressos, mas quase todas as imobiliárias, mesmo anunciando nos jornais, oferecem sites com busca online, um enorme facilitador para o comprador verificar diversas fotos e informações sobre todos os imóveis que resultam de sua pesquisa.
5 – Mercado de Automóveis
Muito usado como contra-argumento pelo fato das montadoras utilizarem rede de distribuição baseada no conceito de concessão, este mercado foi fortemente alterado pela internet no segmento de compra e venda, embora o modelo de concessionárias resista, em função da necessidade da prestação de serviços de manutenção e, por isso, permanece importante e vantajoso para as montadoras, por enquanto…
6 – Mercado Editorial
Livros, jornais e revistas são consumidos, cada vez mais, pela internet. As editoras e jornais preparam-se, de forma competente, para a inevitável substituição da atual mídia (papel impresso) pela internet. Os escritores e os jornalistas atualizam-se com as novas tecnologias e já as utilizam como ferramentas de trabalho, sem as quais até teriam dificuldade em exercer o seu ofício.
7 – Mercado de Busca de Informações
Tele-listas e páginas amarelas literalmente desapareceram, dicionários e enciclopédias impressas estão acabando, tele-serviços de meteorologia, condições do trânsito, horóscopo, cambio, índices financeiros etc. migraram para a web, entre inúmeros outros serviços.
Apesar disso, as gravadoras e os músicos, os bancos e as corretoras de valores, as seguradoras e as corretoras de seguros, as imobiliárias e os corretores de imóveis, as montadoras e as concessionárias, as editoras e os escritores, as redações e os jornalistas, assim como os agentes de viagens, estão se reinventando todos os dias.
O estado de permanente mudança é o fato comum a esses mercados, mas não é exclusividades deles…
A realidade é que o agente de viagens brasileiro levou a derradeira cacetada este final de ano, mas alguns sinais importantes já demonstram sua reação:
Sinal no. 1: As salas temáticas no Congresso da ABAV, lotadas em sessões como “A Agência Ideal” (e que será repetida dia 29/11 na ABAV/SP).
Sinal no. 2: Os consolidadores e empresas de tecnologia lançando modelos de Remuneração para os Agentes de Viagens (RAV) e Corporativos (RAC).
Sinal no. 3: O sucesso do Festival de Gramado, com agentes e operadores buscando alternativas mais rentáveis do que simplesmente emitir bilhete aéreo.
Sinal no. 4: O Seminário da AVIESP bombando em qualidade de palestras (e de palestrantes) e agentes interessados em informação, tecnologia e capacitação.
Sinal no. 5: O Périco e o Kaká, em situações diferentes, defendendo o conceito dos agentes buscarem produtos mais rentáveis, como cruzeiros e pacotes, por exemplo.
Portanto, é hora do agente de viagens botar a mão na massa e aproveitar o mercado aquecido, com crescimento constante (pelo menos até 2020) e torcer para o novo governo deixar a gente trabalhar, com DU, RAV ou RAC ou seja lá como você quiser chamar a remuneração que sua agência terá que cobrar do seu cliente.
Quanto às cias. aéreas, principais fornecedores de nossos clientes, basta que ofereçam sistemas de reserva ágeis, completos e eficazes, forneçam informações comerciais precisas e, principalmente, transportem com qualidade, pontualidade e segurança.
Por fim, como agente de viagens, penso que quem deve decidir como e quanto devo cobrar, pelos meus serviços aos meus clientes, sou eu e os clientes…
Caro Vabo, lembro-me de que quando participei de minha última reunião no ainda FAVECC, o tema que tomou quase toda a reunião foi extamente esse abordado em seu post. Após ouvir diversas opiniões dos presentes, uma chamou bastante a minha atenção, e foi exatamente a última opinião. Marcos Balssamão, da Alatur, afirmou categoricamente: “Não acredito em força alguma no mercado que acabe com as agências de viagens. Para isso, basta que todos nós agreguemos cada vez mais valores aos nossos serviços e ofereçamos aos clientes exatamente aquilo que principalmente as cias. aéreas e as operadoras não conseguem oferecer em seus portais.” Acho que é por aí… Abraços.
Caro Vabo, lembro-me de que quando participei de minha última reunião no ainda FAVECC, o tema que tomou quase toda a reunião foi extamente esse abordado em seu post. Após ouvir diversas opiniões dos presentes, uma chamou bastante a minha atenção, e foi exatamente a última opinião. Marcos Balssamão, da Alatur, afirmou categoricamente: “Não acredito em força alguma no mercado que acabe com as agências de viagens. Para isso, basta que todos nós agreguemos cada vez mais valores aos nossos serviços e ofereçamos aos clientes exatamente aquilo que principalmente as cias. aéreas e as operadoras não conseguem oferecer em seus portais.” Acho que é por aí… Abraços.
Luís,
Parabéns pelo post. É exatamente esse o espírito que deve nortear os (bons) agentes. O importante é adaptar-se e reinventar-se, além de identificar corretamente qual é seu inimigo real e de onde vêm as ameaças. Quem tem mais de 30 anos deve lembrar-se do excelente exemplo que representa o sumiço da Olivetti, que quebrou por não saber reinventar-se e não ter conseguido identificar tendências. Na outra ponta temos a Kodak, isto só para citar dois exemplos que todo mundo conhece, enfim…Se o agente de viagens pensar como você, não haverá força que o derrube, a não ser a incompetência e a falta de visão. Ficar se lamentando nada resolve, e o mercado não reserva lugar para “coitadinhos”.
Abraço forte.
Luís,
Parabéns pelo post. É exatamente esse o espírito que deve nortear os (bons) agentes. O importante é adaptar-se e reinventar-se, além de identificar corretamente qual é seu inimigo real e de onde vêm as ameaças. Quem tem mais de 30 anos deve lembrar-se do excelente exemplo que representa o sumiço da Olivetti, que quebrou por não saber reinventar-se e não ter conseguido identificar tendências. Na outra ponta temos a Kodak, isto só para citar dois exemplos que todo mundo conhece, enfim…Se o agente de viagens pensar como você, não haverá força que o derrube, a não ser a incompetência e a falta de visão. Ficar se lamentando nada resolve, e o mercado não reserva lugar para “coitadinhos”.
Abraço forte.
BRAVO!!!!Muito bem colocado!bjos,
BRAVO!!!!Muito bem colocado!bjos,
Luis , Boa Tarde !!
Apenas uma palavra para este ( ahh e vários outros posts seus !) > PARABÉNS !!!
A proposito , e acho que vai no mesmo sentido de seu post ,gostaria de repercutir aqui um comentário que deixei lá no blog do Artur :
“Artur , Bom Dia !!
A Grande imprensa de ontem vem com a notícia de que se cogita ( indicação do PMDB) no nome de GEDDEL VIEIRA LIMA – ele mesmo- para a presidência da Infraero !!!!!!
Creio que chegou a hora de todos que trabalhamos com Turismo começarmos a reagir um pouco com a sequência de descalabros que se sucedem em nossa área
Deixar um pouco de lado a atitude de sempre – “não é conosco” e, seguir empurrando com a barriga, para depois ficarmos contornando todos os problemas causados por essa gente aos nossos clientes
Vai em maiúsculo >
VOCÊ NÃO ACHA QUE É HORA DO SETOR COMO UM TODO – LÍDERES , ENTIDADES , IMPRENSA ESPECIALIZADA PARTICIPANTES EM GERAL – COMEÇAREM A SE MANIFESTAR E LUTAR SOBRE SEUS INTERESSES ?
NÃO CHEGOU A HORA DO SETOR TER PALAVRA , OPINAR NAS NOMEAÇÕES DE CARGOS QUE O AFETAM DIRETAMENTE ???
PARA VOCÊ > NÃO É O MOMENTO DE O NOTICIARIO ESPECIALIZADO ABORDAR ESSES TEMAS E COMEÇAR A PELO MENOS SENSIBILIZAR TODOS QUE SÃO DO MEIO SOBRE ESSES ASSUNTOS , POIS SÓ ASSIM PODEREMOS MELHORAR NOSSA SITUAÇÃO ???
Creio que chegou a hora ( como você mesmo disse ) de menos eventos menos festa , e SIM mais objetividade e PARTICIPAÇÃO !!!
Pois senão , não venham depois reclamar dos processos movidos por clientes e da quantidade de porradas que muita gente vai tomar nos aeroportos – já começando agora no fim do ano tenha certeza …….
Pense um pouco sobre isso e ,tenha ganas coragem de escrever sobre o assunto
Não tenha dúvidas que seu jornalismo crescerá MUITO e será muito mais respeitado
Grande Abraço do SEMPRE leitor
Hélio Rheinfranck ”
O que você acha ??
Não chegou a hora de reagirmos por esse lado também ?
Mais uma vez PARABÉNS pela sua contribuição
Grande Abraço do seu Admirador
Hélio Rheinfranck
Luis , Boa Tarde !!
Apenas uma palavra para este ( ahh e vários outros posts seus !) > PARABÉNS !!!
A proposito , e acho que vai no mesmo sentido de seu post ,gostaria de repercutir aqui um comentário que deixei lá no blog do Artur :
“Artur , Bom Dia !!
A Grande imprensa de ontem vem com a notícia de que se cogita ( indicação do PMDB) no nome de GEDDEL VIEIRA LIMA – ele mesmo- para a presidência da Infraero !!!!!!
Creio que chegou a hora de todos que trabalhamos com Turismo começarmos a reagir um pouco com a sequência de descalabros que se sucedem em nossa área
Deixar um pouco de lado a atitude de sempre – “não é conosco” e, seguir empurrando com a barriga, para depois ficarmos contornando todos os problemas causados por essa gente aos nossos clientes
Vai em maiúsculo >
VOCÊ NÃO ACHA QUE É HORA DO SETOR COMO UM TODO – LÍDERES , ENTIDADES , IMPRENSA ESPECIALIZADA PARTICIPANTES EM GERAL – COMEÇAREM A SE MANIFESTAR E LUTAR SOBRE SEUS INTERESSES ?
NÃO CHEGOU A HORA DO SETOR TER PALAVRA , OPINAR NAS NOMEAÇÕES DE CARGOS QUE O AFETAM DIRETAMENTE ???
PARA VOCÊ > NÃO É O MOMENTO DE O NOTICIARIO ESPECIALIZADO ABORDAR ESSES TEMAS E COMEÇAR A PELO MENOS SENSIBILIZAR TODOS QUE SÃO DO MEIO SOBRE ESSES ASSUNTOS , POIS SÓ ASSIM PODEREMOS MELHORAR NOSSA SITUAÇÃO ???
Creio que chegou a hora ( como você mesmo disse ) de menos eventos menos festa , e SIM mais objetividade e PARTICIPAÇÃO !!!
Pois senão , não venham depois reclamar dos processos movidos por clientes e da quantidade de porradas que muita gente vai tomar nos aeroportos – já começando agora no fim do ano tenha certeza …….
Pense um pouco sobre isso e ,tenha ganas coragem de escrever sobre o assunto
Não tenha dúvidas que seu jornalismo crescerá MUITO e será muito mais respeitado
Grande Abraço do SEMPRE leitor
Hélio Rheinfranck ”
O que você acha ??
Não chegou a hora de reagirmos por esse lado também ?
Mais uma vez PARABÉNS pela sua contribuição
Grande Abraço do seu Admirador
Hélio Rheinfranck
Belíssima colocação. Parabéns pela lucidez. Existe vida sem comissão não é mesmo? basta nos reinventarmos.
Belíssima colocação. Parabéns pela lucidez. Existe vida sem comissão não é mesmo? basta nos reinventarmos.
Parabéns pelas colocações Sr Vabo!
Agora precisamos que todos os agentes começem a pensar mais e reclamar menos. Aqui no atendimento (consolidação )ao agente de viagens, TODOS os dias temos reclamações e “chororôs” referente a falta de comissão, que cobrar á parte causa constrangimento e várias outras situações…
Minha resposta sempre é: Mas seu cliente não sabe que vc paga contas? Você trabalha de graça!?
Cabe a cada um de nós PRECIFICAR e VALORIZAR essa nossa profissão.
E partir para agregar serviços. Juntar aéreo + seguro e sempre ganhar com preços diferenciados.
Parabéns pelas colocações Sr Vabo!
Agora precisamos que todos os agentes começem a pensar mais e reclamar menos. Aqui no atendimento (consolidação )ao agente de viagens, TODOS os dias temos reclamações e “chororôs” referente a falta de comissão, que cobrar á parte causa constrangimento e várias outras situações…
Minha resposta sempre é: Mas seu cliente não sabe que vc paga contas? Você trabalha de graça!?
Cabe a cada um de nós PRECIFICAR e VALORIZAR essa nossa profissão.
E partir para agregar serviços. Juntar aéreo + seguro e sempre ganhar com preços diferenciados.
Finalmente me deparo com uma abordagem tão lúcida e vinda de um agente de viagens. Gostei muito da comparação com outros setores da economia igualmente afetados pelas mudanças tecnológicas, que muitos de nós já experimentamos suas vantagens como consumidores. Afinal, um show do Paul não é pouca coisa. Ou mesmo, poder participar de um debate tão rico neste espaço, cada um na sua, o Rui lá de Aracaju. Parabéns!
Finalmente me deparo com uma abordagem tão lúcida e vinda de um agente de viagens. Gostei muito da comparação com outros setores da economia igualmente afetados pelas mudanças tecnológicas, que muitos de nós já experimentamos suas vantagens como consumidores. Afinal, um show do Paul não é pouca coisa. Ou mesmo, poder participar de um debate tão rico neste espaço, cada um na sua, o Rui lá de Aracaju. Parabéns!
Prezado Luís,
Eu não sinto pena de nenhuma empresa que não seja competente.
Quem não for competente näo se estabelecerá.
Nos últimos anos (acho que nos últimos 3) cerca de 2mil agências de viagem americanas fecharam as portas.
Fecharam porque não se adaptaram e assim como Darwin descreveu na “Origem das Espécieis”:
Näo säo as espécies mais fortes ou as mais inteligentes que sobrevivem ou evoluem. Säo as que se adaptam melhor e mais rápido…
Brilhante post, mestre.
Abraços,
Prezado Luís,
Eu não sinto pena de nenhuma empresa que não seja competente.
Quem não for competente näo se estabelecerá.
Nos últimos anos (acho que nos últimos 3) cerca de 2mil agências de viagem americanas fecharam as portas.
Fecharam porque não se adaptaram e assim como Darwin descreveu na “Origem das Espécieis”:
Näo säo as espécies mais fortes ou as mais inteligentes que sobrevivem ou evoluem. Säo as que se adaptam melhor e mais rápido…
Brilhante post, mestre.
Abraços,
Prezado Vabo,
Não dá prá sentir pena de quem não for competente. Podemos apenas desejar que encontre logo seu caminho ou mude de atuação.
Nos últimos 3 ou 4 anos mais de 2mil agências americanas fecharam as portas. As que ficaram abertas descobriram maneiras de divercificar e sobreviver.
Darwin já disse:
“As espécies que prosperam näo säo as mais fortes ou as mais inteligentes mas sim as que se adaptam melhor e mais rápido às mudanças de ambiente…
Amém!
Forte abraço do amigo
Prezado Vabo,
Não dá prá sentir pena de quem não for competente. Podemos apenas desejar que encontre logo seu caminho ou mude de atuação.
Nos últimos 3 ou 4 anos mais de 2mil agências americanas fecharam as portas. As que ficaram abertas descobriram maneiras de divercificar e sobreviver.
Darwin já disse:
“As espécies que prosperam näo säo as mais fortes ou as mais inteligentes mas sim as que se adaptam melhor e mais rápido às mudanças de ambiente…
Amém!
Forte abraço do amigo
Caro e corajoso Luis
Mais uma vez, voce me deixa “perplexo” pelo assunto e pela coragem de abordar, temas que sempre foram sempre teoricamente só blablabla…sua indignação diante do quadro atual é de todos, apenas que todos “alisam” ou “passam vaselina” ou bajulam ou são bajulados.
Pois é meu amigo e combatente nesta tão ingrata profissão, eu vivo gritando ao mundo que enquanto não mostrarmos nosso poder, continuaremos a mercê exatamente daqueles que precisam de nós. É NOSSA TOTAL RESPONSABILIDADE INVERTER ESSE QUADRO, quero ver se SEM O AGENTE DE VIAGEM seja qual for o serviço; cia áerea, hoteis, locadoras, etc.etc. conseguem atender a demanda do mercado.
Nós temos tantas e tantas ASSOCIAÇÕES, ENTIDADES DE CLASSE blablabla….mas efetivamente o QUE FAZEM PARA MELHORAR NOSSO DIA A DIA, quando somos reféns de quase tudo, eu precisaria de um diario para elencar o quanto somos AVILTADOS e sempre no papel de ovelhas…..será que não temos capacidade de reagir ????
Meus parabens amigo….quem sabe algum dia alguém veja, escute, reaja, mostre a cara e faça acontecer algo digno em nosso favor
Caro e corajoso Luis
Mais uma vez, voce me deixa “perplexo” pelo assunto e pela coragem de abordar, temas que sempre foram sempre teoricamente só blablabla…sua indignação diante do quadro atual é de todos, apenas que todos “alisam” ou “passam vaselina” ou bajulam ou são bajulados.
Pois é meu amigo e combatente nesta tão ingrata profissão, eu vivo gritando ao mundo que enquanto não mostrarmos nosso poder, continuaremos a mercê exatamente daqueles que precisam de nós. É NOSSA TOTAL RESPONSABILIDADE INVERTER ESSE QUADRO, quero ver se SEM O AGENTE DE VIAGEM seja qual for o serviço; cia áerea, hoteis, locadoras, etc.etc. conseguem atender a demanda do mercado.
