Não sei se deveria escrever sobre segredos, mas se escolhi este título, deve ser porque resolvi contar algum…
O que é segredo para você? E a quem pode pertencer um segredo?
Poucas coisas carregam simultaneamente tanta sedução e maldição quanto esta mistura de sigiloso, secreto e misterioso.
Se um assunto é mesmo segredo, então pertence a alguém que não deseja a divulgação, mas se existe a intenção da revelação em um momento planejado, então não é segredo, no máximo uma novidade…
“Os 7 segredos disso ou daquilo” é título recorrente de livro de autoajuda, mas custo a acreditar que segredos revelados sobre qualquer assunto possam efetivamente ajudar alguém em alguma coisa…
Os segredos da maçonaria não são mais mistério, os da igreja estão escritos há mais de dois mil anos, os do casamento são de livre acesso a todos os casados, os do sucesso dependem de inúmeras variáveis, algumas incontroláveis.
Já o tão procurado segredo da felicidade apresenta diversas versões, entre elas, algumas politicamente corretas:
– “Deixar que nossos interesses sejam tão amplos e nossas reações pessoais tão amistosas quanto possível” (Bertrand Russell)
– “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros” (Georges Bernanos)
– “Pense nos outros” (Fernando Sabino em “O menino no espelho”)
Penso que até os segredos do amor deixaram de ser mistério insondável, embora quem os conhece, continue guardando segredo…
Que segredo é coisa para se guardar a sete chaves, ninguém duvida…, mas se até o terceiro segredo de Fátima foi revelado, embora tardiamente, como considerar que algumas pessoas, que estão no poder por alguns anos por força do meu voto, teriam o direito de conhecer “segredos de estado” e o poder de decidir sobre sua divulgação??
Se até a Presidente da República muda de opinião a cada semana e se sente insegura para decidir sobre guardar ou não guardar segredos, e o Congresso Nacional “negocia” desde o que deve ser considerado segredo de estado, até o prazo limite para se guardar um segredo, eu pergunto: a quem pertencem as informações do poder público?
Ao poder público ou ao público?
Sobre o que eu ia contar…, melhor deixar em segredo, pelo menos por enquanto…
Em tempo: sobre os exemplos citados neste texto, o segredo do sucesso é líder absoluto no Google, com quasre 10 milhões de referências, acima de amor e felicidade…
.
Caro Luis,
Muito interessante sua abordagem, principalmente por ter servido para questionar o direito do Estado guardar segredos do seu povo, o qual, em primeira instância, deveria controlar o próprio Estado e não o contrário. Mas enfim, como entender bem essa relação incestuosa deve ser um segredo guardado a sete ditaduras.
Sobre contar segredos atribui-se ao filósofo Sócrates (o grego da antiguidade e não o brasileiro do futebol) um pensamento que defende que antes de se contar um segredo para alguém é preciso fazer três perguntas:
1- O segredo vai revelar alguma coisa boa sobre alguém?
2- O segredo vai prejudicar alguém?
3- O segredo vai fazer com que eu melhore minha opinião sobre algo?
Caso alguma das respostas seja não, então melhor será que o segredo continue segredo. Não sei se essa filosofia pode ser aplicada a todas as revelações, mas, por certo, muitos transtornos seriam poupados se as pessoas pensassem nisso antes de sair por aí falando da vida dos outros. Afinal, não é segredo nenhum que a fofoca arruína muitas relações pessoais e profissionais que poderiam transformar-se em boas amizades e excelentes realizações. Por isso os sábios recomendam: “antes de dizer alguma coisa, certifique-se de que suas palavras serão melhores do que seu silêncio”. Mais fácil falar que fazer, eu sei. Eu mesmo, confesso, mais das vezes falo mais do que deveria e já paguei muito caro por isso.
Abraço
Rui,
Talvez seja por isso que mudei de ideia ao longo do texto e, no final, desisti de contar o segredo que citei no início…
Pelo menos por enquanto…
[]’s
Luís Vabo
Conta, conta, conta!!!
Conta !!
Prometo guardar segredo..rsrsrs….
Vabo,
Abre seu coração! pode contar para nós essa notícia!!
Sucesso!
Abs
Rubinho