Costuma-se dizer que para manter uma empresa estável, do mesmo tamanho, sem perder mercado, basta investir continuamente no seu crescimento.
Mas se você deseja realmente expandir o negócio, mudar de patamar e conquistar maior participação no mercado, não bastará investir continuamente no seu crescimento.
Você terá que ser criativo, arriscar e inovar…
Inovar nem sempre é fazer diferente, mas também tomar uma ideia vencedora e adaptá-la a um diferente segmento do mesmo mercado, ou mesmo de outro (e vemos isso acontecer com certa frequência em nosso mercado…).
Basicamente, uma empresa cresce através da conquista contínua de maior participação no mercado em que atua, mas isso vai até um determinado limite, estabelecido pela região, tipo de serviço, modelo de negócio, parcerias estratégicas, capacidade de investimento, entre outros fatores delimitadores do tamanho potencial de um negócio.
Nosso mercado de viagens e turismo tem sido pródigo em iniciativas criativas que visam, naturalmente, aproveitar a onda do crescimento econômico do país e da região.
Fusão de cias. aéreas, aquisição de empresas por fundos de investimentos, anúncios de parcerias (operacionais, tecnológicas, comerciais ou mesmo marqueteiras), aquisições entre empresas concorrentes, enquanto outras empresas diversificam, expandindo suas operações para outras regiões, atuando em novos mercados, com diferentes produtos e até alterando seu modelo de negócio…
Todas estratégias testadas e retestadas, mas que adquirem uma nova conotação, quando constatamos o quanto o empresário brasileiro é avesso ao risco.
Para aumentar seu mercado, ele busca outras cidades ou regiões.
Para vender mais para o mesmo mercado, ele diversifica seus produtos e serviços.
Para ajustar-se a uma oportunidade comercial, ele muda seu próprio modelo de negócio.
Para capitalizar-se, ele vende parte de seu negócio.
Para capacitar a empresa, ele firma parcerias simbióticas com outras empresas, concorrentes ou não.
O fato é que a delimitação geográfica, para expansão de um negócio, não existe mais, e isso já faz algum tempo.
Acabou a reserva de mercado e todo mundo pode atuar em todos os lugares, seja na capital ou no interior, em outros estados ou fora do país.
Fico feliz em perceber que antigos dogmas, tão enraizados quanto ultrapassados, acabam sendo superados e hoje, todo mundo está consciente de que o território de seu negócio é, literalmente, o mundo…
.
Tive uma professora no COPPEAD que era especialista em gestão estratégica organizacional e seu lema é: “crescer ou morrer”.
Bjs
VJ
Pois é isso,
Para não morrer, há que buscar o crescimento sempre.
A questão é que muitas vezes o esforço para crescer é suficiente apenas para ficar do mesmo tamanho.
Já crescer pra valer, dá trabalho e exige mais do que esforço…
Bjs
Luís Vabo