O movimento de fusões, parcerias, holdings etc. entre agências este ano está superando o já bem agitado ano de 2011, já que nesses 4 primeiros meses do ano é que aconteceu muito do que foi anunciado ano passado.
Mas não vejo grande quebra de paradigma no fato de se juntarem agências corporativas, de lazer, de intercâmbio e de câmbio debaixo do mesmo chapéu, ou mesmo de consolidadores e operadoras trabalharem sob a mesma sigla.
Do ponto de vista da distribuição, nada disso muda o cenário, a não ser o fato de que, em grupo, essas empresas terão mais força nos mercados em que atuam, lei básica do mercado, seja o de turismo ou qualquer outro.
O detalhe fundamental, ainda falando de distribuição, será a estratégia de abordagem do mercado consumidor de produtos turísticos, que pode ser acessado de diversas formas, mas uma destaca-se no DNA das grandes empresas de turismo:
1 – Vender somente ao agente de viagens.
2 – Vender somente ao cliente final.
3 – Vender ao agente de viagens e ao cliente final.
Ao se posicionar claramente, abertamente, transparentemente, por qualquer uma dessas 3 estratégias (bem diferentes entre si), a empresa de turismo estabelece uma relação honesta com o mercado consumidor, que fará negócios (ou não) tendo conhecimento claro das regras do jogo daquele fornecedor de serviços.
Mais do que uma decisão inteligente, trata-se de uma resolução de como deseja ser encarado pelos agentes de viagens, pelos concorrentes e pelo cliente final.
Num mar cheio de tubarões, pode fazer enorme diferença saber com quem você poderá contar a seu lado e com quem você poderá ter que disputar os mesmos peixes.
Mas fique esperto, pois em mar agitado, tubarão e golfinho são muito parecidos…
.
Caro Vabo
boa tarde
Sua visão a respeito do “mar agitado” do momento é bastante significativa e merece realmente fazer um bom vestibular para poder fazer parte da Universidade do nosso segmento.
Embora eu não seja nenhum Tubarão, talvez um Merlin que tomo todas as precauções para não ser engolido pelos tubarões antigos e emergentes.
O engraçado é que nosso mercado, os mesmos que podemos contar são os que enfrentamos nas disputas e na maioria das vezes suplantados nas ofertas de prestação de serviços.
Com certeza outras novidades virão durante 2012 espero que sejamos inteligentes e preparados o suficientes para permanecer….no mar.
abç
Rocco,
Gostei de sua analogia, pois reflete bem o que percebo no mercado: tubarões, merlins, golfinhos, garoupas e até algumas baleias navegam em nosso mercado.
Temos mesmo é que estar preparados para conviver nesse ocenao de ameaças, desafios e oportunidades…
[]’s
Luís Vabo
Caro Vabo
boa tarde
Sua visão a respeito do “mar agitado” do momento é bastante significativa e merece realmente fazer um bom vestibular para poder fazer parte da Universidade do nosso segmento.
Embora eu não seja nenhum Tubarão, talvez um Merlin que tomo todas as precauções para não ser engolido pelos tubarões antigos e emergentes.
O engraçado é que nosso mercado, os mesmos que podemos contar são os que enfrentamos nas disputas e na maioria das vezes suplantados nas ofertas de prestação de serviços.
Com certeza outras novidades virão durante 2012 espero que sejamos inteligentes e preparados o suficientes para permanecer….no mar.
abç
Rocco,
Gostei de sua analogia, pois reflete bem o que percebo no mercado: tubarões, merlins, golfinhos, garoupas e até algumas baleias navegam em nosso mercado.
Temos mesmo é que estar preparados para conviver nesse ocenao de ameaças, desafios e oportunidades…
[]’s
Luís Vabo
Otima reflexao!
Pena que poucos fornecedores possuem a coragem suficiente para se posicionarem em quais meios de distribuicao preferem trabalhar. Em mar de tubarões navegar com cautela torna-se essencial.
Pois é isso, Fernando,
Não há o que recear, mas é importante estar atento…
[]’s
Luís Vabo
Otima reflexao!
Pena que poucos fornecedores possuem a coragem suficiente para se posicionarem em quais meios de distribuicao preferem trabalhar. Em mar de tubarões navegar com cautela torna-se essencial.
Pois é isso, Fernando,
Não há o que recear, mas é importante estar atento…
[]’s
Luís Vabo
[…] Distribuindo viagens « MAR DE TUBARÕES… […]
[…] Distribuindo viagens « MAR DE TUBARÕES… […]
Como as agências de viagens de pequeno porte, s sardinhas, iremos competir com operadoras que atendem agencias e clientes diretos? Como vou vender um produto do meu concorrente, quando ele consegue tirar o que seria meu comissionamento e repassar como desconto para o pax? Tai os tubarões, e eles são da pior especie “tubarões brancos”.
Como as agências de viagens de pequeno porte, s sardinhas, iremos competir com operadoras que atendem agencias e clientes diretos? Como vou vender um produto do meu concorrente, quando ele consegue tirar o que seria meu comissionamento e repassar como desconto para o pax? Tai os tubarões, e eles são da pior especie “tubarões brancos”.