PROJETO: ORGANIZANDO A IDEIA

Como iniciado no Post para Planejar 2013, que teve sequência no post Problema: Identificando uma Oportunidade, segue abaixo a Fase 2 dos meus conceitos de criação e montagem de um novo negócio, resumidos em “apenas” 40 palavras:

Fase 2: O PROJETO (a organização da ideia)

Uma vez identificada a oportunidade para resolver um PROBLEMA, a elaboração do PROJETO é atividade básica para deslanchar o empreendimento.

Aqui, a aplicação de PESQUISAS sobre a aderência da ideia em diferentes públicos ajuda a preparar o produto ou serviço que será oferecido ao mercado consumidor, reduzindo-se o risco da tentativa/erro e direcionando esforços para o que realmente importa, na visão do futuro consumidor.

A identificação da PRAÇA ou ambiente de negócios (marketplace) ideal para sua comercialização, seja loja, sala comercial, shopping, website, central telefônica, porta-a-porta, ou um conjunto desses, é importante para definir as estratégias comerciais e de marketing a serem aplicadas.

De posse do resultado das pesquisas e da identificação da praça, pode-se ter uma noção do POTENCIAL do futuro negócio, sua abrangência, tamanho, escalabilidade e capacidade de crescimento, o que já poderá ser uma amostra de até onde o empreendedor pode almejar chegar.

Definir, desde esta fase, a PROPOSTA DE VALOR a ser apresentada como característica principal da sua ideia, desde que seja autêntica, compreensível e mensurável, dará a personalidade necessária ao produto ou serviço a ser desenvolvido, sua verdadeira identidade.

Nem sempre é o caso, mas a eventualidade de você ser o PRIMEIRO a desenvolver a ideia, deve ser adequadamente valorizada, de modo a deixar, no produto ou serviço em desenvolvimento, a marca da inovação como característica do empreendimento.

A garantia de PROPRIEDADE de uma ideia está muito mais vinculada ao eficaz lançamento do produto ou serviço e sua automática identificação com a empresa que o lançou, do que com registros formais de marcas.

Já o registro da PATENTE de um novo produto ou serviço, desde que realmente inédito e que reúna os requisitos para ser patenteado, é estratégia importante e deve ser considerada para a salvaguarda dos interesses do empreendedor.

Caso você esteja interessado (ou curioso) em seguir em frente, aguarde a Fase 3: PLANEJAMENTO (a elaboração do plano de negócios), assunto que será objeto de um próximo post.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

4 thoughts on “PROJETO: ORGANIZANDO A IDEIA

  1. Luis,

    Mais uma vez parabéns, uma excelente e proveitosa aula para quem se interessa pelo assunto. (Todos deveriam interessar-se, claro!).

    Aguardo a próxima etapa (planejamento) com curiosidade.

    Abraço.

    1. Rui,

      Trata-se de um exercício de planejamento estratégico e de semântica, já que a ideia é abraçar o assunto Empreendedorismo com 40 palavras que iniciam com a letar P…

      Isso, sem cair no “nonsense” e mantendo uma coerência com alguma que experiência que reuni sobre o tema.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Luis,

    Mais uma vez parabéns, uma excelente e proveitosa aula para quem se interessa pelo assunto. (Todos deveriam interessar-se, claro!).

    Aguardo a próxima etapa (planejamento) com curiosidade.

    Abraço.

    1. Rui,

      Trata-se de um exercício de planejamento estratégico e de semântica, já que a ideia é abraçar o assunto Empreendedorismo com 40 palavras que iniciam com a letar P…

      Isso, sem cair no “nonsense” e mantendo uma coerência com alguma que experiência que reuni sobre o tema.

      []’s

      Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *