DICOTOMIA ENTRE MARKETING E REALIDADE

Postei há alguns dias sobre o cenário político e econômico que estamos vivendo no Brasil e terminei com uma frase que incomodou alguns, mas agradou outros tantos, pelo mesmo motivo: fui crítico e sincero…

A frase não tem nada de especial, mas aplica-se como uma luva ao ambiente corporativo do mercado de viagens e turismo brasileiro:

“Sou um otimista incorrigível, mas diante do atual cenário, não me peçam para enfiar a cabeça num buraco e fingir que está tudo bem…”

Avestruz
Não adianta fingir que está tudo bem na política e na economia brasileiras

Neste meio tempo, entre este post publicado no início de março e agora, muita coisa andou, a operação Lava-Jato deslanchou, as manifestações “anti-tudo-que-está-aí” (sem liderança mas com agendamento prévio e hora marcada para começar e para terminar), se tornaram frequentes, outros escândalos de corrupção foram deflagrados, o PT continua defendendo a tese de que a corrupção sempre existiu (como se isso o eximisse de responsabilidade pelo lamaçal recorde do atual governo), o ministro do Turismo enfrenta seu doloroso calvário, o Forum Panrotas comprovou que mesmo o que está ótimo, pode ser melhorado, e os empresários brasileiros de viagens e turismo, preocupados com a imagem de suas empresas, continuam anunciando vitórias e perspectivas alvissareiras para um ano que começou com inflação e desemprego crescentes, PIB e balança comercial descrescentes…

“Alguém não está vendo o óbvio”, diria Nelson Rodrigues. “Aceitar o óbvio nos compromete com a triste realidade”, diria Sartre (ou Simone de Beauvoir?).

O fato é que diante de tantas incertezas (hoje parecem certezas), muitas empresas estão demitindo, outras reduzindo investimentos e quase todas cortando despesas de toda ordem, mas o nosso “trade” segue dando boas notícias, prevendo crescimento e antecipando bons resultados, ao mesmo tempo em que anuncia “promoções especiais”, “câmbio congelado” e “descontos de fim de semana”, entre outras ações corriqueiras para desovar estoques.

A questão aqui é por quanto tempo será possível simular que a crise econômica não está impactando os negócios?

Não estou defendendo aqui uma atitude pessimista do empresariado, ou de estagnação frente à desaceleração do apetite dos consumidores, longe disso, mas o momento requer um comportamento que aproxime os fatos da realidade.

Deixar de falar da crise política e econômica, fingindo ignorá-la, não nos livrará dela.

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

6 thoughts on “DICOTOMIA ENTRE MARKETING E REALIDADE

  1. Boa Noite amigo querido Luis Vabo …. amigo , concordo com seu post , realmente tem muita gente por ai falando de resultados que tudo mundo sabe que não eh ….em fim….a Crise como qualquer crise tem um lado bom como um lado ruim …. o ruim e oque tudo mundo ta vendo :
    1- Vendas baixas
    2- Dollar alto
    3- noticias ruins “empresas fraquinhas financeiramente , desemprego tudo isso
    4- corrupção , impeachment , mídia que só fala coisa ruim

    em fim esse e o resultado

    coisas boas :
    1- oportunidades de negociar melhor , ganhar mais “vender bastante promoção ”

    2- Dollar alto significa seu ganho aumenta se você ganha 20% encima de 2000 USD e deferente de 20% encima de 3000 USD , então sobra pra sua empresa mais dinheiro , porem oque você vendeu lah atrás e não pagou você vai perder “curto prazo “nada ruim

    3-mostra pro seu cliente quanto que ele pagou ano passado e esse ano em reais …sabe esses dias tavo fechando uma viagem e os clientes não queria fechar de jeito nenhum , e eu preciso bater a meta pra fechar essa venda ….sabe oque eu fiz ……abri o pacote pra eles e mostrei que a passagem da viagem deles ano passado valia 30% a mais do que esse ano esse ano as passagens estão mais barata “e a diferença do Dollar ” bem explicado em reais , clientes fecharam na hora … em fim

    quem disse que ia ser fácil….tem crise sim, e um desafio , e muito mais fácil vencer a crise do que se entregar pra ela….

    invez de realizar sonhos…vamos vender felicidades…. estamos 1 ano e meio em noticias ruins ….vamos batalhar…nao vamos fingir…vamos enfrentar porque samos do bem ….abraco amigo

    1. Amigo Mohammed,

      Sua atitude é a dos grandes empreendedores, encarar de forma criativa (e intuitiva) as dificuldades de um mercado recessivo.

      É o que devemos todos fazer e, seguramente, é o que a maioria dos executivos de nosso mercado de viagens e turismo está fazendo.

      A questão é que para enfrentarmos de fato um grande inimigo (neste caso a crise política e econômica), o primeiro grande passo é reconhecer que ele existe, sem medos ou hesitações, mas com clareza, planejamento e obstinação.

      []’s

      Luís Vabo

  2. Boa Noite amigo querido Luis Vabo …. amigo , concordo com seu post , realmente tem muita gente por ai falando de resultados que tudo mundo sabe que não eh ….em fim….a Crise como qualquer crise tem um lado bom como um lado ruim …. o ruim e oque tudo mundo ta vendo :
    1- Vendas baixas
    2- Dollar alto
    3- noticias ruins “empresas fraquinhas financeiramente , desemprego tudo isso
    4- corrupção , impeachment , mídia que só fala coisa ruim

    em fim esse e o resultado

    coisas boas :
    1- oportunidades de negociar melhor , ganhar mais “vender bastante promoção ”

    2- Dollar alto significa seu ganho aumenta se você ganha 20% encima de 2000 USD e deferente de 20% encima de 3000 USD , então sobra pra sua empresa mais dinheiro , porem oque você vendeu lah atrás e não pagou você vai perder “curto prazo “nada ruim

    3-mostra pro seu cliente quanto que ele pagou ano passado e esse ano em reais …sabe esses dias tavo fechando uma viagem e os clientes não queria fechar de jeito nenhum , e eu preciso bater a meta pra fechar essa venda ….sabe oque eu fiz ……abri o pacote pra eles e mostrei que a passagem da viagem deles ano passado valia 30% a mais do que esse ano esse ano as passagens estão mais barata “e a diferença do Dollar ” bem explicado em reais , clientes fecharam na hora … em fim

    quem disse que ia ser fácil….tem crise sim, e um desafio , e muito mais fácil vencer a crise do que se entregar pra ela….

    invez de realizar sonhos…vamos vender felicidades…. estamos 1 ano e meio em noticias ruins ….vamos batalhar…nao vamos fingir…vamos enfrentar porque samos do bem ….abraco amigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *