A economia brasileira continua crescendo, o mercado de viagens e turismo está aquecido como nunca, não lembro de outro mês de novembro como este…
Apesar disso, além do esforço de cumprir (e ultrapassar) suas metas, os empresários do setor estão com um olho na operação e outro na diversificação.
Tem consolidador de bilhete aéreo se preparando para entrar forte na operação de hotéis, tem operador de hotelaria desenvolvendo sistema para consolidação de aéreo, tem cia. aérea oferecendo site corporativo direto para empresa cliente, tem agência de lazer querendo fazer incentivo, agência de eventos focando no corporativo e agências corporativas investindo para lançar canais de vendas de lazer (novas OTAs)…
Com as novas tecnologias ao alcance de todos, empresários e consumidores, num mercado que se amplia a cada dia, 2011 promete ser uma festa para o turismo, mas daquelas em que ninguém é de ninguém.
Enquanto o mercado permanecer em crescimento, a festa continuará, mas qualquer soluço na economia o transformará numa briga de foice no escuro…
Recomendo considerar ambos os cenários em seu planejamento para 2011.
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bom dia estimado Luigino
Bem, não sei exatamente qual a conotação do seu “ninguém é de ninguém”, meio ambiguo and dangerous na pratica, especialmente no nosso trade, fica no ar algo suspenso de interpretação, não podemos e não devemos esquecer jamais que “ética e respeito profissional” não são simples palavras de dicionário, mas sim praticas que estamos esquecendo de exercitar….muito lamentavel, e ao mesmo tempo é a tendência do mercado, ou seja, lutar com unhas e dentes, para demonstrar ao cliente que somos melhor do …..concorrente. Mesmo que, cá entre nós, se promete o mundo mas se cumpre o grão de areia.
forte abraço
Rocco,
O ninguém é de ninguém significa exatamente que as empresas estão tendendo a deixar de ser especialistas, para entrar em outros segmentos.
Isso vem acontecendo há algum tempo e eu apenas relato o que percebo, embora nem sempre eu concorde com as tendências que estão aí.
Como você bem me conhece, eu também acredito na ética acima de tudo, pois, como empresários, nosso foco não deve ser o lucro a qualquer preço…
Mas você bem sabe que nem todos pensam ou agem assim.
Basta uma empresa destacar-se em determinado segmento, novo ou não, para aparecerem diversos “novos concorrentes” de outros segmentos, todos interessados em participar do novo espaço criado.
Faz parte do processo, estimula a concorrência, ajuda a ampliar o mercado e, de certo modo, facilita a seleção natural do cliente.
[]’s
Luís Vabo
Tambem acho que esse negocio de especializacão vai ficar pra tras no turismo. Se for competente da pra usar a internet em outros segmentod. E esta aberto pra tdo mundo.
Luis , Boa Tarde !!
Ante de mais nada > MUITO OBRIGADO pelo seu blog , realmente excelente
Quanto ao post , vale lembrar o nosso inesquecível Cmte ROLIM , personalidade que nos faz MUITA falta
Um dia quando perguntado do porque daTAM não diversificar suas atividades – Hotéis , Locadoras , etc – respondeu assim :
” O PATO FAZ TRES COISAS , NADA ,ANDA E VOA – E FAZ TUDO MALFEITO !!! ”
Creio que muitos por aí deveriam pensar MUITO sobre essa frase …
O que você acha ?
Grande Abraço do seu SEMPRE leitor ,
Hélio Rheinfranck
Hélio,
Agradeço sua leitura frequente e seus comentários.
Existem empresas que atuam em segmentos completamente diferentes e, no entanto, são administradas por uma mesma holding controladora.
Ou seja, acredito ser possível desenvolver de forma competente atividades variadas, em especial quando essas atividades, apesar de diferentes, fazem parte de um mesmo mercado.
É necessário entretanto, penso eu, uma estruturação da(s) empresa(s) para cumprir(em) bem seus objetivos, missões, visões etc. e, ao mesmo tempo, não conflitar(em) com os da holding controladora…
Empresas que não se preparam e simplesmente abrem outros negócios para serem operados junto com seu negócio principal, dificilmente seguem adiante com todos eles.
Sem estrutura, um dos negócios (senão todos) acaba sucumbindo…
[]’s
Luís Vabo