A BOLHA DA COPA E A INFLUÊNCIA POLÍTICA…

Vejo as dificuldades da indústria automobilística brasileira, com excesso de produção e de estoque em relação ao poder aquisitivo da população e penso: lá vem ameaças de demissão (e demissões sem ameaças) para fazer o governo ceder em incentivos fiscais.

Entendo incentivos fiscais para um segmento econômico dominado pela iniciativa privada, como uma transferência de renda do cidadão brasileiro para multinacionais poderosas.

Sei bem da importância da manutenção de empregos em um setor intensivo em mão-de-obra, mas acho que este argumento não convence mais, principalmente pela influência política dos sindicatos dos metalúrgicos no partido político que está no poder há 12 anos…

Se considerarmos geração de empregos, a construção civil ainda é o maior empregador e também está na iminência de uma crise, mais próxima do estouro da chamada “Bolha da Copa”, que também pode vitimar a hotelaria e outros segmentos que apostaram fichas demais no torneio de futebol da Fifa.

A questão é que o estímulo a qualquer um desses dois setores tenderá, no final das contas, a agravar a qualidade de vida nas grandes cidades:

– Mais e mais carros na mesma insuficiente quantidade de ruas, garagens e estacionamentos,

– Mais e mais prédios na mesma insuficiente infraestrutura de água, energia, telecomunicações, saúde, escolas, segurança etc etc.

É o forno ou a frigideira…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

2 thoughts on “A BOLHA DA COPA E A INFLUÊNCIA POLÍTICA…

  1. Caro Vabo,
    Não ha estimulos ao consumo que resistam aos gargalos causados pela falta de planejamento e incompetencia na gestão dos riscos.
    []s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *