Que país é esse, onde um presidente visitante convidado é obrigado a discursar a portas fechadas, porque o partido político da presidente anfitriã ameaça-o com manifestações hostis?
Que mundo é esse, onde a terra treme, o mar avança, o ar é contaminado, podendo dizimar centenas de milhares de vidas, enquanto outros países estão preocupados se faltarão peças para seus carros ou se os eletroeletrônicos ficarão mais caros?
Que pais é esse, onde cidadãos viajam ao exterior para fazer compras, encontram tudo mais barato, compram tudo o que jamais precisam e, somente por isso, já sentem-se integrantes do 1o. mundo?
Que mundo é esse, onde um país se julga no direito de invadir outros países, para defender a democracia e os direitos humanos, desde que haja petróleo em seu subsolo, enquanto outros países que necessitam de urgente intervenção humanitária, são ignorados?
Que pais é esse, onde políticos, juízes, promotores e policiais se julgam acima da lei, e quando cometem crimes, respondem em liberdade e a sociedade aceita passivamente esta injustiça?
Que mundo é esse, onde as pessoas chamam de amizade um relacionamento entre 600 milhões de desconhecidos, em que não há contato pessoal, conversa, carinho, admiração e respeito?
Que país é esse, onde os carros tem prioridade sobre os pedestres, as pessoas urinam nas ruas, os idosos não são respeitados, os adolescentes são adulados pelos pais e o trabalho vale 33% mais quando o trabalhador está de férias?
Que mundo é esse, onde fabricantes de aviões de guerra de dois países disputam o direito de usar o território de um terceiro, como vitrine para exposição dos atributos de seus produtos, visando vencer concorrência de um quarto país?
Não tenho as respostas, mas vou continuar fazendo as perguntas…
.
Excelente articulo Luis! Realmente da MIEDO!!!!!!!!!!!Nos vemos pronto.Patricia
Patricia,
Os recentes acontecimentos nos fazem pensar em quanto temos que evoluir como seres humanos…
[]’s
Luís Vabo
Caro Sr Vabo,
As futilidades de um povo e a estupidez de seus lideres e/ou partidos que os apoiam, geram paises assim como esses, sim, tao bem descritos nas suas perguntas controversiais (?)…
Enquanto a Educacao nao prosperar, nao prosperara como um todo a Nacao — e essas miudezas persistirao, os votos serao trocados por vales e a vida seguira seu curso.
Acredite, parte do que acontece e se escreve, hoje, ja esta escrito no livro mais vendido do mundo. O homem nao evolui sozinho… mas um povo pode se libertar com a Verdade.
Um velho amigo (e pastor) ja dizia: ” a cada dia que passa, o homem faz coisas que escandalizam ao diabo! ” Uma pena adorar criaturas, ao inves do Criador.
Receba meu abraco de otimismo e as Bencaos do Senhor
Marcos,
Independentemente de fé, que também acredito ser importante, acho que temos muito a fazer para melhorar o mundo dos homens, mesmo com todas as suas diferenças.
[]’s
Luís Vabo
Brasil e Terra.
Prezado amigo,
Este país faz parte de um mundo que sofre cada vez mais os efeitos nocivos do ECA – Emburrecimento Coletivo Acelerado !
As respostas para suas inteligentes indagações podem estar num nível de consciência cada vez mais relegado pela nossa sociedade : O PENSAR !
Pois é, Walter,
Concordo plenamente, mas observo que muitos dos responsáveis pelas atitudes e comportamentos que listei em minhas indagações, são pensadores das elites e classes A e B…
Como entender que pensem de um forma, discursem de outra e ajam de um terceira?
[]’s
Luís Vabo
Adorei Luis! sei que todos estao perguntando as mesmas coisas e concordo com a resposta do Sidney pois nela estao implicitas algumas respostas…Brasil e Terra…..
beijos
Priscila
Priscila e Sidney,
Se esse “post” fosse um “quiz”, a resposta do Sidney estaria correta.
Sendo um pouco mais que isso, permanecem sem respostas as indagações…!!
[]’s
Luís Vabo
Luiz,
É aí que está o problema ! Muitos dos atuais “pensadores” das elites e integrantes das classes A e B estão emburrecendo rapidamente. Na verdade, “pensam” tão somente em seus interesses econômicos e comerciais, suas vaidades e realizações pessoais, e cada vez menos no coletivo e bem estar da sociedade.
Mas essa é uma discussão profunda e filosófica, que poderemos ampliar
futuramente. Ainda acredito que esse “status quo” atual seja reversível, o que aumenta nossas responsabilidades.
abcs,
Walter Nery
Walter e James,
É mesmo imensa a responsabilidade de quem deseja um mundo melhor.
[]’s
Luís Vabo
Vabo
O mundo hoje vive um momento multi-fascetado, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e em várias situacões inesperadas como jamais visto, você tem razão quanto as suas preocupacões e precisamos estar cada vez mais antenados.
Para cada situacão acho que temos 4 ângulos diferentes de pensamento! no mínimo, precisamos ao menos dormir mais tranquilos na minha opinião.
Caríssimos, porque é recorrente a busca por um culpado pelos nossos próprios erros? Não vale a pena justificar nossas falhas com as dos outros. QUE PAÍS É ESSE? QUE MUNDO É ESSE? É o meu, o seu, o nosso! Então, é mais sensato começar nós mesmos a mudar o mundo mudando nossos hábitos. Fica aí para suas reflexões: o que estamos fazendo para melhorar nossas casas, ruas, bairros, cidades, estados, países, mundo, sociedades, etc… Para ao menos metade das perguntas acima, nós mesmos podemos mudar a resposta…
Abrs,
Jeff
+++
Jeff,
Não se busca um culpado, pois somos todos.
Mas não podemos perder a capacidade de nos indignar.
[]’s
Luís Vabo
Luis,
Mais uma vez você surpreende (ou, pra quem reconhece sua capacidade, nem tanto) com perguntas que todos sabemos responder, mas cujas respostas insistimos em esconder de nós mesmos, tal é a vergonha de não podermos agir. O problema está exatamente aí, na sensação que temos de não poder fazer nada por tratar-se de grandes questões mundiais que competiria aos estadistas resolver. Errado. As respostas estão dentro de cada um de nós, estão nas nossas atitudes diárias. Se cada um de nós deixar de votar no candidato só porque ele é vizinho ou amigo; se cada um de nós deixar de tentar subornar o guarda de trânsito; se cada um de nós deixar de jogar a ponta do cigarro ou o papel na rua; se cada um de nós deixar de falar mal do colega ou vizinho; se cada um de nós respeitar o pedestre, o idoso e a criança; se cada um de nós passar a cumprimentar cordialmente quem entra no elevador, enfim, se cada um de nós recuperar a capacidade de se indignar com essas “pequenas” coisas, garanto que poderemos responder às suas perguntas e ajudar a resolver as grandes questões mundiais. Aliás, não temos sequer alternativa, pois, que eu saiba, não descobriram nenhum outro mundo, melhor ou pior que este, ou seja: temos que continuar habitando este e é melhor que saibamos melhorá-lo, pois está ficando difícil. A mudança começa dentro de cada um (e esta frase precisa deixar de ser retórica para ser objetivo de vida), pois só assim teremos chance de colocar o futuro na perspectiva correta. Finalmente, Luis, não se preocupe se ninguém souber responder suas questões, pois como diz a propaganda do canal Futura: “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Continue perguntando, um dia o mundo vai se mover! (mas não custa a gente dar um empurrãozinho, certo?).
Rui,
Seu comentário complementa, de forma eloquente, o post.
Agradeço por comparecer a este espaço regularmente.
[]’s
Luís Vabo
Luís,
Respostas acho difícil de se ter, porque eu acredito que muitas pessoas indignadas com tudo que acontece no mundo param 1 minuto para reflexão.
As pessoas não se respeitam,pais matam filhos e vice-versa,matam por matar, só para se glorificar perante o mundo do crime.Não se tem Lei suficiente, não se tem dignidade das autoridades.
Não se tem amor pelo próximo, porque nunca ninguem tem tempo,porque se anda sempre com pressa.
Ainda se tem mais muito mais perguntas.
Deus não nos abandona,ele não quis um mundo assim, mas os seres humanos estão transformando o mundo. Mas eu acredito também que toda ação tem sua reação. Tudo começa pelo homem.
O melhor começo para pensar e colocar em prática muito dos comentários excelentes deste post é exatamente o que o Luis nos propocionou: questionar – aceitar e apurar os sentimentos de indignação e não deixá-los sem respostas e sem perguntas.
é incrivel como essa pergunta retorica,depois de vinte e sete anos ainda mexe com as pessoas e seu modo de pensar,concordo com rui e os outros a resposta para essa pergunta se encontra apenas em nosso pensar,as pessoas tentam esconder que ha miseria e pobreza no brasil,apesar deste ser um ´belo lugar´com as mais diversas especies de fauna e flora.
´´o brasil nao é um pais pobre,mas,sim com muito injustiça e desigualdade
eu ainda acredito no futuro da naçao…
QUE PAIS É ESTE?
RENATO RUSSO-INTELIGENCIA E VERDADE EM PESSOA
DESCULPE ERREI NA DATA
*DEPOIS DE MAIS DE TRINTA ANOS*