Nós temos tantas e tantas ASSOCIAÇÕES, ENTIDADES DE CLASSE blablabla….mas efetivamente o QUE FAZEM PARA MELHORAR NOSSO DIA A DIA, quando somos reféns de quase tudo, eu precisaria de um diario para elencar o quanto somos AVILTADOS e sempre no papel de ovelhas…..será que não temos capacidade de reagir ????
Meus parabens amigo….quem sabe algum dia alguém veja, escute, reaja, mostre a cara e faça acontecer algo digno em nosso favor
Luis,
Parabéns pelo texto…
Muito bem colocado.
Um abraço e sucesso.
Alexandre Augusto Ferreira
ARRIVEDERCI TURISMO
Luis,
Parabéns pelo texto…
Muito bem colocado.
Um abraço e sucesso.
Alexandre Augusto Ferreira
ARRIVEDERCI TURISMO
Sua análise está corretíssima. Nosso papel é vender os serviços prestados pelos transportadores, hotéis, locadoras e outros. O deles, prestar aos usuários o melhor serviço. O governo ( ANAC ) regular o mercado, o que aliás está precisando e muito e ( INFRAERO ) investir e muitíssimo na infraestrura dos aeroportos seus bilhões de reais que se encontram aplicados no Banco do Brasil, ao invés de que ficar fazendo arranjos. Vamos trabalhar, não há prosperidade sem o trabalho, só ele produz riquezas.
Sua análise está corretíssima. Nosso papel é vender os serviços prestados pelos transportadores, hotéis, locadoras e outros. O deles, prestar aos usuários o melhor serviço. O governo ( ANAC ) regular o mercado, o que aliás está precisando e muito e ( INFRAERO ) investir e muitíssimo na infraestrura dos aeroportos seus bilhões de reais que se encontram aplicados no Banco do Brasil, ao invés de que ficar fazendo arranjos. Vamos trabalhar, não há prosperidade sem o trabalho, só ele produz riquezas.
Fernando,
Parabéns pelo post !!!
Como disse o Sr.Nogueira no comentário acima…” não há prosperidade sem o trabalho, só ele produz riquezas…”
Abs,
Fernando,
Parabéns pelo post !!!
Como disse o Sr.Nogueira no comentário acima…” não há prosperidade sem o trabalho, só ele produz riquezas…”
Abs,
Prezados amigos,
Agradeço os comentários de todos, que enriquecem o debate.
Temos um ano inteiro pela frente para reafirmar a importância de nosso trabalho para nosso Clientes.
[]’s
Luís Vabo
Prezados amigos,
Agradeço os comentários de todos, que enriquecem o debate.
Temos um ano inteiro pela frente para reafirmar a importância de nosso trabalho para nosso Clientes.
[]’s
Luís Vabo
Parabens Luís, bravo.
Parabens Luís, bravo.
Muito bom Luis. Pragmatico como todo bom empresario deve ser. Faz lembrar tb a carta do Goiaci cujo teor foi divulgado recentemente pelo Panrotas “Goiaci: achar solução é tão válido quanto protestar”.
Abracao
PS
Muito bom Luis. Pragmatico como todo bom empresario deve ser. Faz lembrar tb a carta do Goiaci cujo teor foi divulgado recentemente pelo Panrotas “Goiaci: achar solução é tão válido quanto protestar”.
Abracao
PS
PS,
Acho que o Goiaci, ao fazer sua análise no calor dos acontecimentos, o fez de forma mais objetiva do que eu, referindo-se diretamente ao corte de comissões, sob o ponto de vista do consolidador que deseja apontar alguns caminhos a seus clientes, os agente de viagens.
Aqui, procurei fazer uma análise dos fatos que venho observando há algum tempo, no mercado de turismo e em outros, e opinei como agente de viagens, com o sentimento de “largue o meu queijo que eu saberei cuidar dele”.
Interessante que você tenha encontrado semelhanças nos 2 textos, afinal os barcos podem ser diferentes, mas o oceano é o mesmo…
[]’s
Luís Vabo
PS,
Acho que o Goiaci, ao fazer sua análise no calor dos acontecimentos, o fez de forma mais objetiva do que eu, referindo-se diretamente ao corte de comissões, sob o ponto de vista do consolidador que deseja apontar alguns caminhos a seus clientes, os agente de viagens.
Aqui, procurei fazer uma análise dos fatos que venho observando há algum tempo, no mercado de turismo e em outros, e opinei como agente de viagens, com o sentimento de “largue o meu queijo que eu saberei cuidar dele”.
Interessante que você tenha encontrado semelhanças nos 2 textos, afinal os barcos podem ser diferentes, mas o oceano é o mesmo…
[]’s
Luís Vabo