A SUBMARINO VIAGENS E O IMPACTO NA DISTRIBUIÇÃO

Alguém poderá dizer que a minha percepção é a de que tudo o que acontece em nosso mercado de viagens e turismo provoca algum impacto na distribuição…, e é verdade, é esta mesmo a minha percepção.

Afinal, no conceito “teia de distribuição”, que substituiu há muito tempo a conhecida “rede de distribuição”, que havia tomado o lugar da velha expressão “cadeia de distribuição”, as ocorrências relacionadas à entrada, saída ou mudança de controle de um “player” importante acabam por interferir, com maior ou menor consequência, na correlação de forças de um mercado tão nervoso quanto sensível.

Por isso, postei aqui sobre A NASCIMENTO E O IMPACTO NA DISTRIBUIÇÃO, e agora repito o mantra, mas a respeito da saída da B2W do mercado de turismo, através da venda, para a CVC, da Submarino Viagens, braço de turismo da Submarino.com, que ao lado de Americanas.com e Shoptime.com formam o triunvirato de gigantes do e-commerce brasileiro controlado pela B2W, entre outras empresas.

Há muitos meses o mercado especulava sobre as negociações da CVC para aquisição da Nascimento, jamais concluída, e logo após o anúncio do pedido de recuperação judicial da tradicional operadora paulista, somos surpreendidos com a conclusão da negociação da mesma CVC com a Submarino Viagens, uma OTA (agência de viagens online), cuja operação é totalmente automatizada e focada na internet.

Este movimento da CVC, também uma tradicional operadora paulista, além de reconfirmar que seu apetite ainda não foi totalmente saciado, indica claramente para onde as tradicionais operadoras devem focar seus investimentos se desejam permanecer competitivas e rentáveis, uma mudança de rumo que praticamente refunda uma organização.

Um trajeto que as TMCs (agências de gestão de viagens corporativas) já trilham há pelo menos 10 anos, algumas mais focadas, outras menos, mas atualmente todas prestam seus serviços baseados no self-service proporcionado pela internet e, talvez por isso, permaneçam no jogo, atualizadas, renovadas, modernizadas, e se tomarmos a ABRACORP como referência, cada vez mais fortes.

São verdades que nos fazem pensar…

.

Published by

Luís Vabo

Entusiasta da inovação, do empreendedorismo e da alta performance, adepto da vida saudável, dos amigos e da família, obstinado, voluntário, esportista e apaixonado. Sócio-CEO Reserve Systems 📊 Sócio-fundador Solid Gestão 📈 Sócio-CFO MyView Drones 🚁 Sócio Link School of Business 🎓 Conselheiro Abracorp ✈️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *