VALET PARKING NO SDU…

Muito se fala do espírito empreendedor do brasileiro, de nossa fama de aproveitar oportunidades e até de criar situações e gerar demandas.

Tive mais uma comprovação desta característica, ao estacionar o carro hoje de manhã, no aerporto Santos Dumont, quando uma equipe de auxiliares uniformizados, buscava valorizar o serviço de encontrar uma vaga, em meio ao local quase lotado.

Bem sintonizados, os funcionários da concessionária do estacionamento faziam questão de comunicar-se com o motorista e, de forma simpática e proativa, direcionavam para o colega mais próximo, que prontamente informava:

– “Bom dia, sua vaga especial está aguardando o senhor. Acompanhe-me por gentileza”.

Animado com o fato, simplório mas efetivo, de encontrar uma boa vaga para o carro pernoitar, em tempo recorde, fui ainda surpreendido com o guarda-chuva prontamente aberto na porta do carona, seguido da frase “As senhoras primeiro”.

Quando tentamos devolver o guarda-chuvas na saída do estacionamento, outra surpresa:

– “Podem devolver-me dentro do saguão do aerporto, para os senhores não se molharem”.

Era a dica: praticamente um “passe no caixa” que, por acaso, fica fora do local de trabalho.

Embora não houvesse uma cobrança formal pelo serviço ou pela gentileza, estava evidente o esquema montado pelos empresários do jeitinho, da informalidade, do levar vantagem.

Confesso que dei a gorjeta, o rapaz simulou surpresa e agradeceu, ou seja, seguimos ambos um script não acordado de “trate-me bem que você será remunerado”.

Fiquei entre contente (como usuário), surpreso (como empresário) e crítico (como cidadão), afinal o estacionamento é um empreendimento privado, cujo serviço é caro, os funcionários são assalariados e estão explorando uma atividade econômica (simulada como gorjeta) durante o horário de trabalho, e naturalmente sem qualquer compromisso fiscal.

Se houvesse um Valet Parking formal, não estou certo se eu usaria, tampouco se os funcionários seriam atenciosos, nem mesmo se este é o ponto a ser analisado aqui neste post.

No fundo, o fato apenas comprovou o que estamos cansados de saber: onde existe demanda, haverá sempre quem ofereça o produto ou serviço.

A forma de fazê-lo é um mero detalhe.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

3 thoughts on “VALET PARKING NO SDU…

    1. Paulo,

      E olha que acontece mesmo em muitas outras atividades, não é?

      Está mais para o decantado “jeitinho brasileiro” (que na verdade atrapalha mais do que ajuda) do que para empreendedorismo…

      []’s

      Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *