Como prometido no post anterior, segue abaixo o resumo dos meus conceitos de criação e montagem de um novo negócio, resumidos em “apenas” 40 palavras, iniciadas hoje pela Fase 1:
Fase 1: O PROBLEMA (a identificação da oportunidade).
Uma das formas mais frequentes de motivação para um empreendedor é a certeza (ou expectativa) de resolver um PROBLEMA do consumidor, do cliente, da sociedade. Se a sua ideia atende uma demanda (e uma demanda não atendida é um problema a ser resolvido), você pode ter identificado uma oportunidade.
O momento de maior sensibilidade do potencial empreendedor é quando a PERCEPÇÃO de que sua ideia pode resolver determinado problema, lhe dá a certeza de que seu projeto será bem sucedido.
A capacidade de visualizar a aplicação da ideia em diferentes PERSPECTIVAS evita a armadilha de achar que somente você, por ser o autor da ideia, sabe a melhor maneira de aplicá-la.
Imaginar todas as POSSIBILIDADES, incluindo as mais remotas ou mesmo as impensáveis…, de abordagem mercadológica para a sua ideia é o melhor caminho para certificar-se de sua viabilidade.
Estudar profundamente seu PÚBLICO alvo, buscando perceber que tipo de consumidor terá interesse na sua ideia. Se pessoa física, qual a faixa etária, o sexo, o grupo de interesses, etc. Se pessoa jurídica, qual o segmento econômico, capacidade financeira, características de contratação, entre outros fatores.
Com todos esses dados levantados, é fundamental fazer uma adequada PROJEÇÃO da aderência do produto ou serviço desenvolvido a partir da sua ideia, seja para definir sua viabilidade econômica, sua aceitação no mercado, qual sua real utilidade, ou ainda, se vai vender ou empacar…
Por tudo isso, a PERSPICÁCIA do empreendedor nessa fase de identificação da oportunidade (ou percepção do problema) é crucial para o futuro sucesso do negócio. Olhos de águia são a melhor metáfora do que se espera de um verdadeiro empreendedor durante esta fase inicial do projeto.
Este é o momento certo de estabelecer as PRIORIDADES da sua vida, pois vida de empreendedor é vida de workaholic por conceito e você trocará o dia pela noite, a praia pelo escritório nos fins de semana, o cinema pela pesquisa na web, os encontros com os amigos pelas reuniões com fornecedores, as festinhas em família pelo jantar com clientes.
Caso você se sinta preparado (e motivado) para isto, siga em frente e vá para a Fase 2: PROJETO (a organização da ideia), tema objeto de um próximo post.
.
Published by