QUAL EVENTO PATROCINAR?

Apesar do carnaval em março, que provocou um início de ano meio morno, o mercado de turismo brasileiro mostra-se disposto a investir, de olho no crescimento prometido para essa década.

Com isso, diversos eventos novos, de todos os portes, pipocam em nossas caixas de emails, sejam workshops, painéis, foruns, seminários, exposições, simpósios, congressos, feiras, convenções etc. etc.

E a preparação de um evento é uma empreitada e tanto, naturalmente proporcional à sua envergadura, público alvo, quantidade de participantes, qualidade dos debatedores e temas abordados, entre outras inúmeras variáveis.

Mas existem alguns desafios que são comuns a todos os eventos e, entre esses, a conquista de expositores e patrocinadores se destaca como item crucial para o seu sucesso.

Não sou especialista no assunto, mas nos últimos anos temos atuado no papel de alguns dos atores envolvidos: ora como participante inscrito no evento, ora como organizador, às vezes como moderador, palestrante ou debatedor, em outras ainda como expositor e/ou patrocinador.

Participar de um evento é sempre uma experiência proveitosa, organizar é muito trabalhoso mas tremendamente estimulante e moderar, palestrar ou debater é tão edificante quanto forem desafiadores os temas e os demais painelistas.

Mas, entre todas essas formas de participação, julgo que a escolha do evento a patrocinar (ou expor) é a mais complexa, pela simples razão de que os bons eventos são muitos e a verba de marketing geralmente é limitada.

Então como fazer? Em qual evento investir?

Acredito que alguns itens devem pesar nessa decisão e, sem querer ensinar padre a rezar missa, relaciono alguns conceitos que nossa equipe de marketing costuma considerar nessa análise:

1 – Compare seu público alvo com o público do evento. Tem que haver congruência de interesses.

2 – Analise a qualidade dos palestrantes, seu grau de inovação, o que poderão agregar ao seu público. Afinal seu produto será parte disso.

3 – Verifique os dados das edições do evento em anos anteriores: quantidade de inscritos, tempo de duração, palestrantes, apoiadores, patrocinadores etc. Importante que o evento esteja crescendo em ritmo acima de seu segmento econômico.

4 – Compare eventos similares que ocorram na mesma época e escolha um. Só invista em dois ou mais eventos ao mesmo tempo, se tiver equipe para cuidar de todos.

5 – Mantenha controle da sua verba de marketing. Esteja certo: ela é limitada e os eventos não.

Por último, considere que você estará associando sua marca ao evento e isso pode ser o mais importante na decisão sobre quais eventos patrocinar, apoiar ou expor o seu produto.

É fato que um jornalista deve evitar emitir opinião a respeito do tema sobre o qual escreve, devendo na medida do possível, limitar-se aos fatos e à matéria em si.

Como não sou jornalista, aqui vai a relação de alguns dos eventos que participamos, apoiamos, expomos ou patrocinamos, após considerar os itens listados acima, seguido de um comentário muito pessoal:

LACTTE: imperdível para o segmento corporativo, considero o evento mais importante do ano para o nosso negócio.

FORUM PANROTAS: unanimidade absoluta, alto nível e ponto de encontro obrigatório dos formadores de opinião de nossa indústria.

AVIESTUR: vem crescendo ano a ano, consolidando-se como a feira dos pequenos e médios agentes de viagens, um mercado em ebulição e carente de tecnologia.

ENCONTRO RESERVE PANROTAS: atrai lideranças do mercado, mostra inovações tecnológicas e o futuro da gestão de viagens corporativas.

ABAV: nosso maior evento melhora a cada ano e não dá para ficar de fora.

Existem outros, muitos outros eventos de qualidade no turismo brasileiro, mas para os nossos objetivos, bem específicos e relacionados à tecnologia em gestão de viagens corporativas, não temos dúvida: esses são os Top 5.

Escolha os seus.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

8 thoughts on “QUAL EVENTO PATROCINAR?

  1. Li, com grata surpresa, o belo comentário do Luis e fiquei muito feliz em ver os comentários sobre a Aviestur. Mais feliz é ver que a feira se remodelou, sugeriu um jeito novo de se apresentar e foi tão bem aceito.
    Agradeço o reconhecimento ao trabalho de nossa equipe e mais que nunca, envio os parabéns pelo seu trabalho e pelo post.

  2. Li, com grata surpresa, o belo comentário do Luis e fiquei muito feliz em ver os comentários sobre a Aviestur. Mais feliz é ver que a feira se remodelou, sugeriu um jeito novo de se apresentar e foi tão bem aceito.
    Agradeço o reconhecimento ao trabalho de nossa equipe e mais que nunca, envio os parabéns pelo seu trabalho e pelo post.

  3. Danilo,

    Essa pequena lista reflete uma visão muito particular de negócio, o da tecnologia em gestão de viagens.

    Vemos o sucesso da Aviestur como o resultado de duas vertentes importantes: uma região cujo mercado vem sendo ainda mais acelerado pelo crescimento econômico do país e uma gestão competente da entidade que a organiza, com profissionalismo e foco no interesse do associado.

    Só pode dar certo.

    []’s

    Luís Vabo

  4. Danilo,

    Essa pequena lista reflete uma visão muito particular de negócio, o da tecnologia em gestão de viagens.

    Vemos o sucesso da Aviestur como o resultado de duas vertentes importantes: uma região cujo mercado vem sendo ainda mais acelerado pelo crescimento econômico do país e uma gestão competente da entidade que a organiza, com profissionalismo e foco no interesse do associado.

    Só pode dar certo.

    []’s

    Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *