A INTERNET E A DIVULGAÇÃO CULTURAL

O recente fenômeno de músicas populares do Brasil (não confundir com MPB) sendo difundidas pelo mundo de forma explosiva e, de certa forma, inexplicável, só se tornou possível graças à internet.

A cultura popular brasileira tem muito a se beneficiar desta nova forma de distribuição, que independe (até agora) de gravadoras, verbas de marketing e outros investimentos típicos da disseminação cultural do século passado, muito concentrada em “hubs” poderosos.

Tendo Michel Teló como caso mais conhecido, outros cantores brasileiros (como Gustavo Lima)  estão seguindo a mesma receita e conseguindo, uns mais, outros menos, algum espaço nos mercados internacionais, mesmo que de forma ainda efêmera e pouco consistente.

Da Argentina (onde escutei “Ai se eu te pego” no interior de Tupungato) até Israel (onde até soldados do exército foram flagrados dançando e acabaram no You Tube), as músicas brasileiras puxam o interesse por nossa cultura, idioma, moda, novelas e filmes, entre outros.

Este fenômeno, associado à explosão de consumo dos turistas brasileiros no exterior, atrai a atenção do mundo para o nosso país, gerando curiosidade e interesse, condição inicial para a exploração do turismo nacional.

Trata-se de mais um fator positivo à atual corrente favorável à nossa economia, no geral, e ao turismo, em especial, que não deve ser desconsiderado.

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Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

11 thoughts on “A INTERNET E A DIVULGAÇÃO CULTURAL

  1. Luis, sobre seu comentário em que o Brasil “…atrai a atenção do mundo …” saberemos usar bem este interesse? Ou ficaremos apenas no “Ai se eu te pego, ai ai”?

    Acho que o brasileiro já saiu do “berço explêndido” e está agora mais consciente das oportunidades e que estas devem ser bem exploradas e conduzidas pois por si só não geram frutos duradouros.

    Espero que o Turismo tenha braços, tecnologia e cérebro para aproveitar esta linda onda. E lucrar com ela, sem desperdícios.

    Abraços,

    Tadeu

    1. Pois é isso, Tadeu,

      A divulgação “espontânea” dos hábitos culturais, os populares em especial, são uma forma imbatível de atração turística.

      É imperioso sabermos utilizar isso em benefício do turismo brasileiro.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Oi Luis
    Essa praga tb chegou aqui na Alemanha e esta em quarto lugar das mais escutadas. O dificil eh explicar para os alemaes o que significa “ai se eu te pego”. O meu antidoto eh apresentar Maria Gaidu e o Shimbamaie…
    Abracao

      1. Luis, esse teclado da Apple me apronta 🙂 mas voltando ao debate serio, levamos anos para afastar a imagem do Brasil como um pais das bundas e agora infelizmente “ai se eu te pego” traz de volta esse estereotipo…
        Abracao
        PS

  3. Oi Luis
    Essa praga tb chegou aqui na Alemanha e esta em quarto lugar das mais escutadas. O dificil eh explicar para os alemaes o que significa “ai se eu te pego”. O meu antidoto eh apresentar Maria Gaidu e o Shimbamaie…
    Abracao

      1. Luis, esse teclado da Apple me apronta 🙂 mas voltando ao debate serio, levamos anos para afastar a imagem do Brasil como um pais das bundas e agora infelizmente “ai se eu te pego” traz de volta esse estereotipo…
        Abracao
        PS

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