CORTES

Triste isso… Não se fala em outra coisa nas empresas.

Conversando, neste início de ano, com empresários de variados segmentos econômicos, de grandes e pequenas empresas, o assunto é esse: corte de investimentos, corte de funcionários, corte de despesas.

Para um país, que há menos de 5 anos, anunciava-se como a 6a. economia no mundo (à frente da “imperialista” Grã-Bretanha), o cenário é, no mínimo, triste…

Antes de escrever este texto, comentei com pessoas muito próximas, sobre a abordagem que pretendia dar a este post e a primeira reação, de todas, foi muito parecida:

– “Será que vale a pena divulgar uma visão tão negativa sobre a economia brasileira?”

Lembrou-me o comportamento do avestruz, que enfia a cabeça no buraco imaginando esconder-se do perigo iminente, apesar de deixar o corpanzil indefeso à mostra…

A verdade é uma só: somos um povo que só olha para o próprio umbigo (não me refiro ao umbigo da nação, mas ao umbigo de cada um, propriamente dito).

Os políticos pensam somente no seu próprio bem estar, no seu bolso, na sua família, na sua aposentadoria precoce, na remuneração absurda que recebem, paga com o dinheiro do povo que trabalha (essa gente que não se preparou para ser político ou, pelo menos, ser funcionário público).

Num cenário desses, o que resta às empresas e profissionais, contribuintes que trabalham para sustentar toda essa turma (políticos, funcionário públicos, contratados e janelados, do executivo, do legislativo e do judiciário, federal, estadual e municipal)???

Depois de descobrir o que o governo faz com uma empresa como a Petrobras, imagine o que ocorre com mais de 200 outras empresas e órgãos de governo federais…!!!

O espírito de desalento começa a grudar no “povo que faz”, essa gente “despreparada” que trabalha nas empresas privadas, grandes, médias, pequenas e micro, para manter de pé esta estrutura gigante, inchada e explosiva de 39 ministérios (!!!!!) e sabe-se lá quantas secretarias, superintendências, departamentos, gerências etc etc, uma orgia de gastos em cima de gastos, um desperdício de dinheiro público, um descalabro de despesas sem fim.

O pior exemplo vem de cima, de um governo que acredita que o gasto público cumpre o papel do investimento público (tsc, tsc, tsc), uma piada inventada por um partido que pretende centralizar todas as decisões, boas ou ruins, o importante é que sejam geradas na cabeça de um companheiro…

O que esperar de quem está abaixo?

Para 2015 até 2018, não vejo mesmo outra solução, será mesmo necessário cortar, controlar e priorizar despesas, não necessariamente nesta ordem.

A solução para a economia brasileira resistir até lá reside, uma vez mais, na iniciativa privada e no fortalecimento da classe média que, teimosa, sobrevive à revelia das ações paternalistas de um governo que, para alimentar seu projeto de perpetuação no poder, desestimula o empreendedorismo e estimula o ócio (de alguns), a ineficácia (de muitos) e o desemprego (de milhões).

O Brasil merece coisa melhor.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

2 thoughts on “CORTES

  1. Querido amigo Vabo, tudo bem? espero que esteja bem voce e todos seus familiares….

    amigo, na realidade temos que diferenciar entre empreendedores e empresários e comerciantes ….o cara que e empreendedor nunca corta investimento….investimento e algo constante que nunca pode parar…sempre devemos investir , você cortar um investimento que esta com pouco retorno para usar esse mesmo dinheiro em outro lugar que traz mais retorno ai sim…agora cortar pro dinheiro ficar no banco ??? e a inflancao? e os custos que aumenta cada dia?

    concordo em cortar alguns custos fixos , mão de obra só corta se não for necessário pois bons profissionais hoje no mercado são poucos ….

    amigo, se vamos dar ouvido para tudo que falam , não vamos trabalhar , tem que fazer nossa parte pois o Brasil não e um pais ai de 2-3-5 milhões de pessoas , uma potencia mundial, Pais emergente ….. você tem uma nação de mais de 200 milhões de pessoas que tem uma ampla classe Media que gosta de gastar , de dar um jeitinho pra consumir ….hoje, amanha voam consumir , Brasil e um pais verde , aonde ha verde ha vida …ha investimento …e o ciclo gira ….

    o Brasil sim merece coisa melhor….mais ainda eh melhor do que muito pais … falam que o Brasil e o pais violento que Sao paulo e Rio de janeiro tem muito crime, nem por isso eu e você deixamos de sair de casa pra Trabalhar , então e isso falam que a economia ta ruim, tudo bem…mais temos que acreditar que vamos mudar essa realidade…só nos vamos mudar o nosso mundo …se não mudamos pelo menos iluminamos e damos a oportunidade da pessoa que pode mudar o mundo e nosso pais….

    positivo sempre!!

    1. Legal, Mohammed,

      Seu positivismo é contagiante !

      Concordo conceitualmente com tudo que vocé escreveu, mesmo.

      Mas não podemos deixar de observar o que está errado, de criticar os erros do governo, de registrar os problemas que precisam de solução.

      Seja sempre muito bem-vindo aqui neste espaço.

      []’s

      Luís Vabo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *