Artur já escreveu, desde sábado de manhã, sobre sua visão a respeito dos melhores e piores, mas preferi aguardar o final, que foi ontem, domingo, para postar a minha percepção sobre os 5 dias da ABAV Expo 2014, naturalmente considerando as minhas conclusões sobre o que visitei, experimentei, li ou ouvi a respeito.
ONIPRESENÇA DO MINISTRO DO TURISMO = Nota 10
Vinicius Lages estava em todos os lugares da ABAV Expo, participou do coquetel de abertura, manifestou apoiou à ABAV na batalha contra a compra direta pelo governo federal, assinou acordos internacionais, fez palestra na Vila do Saber, reuniu com as agências associadas Abracorp, recebeu homenagem da Braztoa, deu entrevistas à DM (Deus e o Mundo), onde citou as obras de infraestrutura e logística turística atualmente em andamento, entre outras revelações.
Defendeu com veemência o projeto do Ano Olímpico Brasileiro, ampliando para todo o ano de 2016 as ações e políticas geradoras de oportunidades para negócios e eventos nas áreas de esporte, saúde, medicina esportiva, laboratórios, suplementos, nutrição, práticas saudáveis, etc.
Montou, ao lado da “Ilha” Corporativa Abracorp, um mega-estande chamado Área Corporativa do Ministério do Turismo, com representantes dos “convention bureau” e dos parques de exposições dos estados, prontos a mostrar e a atrair os agentes e empresários produtores de eventos.
PARCERIA COM A ABRACORP = Nota 9,5
A “Ilha” Corporativa cresceu e apareceu.
Ponto para a Gol, que co-patrocina desde 2012 e muitos pontos para a Abracorp, que batiza, apoia, produz e garante o espaço do mercado corporativo dentro da ABAV Expo, o que inclui trazer mais de mil representantes de empresas, clientes das 31 agências associadas.
Assim, aos poucos, o mercado vem tomando conhecimento, ou melhor, vem reconhecendo onde está a maior fatia do bolo em viagens e turismo, conforme o Panrotas reconfirmou durante o evento: Gasto de visitante business é quatro vez maior que o de lazer.
Para melhorar e crescer ainda mais, em tamanho, relevância e conteúdo, as agências associadas Abracorp deveriam ser estimuladas a serem expositores na “Ilha”, que precisa ser rebatizada urgente (Mundo Corporativo Abracorp, Planeta Corporativo Abracorp, Qualquer Coisa Corporativo Abracorp, menos “Ilha”…).
EVENTOS PARALELOS = Nota 9,0
Compareci a apenas um evento paralelo, um showzaço da Luiza Possi (exuberante e intimista ao mesmo tempo), numa festa promovida pelo nosso parceiro Amadeus, que comprovou que os anos no Brasil estão transformando o Mario Ponticelli no mais brasileiro dos italianos.
VILA DO SABER = Nota 8,5
O novo nome do espaço dos painéis, palestras e debates sempre me remeteu a um nome de escola, de jardim de infância ou de programa de TV infantil. Apesar disso (ou justamente por isso), o nome vingou e hoje todos se referem ao ex-Congresso da ABAV pelo simpático título Vila do Saber.
E a Vila do Saber cresceu muito este ano, em quantidade de palestras, em variedade e em conteúdo, com palestrantes experientes do mercado, como um evento deste porte merece.
A posição, logo no início da exposição, foi um acerto que nos leva a pensar no por que não se pensou nisso antes. O teto fechado das salas valorizou a sonorização, embora o ruído da trepidação do ar condicionado (gelado, como deve ser) nas divisórias, prejudicou a audição em algumas sessões.
Apesar dos painéis promovidos pela Abracorp serem, já há 3 anos, os de melhor conteúdo para o segmento corporativo, é inexplicável que os painelistas não constem do link Palestrantes da Vila do Saber, no site da ABAV Expo.
PAINÉIS E PALESTRANTES = Nota 8,0
No primeiro dia, participei de um painel sobre a importância da certificação de qualidade nas agências de viagens, moderado pelo Noronha, craque no assunto, com debatedores de 3 agências certificadas ISO (Tour House, Solid e Tristar). Aprendi muito com essa palestra.
Também gostei muito da apresentação do André Carvalhal da CWT, também com 3 debatedores (BBTur, Tour House e Nívea), sobre o futuro do agente de viagens, pontuado por seu slide sobre a morte do agenciamento de viagens, muito corajoso e verdadeiro, que chamou a atenção da plateia para o papel das TMCs no relacionamento com os fornecedores (acordos, crédito, ATP, divulgação) e com os clientes corporativos (política de viagens, crédito, redução de custo, consultoria, emergências).
O debate acabou por evoluir naturalmente para as tecnologias de atendimento, reservas e gestão de viagens corporativas e, como não poderia deixar de ser, abordou o tal do “open booking” como a última panaceia a assombrar o mercado de gestão de viagens.
Por isso, assisti ao painel Self Booking X Open Booking, que confirmou que o mercado de gestão de viagens corporativas assiste ao crescimento do “open booking” como uma grande ameaça, quando deveria encará-lo como um desafio tecnológico que, uma vez resolvido, representará uma grande oportunidade de redução de custos, mantendo-se o controle da política de viagens, o fluxo de autorização, a gestão dos dados e os relatórios gerenciais.
Portanto, um desafio tecnológico, em processo de solução via “web crawler” integrado ao “self-booking tool”, nada mais do que isso.
ORGANIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA = Nota 7,5
Estandes bem montados, alguns lindos e com boa estrutura, corredores largos como devem ser, piso e tapetes melhores, boa iluminação.
A oportunidade de melhoria está na sinalização, ainda deficiente, e no acesso à internet, praticamente inexistente.
Ao avaliar o “conjunto da obra” do que foi esta ABAV Expo, sinto que a Promo fez um bom trabalho e, o principal, tem melhorado a cada edição.
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO = Nota 7,0
Grande, espaçosa, com boa diversidade e muitas mesas e cadeiras, atendeu bem ao público.
É claro que poderia ser melhor, mas a ideia é mesmo um lanche rápido para voltar aos estandes na mesma meia hora.
Afinal, tempo é dinheiro e tempo de ABAV Expo é muito dinheiro.
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBI = Nota 6,0
Apesar da realização de outros grandes eventos na cidade, não percebi maiores dificuldades no trânsito para chegar ou sair do Anhembi.
O estacionamento continua ruim, mal sinalizado, com preço abusivo e entrega de qualidade zero, lembrando aquele velho espírito de levar vantagem, que todos devemos exortar.
Nada mudou na climatização do Anhembi, que continua precária.
Os banheiros atenderam de forma razoável para um evento para 40 mil pessoas, mas ainda precisam melhorar muito.
Algumas sugestões sobre a ABAV Expo voltar a ser itinerante começam a ter maior aderência, em especial o revezamento com o Rio de Janeiro.
ABERTURA NO FIM DE SEMANA = Nota 0 (zero)
O funcionamento da ABAV Expo no fim de semana é um erro estratégico, uma medida do interesse de tão poucos, que mereceu um post específico para tratar do assunto.
Apesar do Antônio Azevedo referenciar-se a grandes feiras internacionais para justificar a medida, incluindo a oferta de atrativos para o consumidor final, há que lembrar que a maior parte dos expositores da ABAV Expo não tem foco no público final, mas no agente de viagens.
Apenas a título de comparação, seguem 2 imagens de nosso estande, na Ilha Corporativa ABRACORP, na quinta-feira e no sábado:
Insistir em multar expositores caso não abram os estandes no fim de semana (para que uma minoria venda pacotes de lazer), é incoerente e poderá afastar expositores B2B (a maioria absoluta) no ano que vem.
A edição 2015 da ABAV Expo será o momento de nosso presidente da ABAV provar que não tem mesmo medo de mudar.
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Meu amigo Blogueiro Luiz
PARABÉNS, você resumiu em poucas e boas palavras TUDO que aconteceu na ABAV.
Só discordo do quesito banheiro, fiquei impressionado com a presença constante do pessoal da limpeza, incessantes , só que estavam lidando com instalações antigas, mas mesmo assim muito melhor que muito shopping center de SAO.
Um forte abraço e parabéns pelo post (como sempre)
Querido amigo Cassio,
Concordo que o serviço nos banheiros melhorou, mas não posso deixar de considerar o aspecto geral das instalações.
No mais, acho que temos que criticar o que precisa melhorar e também indicar o que nos surpreendeu positivamente.
Naturalmente, cada cabeça, uma sentença…
[]’s
Luís Vabo
Espetacular vc incluir as duas fotos…..!!!
Oldemar,
Eu poderia ter incluído fotos similares de diversos outros estandes, na mesmíssima situação.
Fiquei mais à vontade dando um testemunho do nosso próprio caso.
[]’s
Luís Vabo
a Feira pra min em geral foi boa…apenas falta ” Alma de negocios agressivo ” vendas e pura adrenalina …o cara vim pra fechar grupos e negocios , negociar mesmo …aquela coisa loka que vc veh em outros tipos de feira ….to criando um negocio que vai ser assim nas feiras vamos ver…pelo menos no meu estande
Mohammed,
Negócios agressivos são tudo o que desejam os expositores de uma feira cara como a ABAV Expo.
[]’s
Luís Vabo
Prezados :Em geral foi bom mas mal consegui sair do nosso stand que fiquei sem conhecer toda a Feira. Maiores contatos realmente não fizemos mais foi de re-ver amigos mas alguns novos negocios foram fechados .
Comentario ref Anhembi nota 0 em transporte . Cada final de tarde foi grande sofoco para os participantes tentando pegar taxi. Como e possivel que sabendo de grande concorrencia em evento Internacional a Anhembi , SP Turis etc não se preocupam que os visitantes possam ter facilidades para o transporte? Esperamos 40 minutos a primeira tarde e 1hr 10 minuots a segunda tarde no ponto do taxi “especial” .. a fileira do taxi comun tinha mais de 100m .. quem se responsabiliza?.. uma pena que deixa muito mal sabor para os que investem seu tempo e grandes verbas para participar . abçs a todos Ian.
Ian,
Não avaliei o serviço de transporte por não ter utilizado, mas pelo seu feedback, a nota foi zero…
[]’s
Luís Vabo
Fechar ? onde ? com promotores baforando cerveja? onde está o profissionalismo? isso é ser vendedor pit bull ?
Não entendi bem o seu comentário, Juan,
Mas deu para perceber que você não aprovou o fato dos expositores servirem (e beberem) bebida alcoolica durante o evento.
[]’s
Luís Vabo
Prezado Vabo,
Sigo atentamente seus blog, sempre com posts interessantes. Apesar de não fazer comentários, por hábito, vou abrir uma exceção, pois suas observações construtivas sobre a Feira certamente que nos ajudarão a melhorar a edição do próximo ano. Repito que não tenho medo de mudanças e elas ceratamente vão acontecer de forma estudada e planejada, dialogando com vc e com outros players que se pronunciaram de forma positiva. Cordiais saudações. Antonio Azevedo
Boa noite, Antonio Azevedo,
Minhas críticas serão sempre construtivas, pois faço parte de nosso mercado de viagens e turismo e, por isso, sinto-me co-responsável pelos caminhos que nossa ABAV Expo trilha e procuro contribuir para aprimorá-la sempre.
Seja como agente de viagens associado ABAV, conselheiro da Abracorp, fornecedor expositor, painelista na Vila do Saber ou blogueiro do Panrotas, procuro participar intensamente, junto com minha equipe, e talvez por esta multiplicidade de papéis, acabo tendo uma visão geral do evento.
Conto com seu discernimento quanto às decisões para a próxima ABAV Expo, da mesma forma que você e a ABAV podem contar com minha contribuição, sempre e quando acharem pertinente.
[]’s
Luís Vabo
[…] que os textos que postei no Blog Distribuindo Viagens surtiram efeito, ou seja, chamaram a atenção da liderança da nossa […]