Sem se conhecerem, milhares de pessoas se encontram em determinados pontos do país, para realizarem juntas (sem qualquer ensaio), um direito (e também um desejo) do cidadão comum, e sua manifestação conjunta, por ter a força da união de toda a nação, acaba por expor um novo Brasil para o mundo.
Você pode achar que estou referindo-me às manifestações de revolta popular que pululam nas principais capitais do país, orientadas, em tese, pelo direito à livre expressão associado a um sentimento de “basta” de impunidade e corrupção…
Mas eu poderia estar simplesmente citando a torcida pela seleção brasileira, que leva famílias inteiras, alegres e coloridas, aos nossos novos estádios de futebol, para exercerem seu direito ao lazer e seu desejo de apoiar um dos símbolos populares do nosso país, durante a Copa das Confederações.
Ou ainda, o texto poderia referir-se, daqui a alguns dias, aos encontros religiosos por ocasião da visita do Papa Chico, em que estão programados verdadeiros retiros espirituais da Jornada Mundial da Juventude, onde cerca de 2 milhões de pessoas exercerão seu direito à religião.
O fato aqui é que existem, pelo menos, 3 nações diferentes dentro do país neste momento:
– O Brasil da revolta
– O Brasil da torcida
– O Brasil da fé
O Brasil da revolta considera alienada a população do Brasil da torcida e o Brasil da fé.
O Brasil da torcida não entende a motivação das pessoas do Brasil da revolta e torce pelo feriado que será criado graças ao Brasil da fé.
E o povo do Brasil da fé reza pelo Brasil da revolta e, às vezes, soma esforços ao Brasil da torcida.
E o mais curioso de tudo é o tremendo esforço da mídia (em especial da televisão) para equilibrar-se entre estes 3 Brasis, sem parecer governista, alienada ou discricionária.
Não tem conseguido.
Aguardemos os próximos capítulos…
.
Luis, bom dia
Lembra daquela piada em que um anjo questionava Deus sobre a criação do mundo, onde em vários países haviam catástrofes naturais, guerras, fome e no Brasil tudo era perfeito, então questionado pelo anjo Deus respondeu:
– Calma, você verá o povo que colocarei lá….
Cada dia mais essa piada faz sentido, nem conseguimos nos manifestar, não sabemos torcer, e a fé serve a alguns que ficam cada dia mais ricos com a ignorância da maioria.
Abs
Eduardo
É verdade, Eduardo,
Esta piada parece uma premonição, que nos persegue…
Mas nossa população reúne também muitas virtudes, algumas únicas e, por isso, políticos, “autoridades” e falsas lideranças aproveitam para manipular, explorar e enganar, nos transformando todos em uma nação de “espertos” X “otários”.
Triste isso…
[]’s
Luís Vabo
LV,
Mais um texto primoroso, com uma visão que nos obriga a refletir a que Brasil pertencemos, mas, igualmente, qual deles queremos que prevaleça sobre os outros, pois a convivência pacífica entre eles promete ser cada vez mais improvável. Daqui de Fortaleza, onde estou trabalhando na logística do receptivo da Copa, ou seja, acompanhando o Brasil da torcida, pude ouvir ontem esse mesmo Brasil (o da torcida) cantando o Hino Nacional de uma forma que nem mesmo o Brasil do Protesto conseguiu. Foi de arrepiar!
Um abraço
Rui,
O difícil é identificar quem está com a razão, talvez todos os 3 Brasis estejam certos, ou nenhum.
Talvez não exista certo ou errado…
[]’s
Luís Vabo
Meu querido Vabo,
O meu protesto e: o verdadeiro Brasil surgira (e a minha torcida… e a minha oracao) quando somadas as caracteristicas que voce tao bem associa nesse post.
Entao… Bencaos do Senhor a cada um de voces; bola pra frente para ganhar esse caneco; e solta o grito para mostrar que estamos vivos!
Bye + abracos,
Marcos Hernandez, MAN-UK
Marcos,
Acho que as bençãos devem ser direcionadas a todos os brasileiros, incluindo aqueles que, como você, não vivem nesta terra (mas mantêm o coração por aqui).
[]’s
Luís Vabo
Vabo,
A titulo de apenas aumentar o nr. de BRASIS citados.
Temos o Brasil da Barra nao é mesmo?
Alias neste momento ta tudo fechado …… que coisa nao?
Alias Vabo, sou oriundo do turismo de lazer, são 28/30 anos lidando diariamente com as mazelas do lazer.
Tenho diferenças com o chamado¨Turismo corporativo¨…. seria mesmo turismo? 01 bilhete Rio / Sao Paulo + 01 noite hotel…… se aplica a turismo ou a logistica de viagem? Porque de turismo nao tem é nada….a meu modo singelo de pensar.
Me corrija estando eu errado.
Fernando Silva,
Estou em BSB, retornando pro Rio (pra Barra, melhor dizendo) e estou tranquilo a respeito de conseguir chegar em casa.
Quanto ao termo “turismo corporativo”, acho-o um equívoco. O que o executivo faz é viagem corporativa.
[]’s
Luís Vabo