CONSUMIDOR INFIEL

Conversando com o Paulo Nascimento, VP Comercial e Mkt da Azul Linhas Aéreas, perguntei o motivo das recentes promoções autofágicas das cias. aéreas nacionais.

Minha dúvida prendia-se justamente ao fato de que há evidente excesso de demanda de passageiros e que esta demanda continua crescendo, mas as cias. aéreas insistem em oferecer preços notadamente abaixo de seus custos operacionais.

O prejuizo acumulado de mais de 1 Bi das cias. aéreas nacionais no terceiro trimestre é um claro indicador de que há algo inexplicado no ar, além de cada vez mais passageiros e mais aviões de carreira…

“Ao excesso de demanda, as cias. aéreas reagiram com excesso de oferta”, explicou o Paulo. “Então o cenário passou a ser oferta abundante de voos para um crescente volume de passageiros ultrassensíveis a preço”…

Tornar as viagens de avião acessíveis às classes C e D tem sido estratégia recorrente de todas as cias. aéreas brasileiras, mas isso tem um custo.

Esse custo, mais cedo ou mais tarde, seria cobrado e as cias. aéreas sabiam disso quando optaram, em uníssono, por investir no crescimento da sua base de clientes.

Hoje as cias. aéreas procuram conquistar e fidelizar esse passageiro, um consumidor infiel, pouco exigente (sua referência é a viagem de ônibus) e que, por R$ 5 ou R$ 10 de diferença, troca de cia. aérea sem pestanejar…

Resta saber se o caixa das empresas aéreas vai suportar aguardar o amadurecimento deste novíssimo mercado, que continua crescendo sem parar, mas permanece completamente infiel à marca ou à qualidade do serviço.

Gostemos ou não, este novo consumidor só quer saber de uma coisa: preço !

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

12 thoughts on “CONSUMIDOR INFIEL

  1. Caro Vabo,

    Não acredito em clientes fiéis.

    Hoje, o cliente é cada vez mais fiel à melhor oportunidade que lhe for dada.

    Isso faz com que as empresas se preocupem com Atendimento, Criatividade e Inovação constantes.

    Forte abraço

    mauricio Werner

    1. É verdade, professor,

      E as empresas se preocupam com Atendimento, Criatividade e Inovação constantes, com o mesmíssimo objetivo de atingir o inalcançável: fidelizar o Cliente…

      []’s

      Luís Vabo

  2. Caro Luís,

    Esse ano participei do Tecno Turis e um dos palestrantes abordava a TAM, quando comandada pelo Comandante Rolim empregava um alto nível de serviço.

    Hoje a TAM também entra na briga para ter clientes por preço acessível, e vai perdendo a verdadeira origem.

    Hoje os consumidores com as ferramentas na mão já sabem o que querem, e quanto estão dispostos a pagar.

    Bom difícil saber onde isso vai parar, qual é o limite da oferta???

    Tópico muito interessante.
    Forte abraço.

    1. Tiago,

      Entendo que a internet abriu a possibilidade do consumidor acessar todas as informações, sobre qualidade de produtos e serviços, além de preços, antes de sua principal tomada de decisão: onde, quando e com quem comprar.

      A partir daí, os diferenciais passam a ser considerados apenas pelo público que pode pagar por eles.

      []’s

      Luís Vabo

  3. Caro Luís,

    Esse ano participei do Tecno Turis e um dos palestrantes abordava a TAM, quando comandada pelo Comandante Rolim empregava um alto nível de serviço.

    Hoje a TAM também entra na briga para ter clientes por preço acessível, e vai perdendo a verdadeira origem.

    Hoje os consumidores com as ferramentas na mão já sabem o que querem, e quanto estão dispostos a pagar.

    Bom difícil saber onde isso vai parar, qual é o limite da oferta???

    Tópico muito interessante.
    Forte abraço.

    1. Tiago,

      Entendo que a internet abriu a possibilidade do consumidor acessar todas as informações, sobre qualidade de produtos e serviços, além de preços, antes de sua principal tomada de decisão: onde, quando e com quem comprar.

      A partir daí, os diferenciais passam a ser considerados apenas pelo público que pode pagar por eles.

      []’s

      Luís Vabo

  4. Luis,

    Também fico pensando nisso, em quais são os diferenciais que fidelizam clientes, mas acabo sempre por ficar com a impressão de que “diferenciais” que não signifiquem preço baixo, interessam e fidelizam apenas a faixa de consumidores que está longe de ser considerada a nova classe C e D. Pelo que tenho observado, principalmente quando se trata de viajar de avião, a nova classe média só entende a linguagem do menor preço. Preocupações como serviço, segurança, meia dúzia (ou menos) de centímetros a mais na largura da poltrona, facilidades de check in, salas vip e coisas desse tipo, ainda são itens que não lhes interessa. Para quem viajava de ônibus por dois dias seguidos sem nenhum conforto, o fato de conseguir fazer a mesma viagem em duas ou três horas, mais o “charme” de poder dizer aos vizinhos que foi de avião, já são argumentos suficientes para convencer esse consumidor. Se a isso se juntar a melhor oferta, está garantida a venda, até que o concorrente, como você mesmo diz, ofereça a mesma coisa (ou coisa parecida) por menos 5 ou 10 reais! É assim mesmo, precisamos reaprender a interpretar as leis do marketing (ou não!). Afinal, o importante é sempre saber o que o cliente quer! Há coisas que nunca mudam.

    Abraço

    1. Rui,

      A questão é que, para este consumidor, a tecnologia é a solução.

      Afinal, onde mais ele poderá sentir-se seguro em obter o menor preço, entre todas as alternativas possíveis para um determinado voo?

      Pois é, na internet… e isso pode significar nos portais das cias. aéreas ou nos portais de agências de viagens.

      []’s

      Luís Vabo

      1. Luis,

        Concordo plenamente. Se esse consumidor é movido (fidelizado) pelo preço, a ferramenta mais importante para ele é, sem dúvida, a internet. O que quis reforçar foi que não adianta oferecer a esse consumidor serviços diferenciados se eles encarecerem o preço, pois este é o único item que lhe intereesa e o que motiva a escolha.

        Abraço

  5. Luis,

    Também fico pensando nisso, em quais são os diferenciais que fidelizam clientes, mas acabo sempre por ficar com a impressão de que “diferenciais” que não signifiquem preço baixo, interessam e fidelizam apenas a faixa de consumidores que está longe de ser considerada a nova classe C e D. Pelo que tenho observado, principalmente quando se trata de viajar de avião, a nova classe média só entende a linguagem do menor preço. Preocupações como serviço, segurança, meia dúzia (ou menos) de centímetros a mais na largura da poltrona, facilidades de check in, salas vip e coisas desse tipo, ainda são itens que não lhes interessa. Para quem viajava de ônibus por dois dias seguidos sem nenhum conforto, o fato de conseguir fazer a mesma viagem em duas ou três horas, mais o “charme” de poder dizer aos vizinhos que foi de avião, já são argumentos suficientes para convencer esse consumidor. Se a isso se juntar a melhor oferta, está garantida a venda, até que o concorrente, como você mesmo diz, ofereça a mesma coisa (ou coisa parecida) por menos 5 ou 10 reais! É assim mesmo, precisamos reaprender a interpretar as leis do marketing (ou não!). Afinal, o importante é sempre saber o que o cliente quer! Há coisas que nunca mudam.

    Abraço

    1. Rui,

      A questão é que, para este consumidor, a tecnologia é a solução.

      Afinal, onde mais ele poderá sentir-se seguro em obter o menor preço, entre todas as alternativas possíveis para um determinado voo?

      Pois é, na internet… e isso pode significar nos portais das cias. aéreas ou nos portais de agências de viagens.

      []’s

      Luís Vabo

      1. Luis,

        Concordo plenamente. Se esse consumidor é movido (fidelizado) pelo preço, a ferramenta mais importante para ele é, sem dúvida, a internet. O que quis reforçar foi que não adianta oferecer a esse consumidor serviços diferenciados se eles encarecerem o preço, pois este é o único item que lhe intereesa e o que motiva a escolha.

        Abraço

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