ASSIM COMO A APPLE, O MELHOR PARA TODOS!

Tenho acompanhado os posts dos meus amigos Cassio e Alexandre Camargo sobre as empresas em que trabalham e confesso que, a cada post que leio, admiro-os mais, pelo profissionalismo e paixão com que abordam seus projetos.

Ao ler o texto do Alexandre deste domingo (cujo título gerou a chamada deste post), em que ele faz uma analogia com o conceito do Google, curiosamente confirmei algumas diferenças importantes com a estratégia da Apple, outra gigante da tecnologia, cuja abordagem mercadológica também costuma inspirar muitos empresários.

Sim, no Google a busca é grátis, mas o Google vive de links patrocinados (a um custo bem pago), ou seja, a busca é a ferramenta que atrai o usuário, mas o negócio do Google é outro.

Difere do conceito da Apple, em que usuários de tecnologias de ponta pagam um preço pela inovação, pelo design e pela fácil aderência, apesar de estarem disponíveis tecnologias mais baratas, aquelas que são “praticamente um iPhone”…

Penso que Alexandre está certo e a estratégia da gratuidade faz todo o sentido para um sistema cujo objetivo é atrair usuários para direcionar negócios para a área em que atua, diferentemente de tecnologias que têm foco em encantar e beneficiar os usuários naquilo a que se propõem, cobrando por isso.

No final das contas, há espaço no mercado para a Google e para a Apple (inclusive muitos clientes usam ambos), independentemente de terem a consciência de que não são concorrentes em seus objetivos principais, somente em suas estratégias de conquistar o mercado.

Pelo menos por enquanto…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

27 thoughts on “ASSIM COMO A APPLE, O MELHOR PARA TODOS!

  1. Sou usuária contínua do Google, nem sempre por opção, mas por falta dela.
    Muito me preocupa a forma como cada vez estamos mais presos a essa ferramenta.
    Justamente pelo fato de ela nos parecer gratuita, e lembro que nem é bem assim – já diz a frase que “não existe almoço de graça” – afinal o preço está embutido nas publicidades e são repassados aos custos dos produtos e serviços que adquirimos. Ou seja, o CPF pode até não pagar, mas algum CNPJ paga!
    Estamos bastante confortáveis com tantos recursos, mas a questão é, até quando será “de graça”?
    Se o Google falha por um serviço gratuito a responsabilidade e a cobrança são muito menores do que por um serviço pago, em que vc precisa ter controle absoluto daquilo que se está propondo a fazer.
    Falando em controle, a forma como o Google ‘sabe’ o que estamos procurando, desejando, almejando, tb é preocupante. Rastrear nossos cliques o tempo todo para direcionar melhor as publicidades, não é um mérito, é assustador. Sabe-se até onde essa espionagem pode nos levar?

    Acredito que a Apple, tem como propósito, se antecipar ao que é bom para a experiência de usuários e não de copiar ou rastrear sua usabilidade. A antecipação ao desejo de uma pessoa é o que fez e faz a diferença entre esses dois gigantes. Admiro a Apple por pensar EM nós e não POR nós.

  2. Também me assusto com tanto rastreamento. E o iTunes da Apple talvez seja ainda mais invasivo do que o Google. Ele simplesmente lê nossa máquina inteira para encontrar uma simples foto ou música. E não sabemos como essas informações são usadas.

    1. É verdade, Adriano,

      Invasão de privacidade é sempre indesejável, mesmo quando clicamos “Estamos de acordo” no check box sobre os Termos de Uso de um sistema.

      []’s

      Luís Vabo

  3. Pois é amigos, não estamos longe da época do Big Brother ( o original, do livro 1984 de George Orwell), em que todos os nosso movimentos estarão sendo observados pelo “grande irmão”. Não sei se Orwell antecipou o surgimento do Google, ou se foi apenas exercício de imaginação, mas, todas essas ferramentas, mais os “check in’s ” dos smartphones, GPS’s e Face, me fazem pensar que estou sempre sendo vigiado por alguém. Até quando isso pode ser uma vantagem é a grande incógnita, mas que não me sinto muito confortável com essa invasão, ainda que parcialmente consentida, lá isso não. Mas concordo com vocês, ainda prefiro o “jeitinho” da Apple ao “olhão guloso” do Google.

    Abraço

    1. Pois é, Rui,

      Os comentários a respeito das diferenças entre Google e Apple acabaram por focar na invasão de privacidade, sem sequer termos citado o grande vilão dessa história, que é o Facebook…

      Mas do ponto de vista da estratégia (Google atrai usuários com serviço gratuito para ter audiência para serviços pago X Apple cobra por serviços inovadores, atraentes e simples de usar por ser esse seu “core business”), acredito mais no modelo Apple, pois pelo menos me dá a opção de querer pagar pelo melhor, ou não.

      []’s

      Luís Vabo

  4. Ola Luis
    obrigado pela citação. Em tempo: também sou um “applemaniaco”.

    Mas como bem disse a Grazi também uso o Google. Mas ao contrário dela, não por falta de opção, afinal existe o Bing também. O ponto chave é a “relevância”.
    O Google conseguiu nos convencer a tal ponto que seu conteúdo é único que acabamos nos esquecendo do Bing.

    Taí o grande case de marketing do novo mundo: “a relevância” – palavra que há alguns anos praticamente não existia em nosso dia a dia.

    Grande abraço!

    1. Grande AC,

      Embora alguns de seus leitores tenham considerado pretensioso, procurei entender sua analogia do RF com o conceito do Google, do ponto de vista de um sistema gratuito, para direcionar vendas para o(s) controlador(es) do sistema, cujo objetivo é vender.

      Pelo Reserve, também sem qualquer pretensão, procuramos nos inspirar no conceito da Apple: tecnologia de referência que cobra por isso.

      []’s

      Luís Vabo

  5. Prezado Luís,

    Concordo com o seu post e com os comentários da colega Grazi. Isso me fez lembrar do iG, que chegou com a promessa de Internet para todos e de graça, algo inovador na época. Muitos, inclusive eu, pensaram que outros players iam sumir como o UOL.

    Bem, hoje o UOL está aí, mudou o foco, olhando para aquilo que seus clientes queriam e usavam, que era conteúdo, enquanto o iG, por “n” motivos está esquecido na vastidão da Intranet.

    O que o Alexandre falou é verdade, relevância é importante, mas aos olhos de quem ? Do cliente ? Do fornecedor ? Do usuário ?

    Vamos por de outra forma. Quando um agente de viagens (usuário) quer fazer uma busca, usa o Google (fornecedor), pois o dono da agência (cliente) não tem custos, está lá, é rápido e eficaz.

    Quando um agente de viagens precisa reservar ou comprar um produto, precisa levar em conta outros fatores, como qualidade do produto, credibilidade do fornecedor, condições comerciais, etc…desta forma o “gratuito” é irrelevante.

    Com a tecnologia que temos hoje, vejo grandes players se fechando para fidelizar seus clientes ao invés de abrirem suas portas para que todos possamos fazer negócios com todos, da forma como quisermos, afinal não é isso que o Google oferece com suas API´s ? Liberdade ?

    Abs,
    Alberto Sá Júnior

    1. Alberto,

      É exatamente o que penso: a era do serviço grátis só funcionou na internet para atrair audiência, como bem fez o Google e bem faz o Facebook, entre muitos outros.

      Ambos usam essa audiência para vender outros serviços, seu verdadeiro “core business”.

      No caso do Google, vende publicidade e, no caso do Facebook, ainda busca do que vai sobreviver, mas provavelmente seguirá o mesmo modelo de vender audiência, da mesmíssima forma que a velha TV aberta já faz há mais de 60 anos…!

      Como eu disse, há consumidor para tudo, para a gratuidade da TV aberta e, para o mercado mais exigente, há a TV a cabo, fechada, com qualidade para você escolher qual canal e qual programação deseja, e pagar por isso.

