COMENTÁRIOS

Artur escreveu um editorial incrível para a primeira edição de 2012 do Jornal Panrotas, um texto que também pode ser lido no Blog Sem Reservas, com o título bem direto “O medo na hora do pênalti”, o qual, apesar de sua atualidade e veracidade (ou talvez por isso), não recebeu muitos comentários dos leitores do Blog.

Fiquei matutando sobre que tipo de assunto estimula o leitor a comentar um post…, mesmo compreendendo que um assunto tão espinhoso como este, e que gera certa insegurança, não motive comentários escritos, da mesma forma que os posts “NÃO TEM JEITO. 2012 AFETARÁ O SEU NEGÓCIO…” e “CABEÇA DE LAGARTIXA OU PÉ DE JACARÉ”, que versam sobre o mesmo tema, também não geraram reação escrita dos leitores no Blog, mas somente referências e citaçōes verbais, por email, por skype e pelo twitter…

Mudança é algo que incomoda, isso é natural… e mudanças do porte das que se avizinham em 2012 nos levam à condição de observadores, alertas com os fatos e com os movimentos dos grandes “players”, que induzirão uma nova configuração de forças concorrentes nos diversos segmentos do mercado de viagens e turismo.

Depois de um ano em que todo mundo ganhou (alguns muito, outros mais ainda) no mercado brasileiro de viagens e turismo, é mesmo difícil encarar o fato de que o novo ano oferece tantas novas oportunidades, quanto velhas ameaças…

Por isso, para aqueles que ainda não concluíram o planejamento estratégico 2012, sugiro revisitar as notícias sobre o assunto, todas aqui mesmo, no Portal Panrotas.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

3 thoughts on “COMENTÁRIOS

  1. Luís

    No meu caso, a data de publicação dos posts mencionados.
    Estava muitíssimo envolvido com outras coisas e em seguida saí em viagem. Não havia como comentar.
    Mas não sei se esse foi o fator preponderante para a falta de comentários por parte de outras pessoas.

    1. Adriano,

      Realmente o final de ano é um período de pouca disponibilidade de todos.

      O objetivo deste post é justamente chamar a atenção dos leitores do Blog, que não puderam ler ou analisar mais detidamente os acontecimentos e as notícias que foram tema dos posts citados, para entrarem em 2012 antenados com as profundas mudanças que o mercado sofrerá este ano.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Luís,

    Achei excelente seu post! Antes de mais nada parabéns por cutucar novamente esse tema!

    Com referência ao post citado do Artur, que admiro a forma de provocar a reflexão de assuntos importantes, mas que poucos trazem a tona.
    O momento é de mudanças estruturais em todos os mercados no Brasil, sobretudo no turismo!

    Acredito que essas mudanças não poderão mais ser negligenciadas, a contar das que vimos em 2011 que deixou muita gente de queixos caídos. Agora mais do que nunca os empresários e gestores do nosso trade precisam levantar a cabeça, dar uma olhada em volta para notar as mudanças e não mais esperar que elas aconteçam para agir, mas serem os causadores dela, para criarem um ecossistema forte e mais colaborativo a exemplo do que acontece em outros segmentos. Convido quem puder a uma rápida leitura do post “Startups e o mercado do turismo no Brasil” no meu blog http://juceliooliveira.wordpress.com/2012/01/05/28/.

    Que em 2012 os players do mercado faça ainda mais pelo desenvolvimento do turismo no Brasil, tanto da qualidade dos serviços prestados, capacitação de pessoal, novas tecnologias, novos serviços, mas sobretudo por uma iniciativa de mudança que deixe para traz dados do tipo, “3º pais que pior explora seu potencial turístico”.

    Abs,
    Jucelio Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *