VOCÊ SABE MESMO O QUE O CLIENTE ESPERA DE SUA AGÊNCIA?

Expectativa é uma palavra que encerra muitos significados, daquilo que se deseja, de esperança com alguma coisa ou de receber pelo que se pagou, por exemplo.

Da mesma forma, conhecer a expectativa do cliente corporativo é tão importante para as agências de gestão de viagens (ou TMCs) que, por isso, costumam contratar pesquisas estruturadas, realizadas por empresas especializadas ou através de associações de classe.

Usualmente, os resultados deste tipo de enquete é consumido pela própria agência que a contratou, sem agregar valor ao mercado de uma forma geral, ou apresentado de forma consolidada pela entidade, com os dados estatísticos compilados a partir das respostas de diversas empresas clientes, sem o detalhamento ou aprofundamento ideal.

Mas qual será efetivamente a expectativa dos clientes corporativos em relação às agências de viagens, sobre seu atual escopo de atividades e sobre seu papel no futuro?

Para conhecer verdadeiramente essas respostas, com apoio da Panrotas entrevistamos pessoalmente (nada de pesquisa online nem perguntas por email) alguns líderes de empresas forte consumidoras de viagens corporativas, que utilizam diferentes TMCs, grandes, médias ou pequenas, indistintamente, com o objetivo de fazer um retrato, tão claro e atualizado quanto possível, sobre a tendência dominante para este mercado.

A esses líderes, fizemos 3 perguntas iguais, simples e objetivas, visando obter, diretamente de quem mais importa (o cliente), a sua expectativa sobre os serviços das agências de viagens corporativas brasileiras:

1) O que você espera de uma agência de gestão de viagens corporativas?

2) Qual deve ser o escopo de uma agência de viagens para atender bem a sua empresa hoje?

3) Qual a sua visão sobre o papel das agências no futuro da gestão de viagens corporativas?

As respostas apontam um caminho a seguir para os executivos das TMCs, notadamente por indicar que a demanda pela gestão de todas as despesas envolvidas numa viagem (uma abordagem porta-a-porta para a gestão de viagens corporativas), é mais do que uma tendência, é uma oportunidade gigante para as agências de viagens e um caminho sem volta.

Gravamos as entrevistas em vídeo para apresentá-las ao mercado e, assim, oferecer visões realistas, diretas, sem tortura de dados estatísticos, sem merchandising nas respostas, sem resumos ou conclusões, um quadro limpo e cristalino, que permite a sua análise e a avaliação de todos.

Alguns destes testemunhos inéditos serão vistos no telão do Forum Panrotas 2015, dias 24 e 25/03/2015, no Golden Room do WTC Hotel, em São Paulo.

Outros vídeos serão divulgados mensalmente a partir de abril, através do link www.reserve.com.br/expectativas, com diferentes entrevistas de executivos líderes em suas empresas, sempre respondendo livremente às mesmíssimas 3 perguntas acima.

Estou seguro de que, assim como aconteceu comigo, as respostas dos clientes corporativos surpreenderão você.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *