Há uns 10 anos atrás, em reunião com o gerente comercial da Varig na época, abordamos um tema que tornou-se mais atual do que nunca nos dias de hoje.
Esse gerente havia recebido um convite da empresa, para assumir o cargo de diretor comercial da Varig na Argentina, mas resistia em aceitar.
Quando questionei como ele poderia ter dúvida em trocar um cargo de gerente comercial pelo de diretor comercial, ele esclareceu a questão: no caso da Varig, diretor comercial na Argentina podia ser menos que gerente comercial no Brasil, se fosse considerado o volume de vendas de cada um desses mercados.
E foi definitivo: “Escolher entre ser diretor com pouco poder ou ser gerente com autonomia, equivale a decidir se eu quero ser cabeça de lagartixa ou pé de jacaré”.
Trazendo para os dias atuais, neste momento em que grandes grupos financeiros tendem a assumir o controle de tradicionais agências de viagens, operadoras e consolidadoras, fico imaginando se esta mesma dúvida não passa na cabeça de tantos empresários de primeira linha, até então donos de seus narizes (ou cabeças de lagartixa).
Mesmo com muito dinheiro no bolso, estarão prontos para se transformar, de uma hora pra outra, em pé de jacaré?
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Luís
Pé de jacaré “na cabeça” ! Muito boa analogia. Agora é só aguardar não é mesmo ?
bjs
Helô,
São todos empreendedores, líderes naturais, empresários de sucesso…, mas o jacaré, apesar de grande e forte, tem uma cabeça só…
[]’s
Luís Vabo