      []’s

      Luís Vabo

  6. Bom dia Luís e demais amigos do mercado.

    Sem dúvida alguma dois modelos que já se provaram vencedores. Nos dois modelos alguém paga a conta e nos dois modelos só sobrevivem os melhores.

    Acho que a qualidade do produto independe de quem o paga. Se o produto não é bom quem paga irá procurar soluções melhores.

    Para nós, como produtores do Reserva Fácil, a meta é produzir um produto fácil de usar, rápido e robusto. Somos maníacos por qualidade e ganhamos por isto pois como disse o Wagner, neste mundo não existe almoço grátis.

    Um abraço Luíz e parabéns pelo excelente blog que você mantém neste espaço.

    Andre Freller

    P.S.: Escrito em uma máquina Apple depois de ler minhas mensagens no
    GMAIL em uma rede protegida por servidores Linux e dominada por estações Windows. Viva a diversidade!

    1. Blz, André,

      Agradeço sua participação aqui no Blog.

      Desejo sorte na busca da sua meta, mas sugiro que o foco na qualidade tenha como objetivo o cliente ganhar por isso.

      Apareça sempre,

      []’s

      Luís Vabo

  7. Bom dia Luís e demais amigos do mercado.

    Sem dúvida alguma dois modelos que já se provaram vencedores. Nos dois modelos alguém paga a conta e nos dois modelos só sobrevivem os melhores.

    Acho que a qualidade do produto independe de quem o paga. Se o produto não é bom quem paga irá procurar soluções melhores.

    Para nós, como produtores do Reserva Fácil, a meta é produzir um produto fácil de usar, rápido e robusto. Somos maníacos por qualidade e ganhamos por isto pois como disse o Wagner, neste mundo não existe almoço grátis.

    Um abraço Luíz e parabéns pelo excelente blog que você mantém neste espaço.

    Andre Freller

    P.S.: Escrito em uma máquina Apple depois de ler minhas mensagens no
    GMAIL em uma rede protegida por servidores Linux e dominada por estações Windows. Viva a diversidade!

    1. Blz, André,

      Agradeço sua participação aqui no Blog.

      Desejo sorte na busca da sua meta, mas sugiro que o foco na qualidade tenha como objetivo o cliente ganhar por isso.

      Apareça sempre,

      []’s

      Luís Vabo

  8. Concordo com a visao do Luis Vabo. Acredito que estamos diante de recursos cada vez mais avancados e articulados nas maos de empresas como a Google e Apple.

    Seria interessante imaginar uma empresa de turismo que pudesse sintetizar as qualidades das gigantes da internet: Google, Microsoft, Apple, Facebook e Amazon (que tambem possui um sistema sofisticado que armazena todas as suas compras e sabe exatamente como voce se porta como consumidor).

    Na questao da privacidade coisas que voce ainda pode fazer com certo anonimato em breve poderao ser associados com seu nome, sua foto, seu numero de telefone, seu email etc, isto e, se voce usa o Google voce em breve tera que concordar com as novas regras de “privacidade” que entrarao em vigor com o exemplo do Big Brother do Rui Carvalho acima.

    Acredito que nenhuma empresa hoje em dia consegue grandes resultados sem uma boa dose de conhecimento e inteligencia e os antigos bancos de dados estao se tornando ferramentas cada vez mais complexos e integrados. Iamginem quando descobrirem a sequencia do DNA de cada um de nos…

    Abracos

    James Jones

  9. Concordo com a visao do Luis Vabo. Acredito que estamos diante de recursos cada vez mais avancados e articulados nas maos de empresas como a Google e Apple.

    Seria interessante imaginar uma empresa de turismo que pudesse sintetizar as qualidades das gigantes da internet: Google, Microsoft, Apple, Facebook e Amazon (que tambem possui um sistema sofisticado que armazena todas as suas compras e sabe exatamente como voce se porta como consumidor).

    Na questao da privacidade coisas que voce ainda pode fazer com certo anonimato em breve poderao ser associados com seu nome, sua foto, seu numero de telefone, seu email etc, isto e, se voce usa o Google voce em breve tera que concordar com as novas regras de “privacidade” que entrarao em vigor com o exemplo do Big Brother do Rui Carvalho acima.

    Acredito que nenhuma empresa hoje em dia consegue grandes resultados sem uma boa dose de conhecimento e inteligencia e os antigos bancos de dados estao se tornando ferramentas cada vez mais complexos e integrados. Iamginem quando descobrirem a sequencia do DNA de cada um de nos…

    Abracos

    James Jones

  10. Concordo com a Grazi quando diz”Até quando será de graça”, não só a Google, mas outras ferramentas que hoje são importantíssimas, como as da empresa Sun.
    Para nós que estamos iniciando no mundo do desenvolvimento de sistemas, estas ferramentas são de grande auxílio, e me arrisco a dizer que todos os ingressantes nessa área se tornam meio que dependentes. Chegará o momento em que empresas como, Google e Sun, terão a fidelidade de todo o mercado de tecnologia, e a partir daí, poderão cobrar por seus produtos e serviços, sem que sofram grandes perdas de usuários. Não é tão fácil para empresas de software livre competir com essas gigantes, devido a experiência e abrangência de serviços e produtos oferecidos. Mas como no mundo da tecnologia é a visão que conta, Talvez alguma idéia surja trazendo ao mercado mais uma gigante da tecnologia, onde aprenderemos mais até chegar a nossa vez.

    Abraços.

    Eduardo Santos

  11. Concordo com a Grazi quando diz”Até quando será de graça”, não só a Google, mas outras ferramentas que hoje são importantíssimas, como as da empresa Sun.
    Para nós que estamos iniciando no mundo do desenvolvimento de sistemas, estas ferramentas são de grande auxílio, e me arrisco a dizer que todos os ingressantes nessa área se tornam meio que dependentes. Chegará o momento em que empresas como, Google e Sun, terão a fidelidade de todo o mercado de tecnologia, e a partir daí, poderão cobrar por seus produtos e serviços, sem que sofram grandes perdas de usuários. Não é tão fácil para empresas de software livre competir com essas gigantes, devido a experiência e abrangência de serviços e produtos oferecidos. Mas como no mundo da tecnologia é a visão que conta, Talvez alguma idéia surja trazendo ao mercado mais uma gigante da tecnologia, onde aprenderemos mais até chegar a nossa vez.

    Abraços.

    Eduardo Santos

  12. Bom dia,

    Primeiramente parabéns pelo blog que cada veis gera mais informações interessantes sobre como é, e sera nossa vida futuramente.

    Bom, sou fanatico pelo Google, e acho assim que daqui alguns anos com a entrada da Web 3.0 (ou semântica) quem tiver mais informações, os melhores servidores, relacionamento com publicidade podera se destacer de uma forma Gigantesca podendo ate criar um Monopolio da Internet ae vai da empresa que se melhor destacar em relação a isso.
    Eu sou daqueles que procuro o melhor mesmo sendo mais caro, mas a população em geral prefere esperar um tempo indeterminado e utilizar serviços gratuitos do que pagar pelo serviço.

    Grato,

  13. Bom dia,

    Primeiramente parabéns pelo blog que cada veis gera mais informações interessantes sobre como é, e sera nossa vida futuramente.

    Bom, sou fanatico pelo Google, e acho assim que daqui alguns anos com a entrada da Web 3.0 (ou semântica) quem tiver mais informações, os melhores servidores, relacionamento com publicidade podera se destacer de uma forma Gigantesca podendo ate criar um Monopolio da Internet ae vai da empresa que se melhor destacar em relação a isso.
    Eu sou daqueles que procuro o melhor mesmo sendo mais caro, mas a população em geral prefere esperar um tempo indeterminado e utilizar serviços gratuitos do que pagar pelo serviço.

    Grato,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *