O título deste texto foi inspirado em matéria publicada pelo Panrotas durante a ABAV Expo 2014, o que imediatamente suscitou-me a seguinte certeza: cabe às agências de gestão de viagens corporativas (ou TMCs) a ocupação do espaço de gestor desta montanha de negócios que o cliente corporativo contrata, compra, consome.
De empresas originalmente consultoras de viagens, as TMCs estão evoluindo para prestar consultoria também em gestão de despesas corporativas, o que significa ampliar seu escopo para além dos serviços prestados pelas cias. aéreas e hotéis.
Afinal, o viajante corporativo utiliza prioritariamente taxi para se locomover (antes, durante e após a viagem), alimenta-se em restaurantes todo o tempo e, quando utiliza carro próprio ou alugado, consome combustível, paga pedágios e estacionamentos, entre outros diversos consumos.
A conclusão óbvia é que, por serem gastos custeados pela empresa, tais como o bilhete aéreo e a hospedagem, também precisam ser controlados, autorizados e reportados, através do uso de tecnologias desenvolvidas para este tipo de gestão, preferencialmente integradas ao ERP da empresa.
Justamente por isso, nada mais natural do que a mesma agência contratada para prestar consultoria na gestão de viagens corporativas, seja também contratada para prestar consultoria na gestão das despesas corporativas da empresa.
E esta é uma boa notícia para as TMCs, em especial nesses tempos de recessão se avizinhando, quando tudo o que as empresas buscam são formas de controlar despesas, otimizar processos e reduzir custos.
Cabe à agência de viagens levar esta boa nova ao seu cliente, que se surpreenderá com a iniciativa, enquanto isto ainda é um diferencial competitivo.
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